Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Universo Cinematográfico Marvel: Conheça a ordem cronológica dos filmes
    Por Renato Furtado — 12 de fev. de 2018 às 09:55
    facebook Tweet

    De 1942 a 2018!

    1942
    1. 1942 +
    Leia mais

    Se há algo quase tão misterioso quanto o título de Vingadores 4, isto só pode ser a linha do tempo do Universo Cinematográfico Marvel. Ainda que os longas do MCU raramente delimitem suas temporalidades, existem indícios que apontam para as épocas em que cada filme é situado. Por isso, partindo do ano de 1942, época em que Steve Rogers (Chris Evans) se torna o Capitão América em O Primeiro Vingador, o AdoroCinema traçou a ordem cronológica de todo o Universo da Marvel conforme as informações fornecidas pelo próprio estúdio. Confira a lista abaixo e também no slideshow acima:

    1942 - Capitão América: O Primeiro Vingador

    2009 - Homem de Ferro

    2010 - O Incrível Hulk

    2010 - Homem de Ferro 2

    2010/2011 - Thor

    2012 - Os Vingadores

    2012 - Homem de Ferro 3

    2013 - Thor: O Mundo Sombrio

    2014 - Capitão América: O Soldado Invernal

    2014 - Guardiões da Galáxia

    2014 - Guardiões da Galáxia Vol. 2

    2015 - Vingadores: Era de Ultron

    2015 - Homem-Formiga

    2016 - Capitão América: Guerra Civil

    2016 - Pantera Negra

    2016 - Homem-Aranha: De Volta ao Lar

    2016/2017 - Doutor Estranho

    2017 - Thor: Ragnarok

    Vale ressaltar, no entanto, que estes dados são apenas aproximações e que muitas das aventuras acontecem simultaneamente umas às outras. Há uma cena de Homem de Ferro que claramente coloca o filme no ano de 2008 e o flashback que apresenta o Abutre de Michael Keaton em De Volta ao Lar também complica a ordem cronológica divulgada pela própria Marvel a partir de O Primeiro Vingador. De uma forma ou de outra, se você quiser rever todos os longas do MCU em ordem cronológica para a estreia de Pantera Negra (15 de fevereiro) e, principalmente, para o lançamento do aguardado Vingadores: Guerra Infinita (26 de abril), basta seguir a lista do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Vanessa
      CA:SI não deveria ser antes de IM3? O vice-presidente é preso em Iron Man e em Capitão América ta ali de boas.
    • Guilherme Goes
      Ontem vi uma imagem de vocês e hoje estou conferindo no site de vocês. O Filme 2014 - Guardiões da Galáxia Vol. 2, na verdade é de 2017.
    • Iuri Sena SennaDesigner
      Vei acho que ele seria o ideial pro papel do verdão na marvel. Fazer o que? Pois ´.
    • Iuri Sena SennaDesigner
      Vei acho que ele seria o ideial pro papel do verdão na marvel. Fazer o que?
    • Riwailton R.
      Porra!!!!,penas que não dá pra ver todos au mesmo tempo,mas não vou desanima por isso, pouco a pouco vou assistindo devagarinho .Comprando DVDs ou abaixando no sites do YouTube.
    • FSociety
      Até hoje me pergunto porque raios o Edward Norton não fez os outros filmes da franquia Marvel, é um baita ator não que o Rufalo não seja mais eu gostaria de ver ele como Banner interagindo com os outros do elenco principal.
    • Alan B.
      Finalmente está tudo encaixado.
    • Danielle
      Falando nisso, será que o Dr. Strange tem algum tipo de tecnologia ou então um objeto místico que tenha a mesma função que essa tal tecnologia criada pela Hydra? Porque eu lembro que ele mencionou que tinha uma lista de pessoas e seres de outros mundos que poderiam ser uma ameaça à Terra.
    • Pode Chorar
      Muito legal, ótimo trabalho! Eu gostaria de reforçar apenas a questão dos filmes Homem de Ferro 2 e O Incrível Hulk. Eles parecem acontecer simultaneamente. Antes que algum desavisado critique, não estou questionando a ordem dos filmes aqui apresentada, apenas reforçando que eles devem ser assistidos num curto intervalo de tempo, para não perder os detalhes. Explico: no fim do filme do Hulk, o Stark vai conversar com o General Ross, em um bar. Neste momento ele (Stark) está atuando como consultor da SHIELD. Aconselho que procurem, no youtube, pelo curta Marvel One-Shot: The Consultant, para entender melhor o que eu estou dizendo. Contudo, a posição de consultor é dada ao Tony Stark no final do filme do Homem de Ferro 2, quando ele está conversando com o Fury, em um esconderijo. Nesta mesma parte do filme há uma tela (à direita) que mostra a repórter da rede WHIH falando sobre a batalha do Hulk, contra o exército (Gen. Ross), no pátio da Universidade (mesma cena que aparece no filme do Hulk). Tal fato me leva a crer que, quando a história do filme do Homem de Ferro 2 acaba, a história do filme do Hulk está se encaminhando para o fim. Isso explica a noticia da batalha no campus da Universidade envolvendo o Hulk (notícia ao vivo) e a aparição do Stark, como consultor, na cena pós-crédito do filme do Hulk. Lógico que eu penso isso, pois assisti o Marvel One-Shot: The Consultant. Abraços!
    • cssilva
      Ah sim, entendi. Vlw pelo esclarecimento ; )
    • Ted 'Theodore' Logan Wick (The
      Sobre a menção à Strange em CA:SI: Kevin Feige explicou que a Hydra criou a tecnologia vista no filme que tem um algoritmo que prevê pessoas ao redor da Terra que podem - potencialmente - se tornar uma ameaça a eles, e Stephen Strange, cirurgião renomado e talentoso poderia ser uma delas (mesmo antes de se tornar o Mago Supremo).
    • Marcos Adriano Dams
      Bem interessante
    • Mr. Valdenys Virtuoso
      Finalmente!
    • cssilva
      Acho que o Doutor Estranho se passa antes de CA: Soldado Invernal. Tem uma cena que um personagem cita Stephen Strange. Mas enfim, isso não atrapalha a ordem desta lista.
    • rafahribeiro
      Boa ideia!
    • Adriano L.
      Vou maratonar antes dos vingadores 3 e ainda tenho que assistir pantera negra!
    • rafahribeiro
      maratonar essa lista leva 3 dias inteiros, coragem alguém tem???
    • Vidamell Vida R.
      Grande Ordem!!!! Não sou capaz de opinar.
    Mostrar comentários
    Back to Top