Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Votantes do Oscar ameaçam boicotar favorito The Birth of a Nation após diretor ter sido acusado de estupro
    Por Vitória Pratini — 24/08/2016 às 18:08
    facebook Tweet

    Além disso, uma das exibições do longa ganhador do Festival de Sundance, que teria a presença de Nate Parker, foi cancelada.

    Vencedor do Festival de Sundance, The Birth of a Nation tem tudo para ser um filme de Oscar e redimir a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas depois da polêmica de todos os seus indicados serem atores e atrizes brancos.

    Entretanto, um caso de estupro envolvendo o diretor, roteirista e estrela do longa, Nate Parker, ressurgiu recentemente, e pode prejudicar a entrada do filme na corrida de premiações estadunidenses.

    Andrew Toth / Getty Images
    Parker recebe prêmio no Festival de Sundance.
    Em 1999, Parker e seu amigo Jean Celestin — que divide os créditos do roteiro de The Birth of a Nation com o diretor — foram acusados de terem estuprado uma mulher na faculdade, quando ela estava inconsciente. Nate Parker, hoje com 36 anos, foi absolvido do crime e indiciado por atos repreensíveis; enquanto Celestin foi considerado culpado, mas a condenação foi anulada, pois ele recorreu da sentença e foi concedido um novo julgamento — que nunca aconteceu pois a moça se recusou a testemunhar novamente.

    Porém, o caso se complica ainda mais: no último dia 16 de agosto, foi revelado que a vítima tirou a própria vida em 2012 após ingerir quase 200 pílulas para dormir. Parker usou sua página no Facebook para comentar o caso, expressando sua "profunda tristeza" pela morte da moça e por não ter mostrado empatia por ela na sua adolescência. Ainda assim, o cineasta manteve sua inocência. Leia a declaração do diretor na íntegra, em inglês, aqui.

    Cena de The Birth of a Nation.
    Conforme detalhes sobre o caso têm ressurgido nos últimos dias, alguns membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas afirmam que sequer vão ver The Birth of a Nation e pretendem boicotar a entrada da produção na premiação. "Pessoalmente, eu acho muito difícil separar o homem do filme quando ele o escreveu, dirigiu e estrelou", afirmou Marcia Nasatir, membro da Academia. "Eu quero ver um filme de alguém que tenha cometido um ataque contra uma mulher e que eu acho que não reconhece a culpa? Agora, com base no que eu li, eu não iria ver o filme." Resta saber se outros votantes do Oscar responderão da mesma forma.

    A distribuidora Fox Searchlight continua com os planos de lançar o filme nos cinemas internacionais no dia 7 de outubro, exibi-lo em grande estilo em setembro no Festival de Toronto e fazer uma "turnê" com Nate Parker visitando e palestrando em diversos campus de faculdades.

    Cartaz alterado do filme.
    No entanto, recentemente, uma das exibições de The Birth of a Nation foi cancelada. Ela aconteceria no The American Film Institute na última sexta-feira (19) e teria a presença do diretor para uma sessão de perguntas e respostas, em sua primeira aparição pública desde que o caso de estupro foi divulgado. Além disso, cartazes do filme com a face de Parker têm circulado pelas ruas de Los Angeles, com o título alterado: ao invés de The Birth of a Nation embaixo do nome do diretor, vem escrito "Estuprador?".

    Inspirado na história do líder da mais bem-sucedida rebelião de escravos na história americana, Nat Turner, The Birth of a Nation chega aos cinemas brasileiros em janeiro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    O Poço Trailer Original
    Minha Mãe É uma Peça 3 Trailer
    Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica Trailer (3) Dublado
    Aves de Rapina Trailer Legendado
    Sonic - O Filme Trailer (2) Legendado
    Velozes & Furiosos 9 Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Personalidades
    Jay Benedict, ator de Batman e Aliens, morre devido ao coronavírus
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 6 de abril de 2020
    Atriz de Tubarão, Lee Fierro, morre em decorrência do coronavírus
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 6 de abril de 2020
    Robin Williams ganha canal no YouTube
    NOTÍCIAS - Personalidades
    sexta-feira, 3 de abril de 2020
    Adam Sandler faz "canção da quarentena" em homenagem à médicos e enfermeiros
    NOTÍCIAS - Personalidades
    sexta-feira, 3 de abril de 2020
    Morre Adam Schlesinger, compositor de The Wonders e Crazy Ex-Girlfriend, por complicações do Coronavírus
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quinta-feira, 2 de abril de 2020
    Morre Adam Schlesinger, compositor de The Wonders e Crazy Ex-Girlfriend, por complicações do Coronavírus
    Ator de Star Wars, Andrew Jack, morre devido ao coronavírus
    NOTÍCIAS - Personalidades
    terça-feira, 31 de março de 2020
    Ator de Star Wars, Andrew Jack, morre devido ao coronavírus
    Últimas notícias de cinema Personalidades
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top