Minha conta
    Martin Scorsese apoia campanha a favor do desarmamento

    Para cada arma usada em seu filme, uma na vida real será destruída.

    Os filmes frequentemente retratam guerras e conflitos nos quais os protagonistas exibem armas, exaltando o seu poder - para o bem e para o mal - e, muitas vezes, mostram que durões e corajosos como Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger ou Chuck Norris quase sempre têm uma arma à tiracolo. Por esse motivo, muita gente acredita que as telonas influenciam o armamento - e esse fato volta à tona quando acontece um atentado na sala de cinema. Mas, agora, existe uma maneira de fazer o contrário e abrandar essa influência.

    É a proposta do artista inglês Carl McCrow, que idealizou a campanha "The Gun Neutral" (Uma Arma a Menos, na tradução) e pretende destruir uma arma real cada vez que uma falsa apareça em um filme. Para isso, ele está buscando o apoio dos diretores e produtores de tais longas-metragens.

    O primeiro a contribuir foi Martin Scorsese, que vai aplicar a ideia no filme Tomorrow, produzido por ele, estrelado por Stephen Fry e com o próprio McCrow no elenco, interpretando um soldado. A produção conta a história de um soldado sofrendo de estresse pós-traumático ao retornar da guerra do Afeganistão. Portanto, deve ter muitas armas!

    Segundo o artista contou ao The Independent, o apoio de Scorsese foi uma verdadeira surpresa: "Estou realmente contente. Se conseguirmos estabelecer isso como um padrão, quem sabe quantas vidas poderão ser salvas. O simples fato é que existem armas demais e elas arruinam a vida das pessoas todos os dias."

    McCrow ainda afirma que não está tentando remover as armas dos filmes, já que ainda gosta de um bom longa de guerra e do prazer culposo de jogar "Call of Duty" no videogame com sua filha adolescente. Pelo contrário: ele espera montar esquemas de compensação de carbono em que pessoas plantem árvores ou invistam em outros projetos ambientais para compensar a chamada "pegada de carbono".

    Tudo o que ele pede é que os produtores de filmes doem para sua instituição de caridade "One Less Gun" (Uma Arma a Menos, na tradução), que busca destruir armas encontradas em zonas de guerra. Afinal, elas têm vida útil de até 70 anos - e podem ferir muitas pessoas nesse intervalo de tempo.

    O público em geral também pode doar para a campanha cerca de 5 libras. Cada contribuinte receberá uma bala com a inscrição do número de série da arma destruída.

    Scorsese não é o primeiro a demonstrar seu desgosto pela violência de armas. No início deste ano, o ator Liam Neeson criticou a quantidade de armas nos Estados Unidos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top