Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Festival de Brasília 2013 - Roteirista do filme mais chocante diz que deixou feitiçaria de fora
    Por Fotos de Júnior Aragão — 22/09/2013 às 07:57
    facebook Tweet

    Diretores, produtores, atores e equipe técnica dos filmes em competição conversaram com jornalistas e profissionais da área presentes no debate. Veja um rápido panorama de como foi!

    por Roberto Cunha, em Brasília

    Dando continuidade ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, os profissionais envolvidos nas obras exibidas na sexta-feira de competição conversaram com jornalistas e outros profissionais ligados ao cinema. Abaixo, você tem um breve resumo do que foi dito pelos "donos" da noite.

    HEREROS ANGOLA

    Cenas agoniantes
    O impacto de várias cenas de Hereros Angola (BA), de Sergio Guerra, é inquestionável. Isso foi percebido com a reação do público diante dos rituais de circuncisão e abate de animais, entre outros não menos traumáticos mostrados, na sala escura. Já na sala de debate, o roteirista e editor Marcelo Luna falou que eles tentaram não interferir em nada durante a captura desses momentos: “A gente esperava dias, se deslocava muito para conseguir registrar tudo. Usávamos um telefone via satélite para sabermos quando os rituais iriam acontecer. O parto nós conseguimos captar depois de acompanharmos a gravidez e de ficarmos dias na aldeia especialmente para isso. Muitos momentos não estão no filme, como os rituais de feitiçaria e os julgamentos, que são extremamente refinados”, disse ele.

    A origem
    Filho do cineasta ausente do evento, João Guerra (foto) é um dos produtores executivos e ele falou sobre o projeto: “Meu pai tem uma enorme paixão por Angola. Ele mora há mais de 15 anos entre o Brasil e Angola. Numa das viagens que fez pelo país, tomou contato com os povos Hereros e viu que não havia quase nenhum registro sobre eles”. As imagens foram captadas em 2009 e só uma parte delas foi usada no corte final do longa, que contou com um tradutor em tempo integral acompanhando as filmagens e a edição.

    AVANTI POPOLO

    Outro longa que dividiu opiniões na terceira noite do evento, Avanti Popolo (SP) foi definido pelo seu diretor como “um filme sobre a morte, a ferida, a solidão, o esquecimento, a desesperança”. Uruguaio radicado no Brasil, Michael Wahrmann complementou o raciocínio, estabelendo uma conexão direta com o cinema: “Hoje, eu não sei o que fazer com o cinema, o que fazer com os filmes, por que fazer cinema. É uma atividade que era difícil na época do Carlão (Reichenbach) e continua sendo até hoje. Fizemos um longa com orçamento de curta”.

    Custo zero
    Protagonizado por não-atores, o longa faz uso de muito material de arquivo produzido por Marcos Bertoni nas décadas de 70 e 80. É ele quem diz que a ideia era fazer um filme com custo zero e ela nasceu num frio dia de chuva em São Paulo: “Eu achei umas sobras de filmes de 20, 30 anos atrás e comecei a emendar. Dublei os personagens e fiz o que hoje eu chamo de Cinema da Reciclagem ou cinema solitário. Dizem que os filmes velhos são transformados em vassouras. Mas o Micha deu uma utilização melhor para os meus”.

    Alegria e tristeza
    Formado em Artes Plásticas, o cineasta comenta outro ponto do filme que são os obsessivos. “Cada pessoa do filme tem uma substituição clara de algum problema”, disse ele. E a escolha do professor André Gatti como protagonista foi pessoal: "Queria que ele fizesse o personagem melancólico e amargo como ele mesmo é”, frisou o diretor. Gatti arrancou risos da plateia mais de uma vez com sua sinceridade e humor nada comum: “Não foi um dos meus alunos mais assíduos por assim dizer, mas tem uma intuição monstruosa! Algumas coisas do filme para mim são Limite (de Mário Peixoto). Ele é um animal cinematográfico”.

    AU REVOIR

    Para a surpresa de muita gente sugestionada pelo idioma falado e ainda o título do curta de ficção Au Revoir, a diretora Milena Times (foto) revelou que a obra não foi filmada fora de Recife. “Em nenhum momento eu falo que estou em Paris. A gente tinha como referência cidades menores da França, mas procuramos trabalhar com liberdade para criar as referências europeias, uma atmosfera européia”, disse. Segundo a protagonista Rita Carelli, “o grande trabalho foi no registro da contenção, porque minha formação é de palhaça. Meu objetivo principal no filme foi ser fiel à sensibilidade de Milena, corporificar os desejos dela”.

