Akira Kurosawa
Akira Kurosawa
  • Atividades
    Roteirista, Diretor, Montadormais
  • Nacionalidade
    Japonês
  • Nascimento
    23 de março de 1910 (Omori, Tóquio, Japão)
  • Falecimento
    6 de setembro de 1998 com a idade de 88 anos (Setagaya, Tóquio, Japão)
Conectar com meu AdoroCinema
Tweet  
 

Biografia Akira Kurosawa

- Vários de seus filmes tiveram refilmagens americanas e européias.- Dirigiu comerciais de TV para conseguir dinheiro para rodar seus filmes, num período em que não conseguia financiamento com nenhuma empresa.- Em dezembro de 1971, quando sofria de fadiga mental, tentou o suicídio cortando o próprio pulso 30 vezes. Os cortes não foram profundos, o que permitiu sua recuperação.
  • 70 anos de carreira
    • 31 direções
    • 10 produções
    36 filmes lançados
  • 4,2média de notas sobre 5 187 notas para os filmes dele
Descubra toda a sua carreira em números

Filmografia Akira Kurosawa

Veja sua filmografia completa Descubra seus top filmes

Fotos Akira Kurosawa

15 fotos

Notícias relacionadas a essa personalidade Akira Kurosawa

  • The Mask of The Black Death: Roteiro inédito de Akira Kurosawa é resgatado

    The Mask of The Black Death: Roteiro inédito de Akira Kurosawa é resgatado

    terça-feira, 7 de março de 2017 | Notícias - Visto na Web
     
     

    O projeto será filmado na China. Leia mais

  • Antologia Star Wars: Roteirista revela quando será ambientado o filme derivado de Han Solo

    Antologia Star Wars: Roteirista revela quando será ambientado o filme derivado de Han Solo

    quarta-feira, 6 de janeiro de 2016 | Notícias - Pré-Produção

    O herói será retratado dez anos antes do Guerra nas Estrelas original.

  • Que tal um Star Wars contemplativo? O Despertar da Força terá influências de Terrence Malick, diz J.J. Abrams

    Que tal um Star Wars contemplativo? O Despertar da Força terá influências de Terrence Malick, diz J.J. Abrams

    quinta-feira, 10 de dezembro de 2015 | Notícias - Personalidades

    O cineasta ainda assumiu que "Malick não é um diretor a quem você normalmente pensaria em buscar para um filme Star Wars".

5 notícias sobre essa personalidade

Vídeos dos seus filmes e séries de tv Akira Kurosawa

12 vídeos dos seus filmes

Comentários

  • andré luiz

    Akira juntamente com seus filmes passou dos limites da telona para representar a cultura japonesa. Seus filmes, de uma abordagemideológica e psicológica, refletem o pensamento  universal, e encantaram não só o Oriente como também o Ocidente. Para quem quer conhecer o cinema por  Kuroshawa, indico: Kagemusha.  

  • Rafael Vespasiano


    Rapsódia em Agosto:


     Mostra-se nesse filme que a ferida aberta pelas bombas atômicas lançadas contra as cidades de Nagasaki e Hiroshima, pelos americanos durante a Segunda Grande Guerra, teimam em não cicatrizar. De forma humana, sensível e comovente Kurosawa explora esse tema, sem cair na mesmice dos outros filmes sobre esse mesmo assunto. Ótimo!


    nota: 8,0.



     

  • Rafael Vespasiano

    Trono manchado de sangue:


    Uma excelente adaptação para o cinema da tragédia "Macbeth" de Shakespeare. A base da trama da peça é mantida por Kurosawa, mas ele transfere a ação para o Japão dos samurais, incrível originalidade é demonstrada pelo diretor nessa relocação da ação; originalidade também demonstrada em várias cenas do filme, Kurosawa é o maior diretor japonês até hoje por essas circunstâncias. nota: dez!


     

  • Rafael Vespasiano

    Yojimbo:


        Uma história de samurai, só que transformada em comédia, pois Yojimbo se aproveita da situação de conflito numa cidade entre facções rivais, para ganhar dinheiro, mas sempre ele demonstra bom humor e sempre dá "tiradas" irônicas e sarcásticas. O humor fino e irônico é a característica primordial do filme. nota: 7,0.

  • Luiz Carlos Lopes

    Akira Kurosawa foi um dos poucos diretores que conseguiu unir sensibilidade, dramaticidade e violência num único vácuo de interpretação. Sua genialidade ultrapassa fronteiras e, talvez, tenha sido inspiração para os mais acidentais como Steven Spielberg, Francis Ford Coppola e Bernardo Bertolucci. Ele criou sensações únicas na telona como no seu último lance magistral em Madadayo. A idéia dos ex-alunos em preparar o velho professor para a morte é de um sentimentalismo épico que em determinados momentos nos faz chorar e refletir sobre o que nos vem pela frente. Akira nos faz refletir também sobre as relações da força e de quem precisa dela como em os Sete Samurais. Seus filmes ainda trazem o limitado ocidente para o refinado oriente, como no translaçado Macbeth" de Shakespeare. Só ele mesmo para florir ideais tão complicados como as do livro de Shakespeare num Trono Manchado de Sangue.

  • yyamamoto

    Particularmente, considero Kurosawa supervalorizado. Ele não chega nem perto de seus conterrâneos Yasujiro Ozu, Kenji Mizoguchi, Mikio Naruse e Hayao Miyazaki.


    Sua estética é ocidentalizada demais (não por menos ele é mais valorizado no ocidente do que no oriente), não consigo vê-lo como um cineasta genuinamente japonês.  Seu melhor filme é Anatomia do Medo.

  • Rafael Vespasiano

    Dodeskaden:


         Filme de certa forma surreal, mas que mostra uma das mazelas da sociedade contemporânea: a pobreza. Numa favela de Tóquio, a miséria é enorme, e seus moradores procuram enfrentá-la da melhor maneira possível, porém sem sucesso; ilusões, esperanças, etc., tudo se mistura nas almas dessas pessoas. Retrato comovente e contudente da sociedade atual, e olha que esse filme é do século XX, mas permanece contemporâneo ao século XXI, com certeza atemporal. nota: 8,0.

  • priscababy

    Meu querido amigo novamente Meu nome é Priscila, estou interessado em entrar em relação com você, e dá-me um prazer entrar em contato com você depois de ver o seu perfil eu vou ficar muito feliz se você tem o desejo de entrar em contato comigo novamente com o meu endereço de e-mail privado e = prscababy68@yahoo.co.uk () para que eu possa lhe dizer mais sobre mim com as minhas fotos, obrigado. tente novamente em resposta direta ao meu e-mail privado (prscababy68@yahoo.co.uk)
    ---------------------------------------------------------------------------------
    My dear friend again My name is Prisca, I am interested in entering into relationship with you, and give me a pleasure to contact you after viewing your profile i will be very happy if you have the desire to contact me again with my email address private e = (prscababy68@yahoo.co.uk) so I can tell you more about me with my photos, thanks. try again in direct response to my email address private (prscababy68@yahoo.co.uk)

  • Junia

    oii gente, me ajudou muito estes texto, muito obrigado, mas sera que alguem sabe : Akira Kurosawa foi o criador de qual gênero cinematográfico, cite o título do filme? pra minha pesquisa de artes, muito obrigado

  • roseyana20

    rosehakam1@hotmail.com
    Hello.
    My Name is Rose I was impressed when i saw your profile at www.adorocinema.com and l will like you to email me back to my inbox so that i can send you my picture for you to know who i am.(rosehakam1@hotmail.com)
    Thanks,waiting to hear from you soonest.
    Rose.

    rosehakam1@hotmail.com
    Olá.
    Meu Nome é Rose Fiquei impressionado quando vi o seu perfil no www.adorocinema.com e l você vai gostar de me enviar de volta para minha caixa de entrada para que eu possa lhe enviar minha foto para você sabe quem eu sou. (Rosehakam1@hotmail.com)
    Obrigado, à espera de ouvir de você.
    Rose.

Twitter
Trabalhou bastante com...
Takashi Shimura
Ver todos os filmes em comum
Toshirô Mifune
  • O Barba Ruiva
  • Céu e Inferno
  • Sanjuro
Ver todos os filmes em comum
Susumu Fujita
Ver todos os filmes em comum
Atuou mais vezes com
Top personalidades do dia

De acordo com o número de visualizações no site

Veja as Top personalidades