    FAROESTE - UM AUTÊNTICO WESTERN

    “Quando penso numa animação, gosto de misturar tudo”, disse Wesley Rodrigues (foto), diretor do curta animado Faroeste – Um Autêntico Western (GO), depois de citar Quentin Tarantino, Akira Kurosawa e Hayao Miyazaki como fontes de inspiração.

    Premiado como Melhor Curta Brasileiro no AnimaMundi 2013, ele aborda a questão da violência social com muito humor negro, levando a ação para um lugar árido, que poderia ser no Brasil ou no local frequentado pelo famigerado Papa-Léguas da Warner, outra referência vista. “Lembrei de algumas cidades do interior de Goiás, que têm este clima desértico e tentei colocar no filme”, disse o cineasta.

    Ele contou que fez o filme durante os intervalos de seu trabalho como animador no longa Até que a Sbornia nos Separe, Melhor Filme (Júri Popular) e Melhor Direção de Arte (Júri Oficial) no Festival de Gramado. Wesley disse ainda que se prepara para lançar um romance em quadrinhos de 460 páginas, chamado "Imaginário Coletivo".

    CARGA VIVA

    Com poucos diálogos, Carga Viva (MG) apresenta uma família criadora de jumentos, que vivem próximos da capital mineira, e usam os animais para passeios pelo Parque Municipal de Belo Horizonte. Para o fotógrafo do curta, Lucas Barbi, "o Parque é um pequeno espaço de resistência dentro da cidade".

    A diretora Débora de Oliveira explicou que a intenção era “fazer a junção dos dois espaços: o campo e a cidade grande”. Luna complementa que esse é o trabalho da família: "Com os jumentos, eles aproximam a roça de crianças que nunca tiveram contato com estes animais”.

    LEIA MAIS
    Sangue, drama e humor temperam os filmes da terceira noite de competição
    Entrevistas com diretores, elenco e equipe dos filmes da segunda noite
    Muito humor e música ilustraram a noite do Festival de Brasília 2013
    Animação, humor e nudez na primeira noite da competição
    Cineasta e equipe do filme abandonam sala de exibição
    Seminários gratuitos são atrativos do Festival de Brasília
    Festival de Brasília divulga os filmes da Mostra Brasília e os jurados de sua 18ª edição
    Divulgados os filmes do Festival de Brasília 2013

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Milagre na Cela 7 Trailer Legendado em Inglês
    Resgate Trailer Legendado
    Soul Trailer Dublado
    A Casa Trailer Original
    O Poço Trailer Original
    Mulan Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Entrevistas
    Documentário sobre surfista Gabriel Medina estreia no Globoplay (Entrevista)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
    Um Espião Animal: Diretores da animação tiveram como inspiração Daniel Craig em 007 - Operação Skyfall (Entrevista exclusiva)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
    Um Espião Animal: Diretores da animação tiveram como inspiração Daniel Craig em 007 - Operação Skyfall (Entrevista exclusiva)
    Jumanji: Jack Black, Karen Gillan e Awkwafina contam o que já fizeram para se dar bem com o crush na adolescência (Entrevista Exclusiva)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
    Jumanji: Jack Black, Karen Gillan e Awkwafina contam o que já fizeram para se dar bem com o crush na adolescência (Entrevista Exclusiva)
    Últimas notícias de cinema Entrevistas
    Filmes da semana
    de 02/04/2020
    Você viu Carolyn Harper?
    Você viu Carolyn Harper?
    Diretor: Jennifer Reeder
    Elenco: Marika Engelhardt, Raven Whitley, Audrey Francis
    Lançamentos da semana
    Filmes mais esperados
    • Mulan
      Mulan

      de Niki Caro

      com Yifei Liu, Donnie Yen

      Filme - Aventura

      Trailer
    • Velozes & Furiosos 9
    • Um Lugar Silencioso - Parte II
    • Mulher-Maravilha 1984
    • A Ilha da Fantasia
    • Viúva Negra
    • Invasão Zumbi 2: Península
    • King’s Man: A Origem
    • A Caçada
    • SCOOBY! O Filme
    Filmes mais esperados
    Back to Top