Minha conta
    Festival de Brasília 2013 - Sangue, drama e humor temperam os filmes da terceira noite de competição

    Imagens chocantes do documentário Hereros Angola e o humor de Avanti Popolo foram os destaques desta sexta-feira, 20, no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Descubra o porquê! ;)

    por Roberto Cunha, em Brasília

    Um mistura de humor, sangue e memórias temperou a terceira noite do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. E o público que tinha sido prejudicado pela falha técnica do primeiro dia conseguiu conferir - sem problemas e gratuitamente - a exibição de Os Pobres Diabos, do diretor Rosemberg Cariry. Veja um panorama rápido de mais um dia de cinema nacional na capital federal. ;)

    Bom :) O documentário de Sergio Guerra "invade" o terrítório dos nativos do sudoeste de Angola para mostrar como vivem e, principalmente, como são passadas as tradições ancestrais deste povo nômade. Embora tenha um formato de documentário bastante convencional (em um festival pode ser visto como ponto negativo), Hereros Angola (BA) tem defeitos e qualidades. A trilha não é ruim, mas parece fora do tom e, por vezes, exagerada. O exagero também está nas cenas chocantes de mutilação de animais, jovens, crianças (tudo dentro do contexto da tradição) e nas bonitas cores, erradamente mais carregadas na exibição daqui de Brasília. Sem sombra de dúvida, é filme para quem tem estômago para imagens fortes e o humor, que também bate ponto, serve para dar uma amenizada. O público sentiu o impacto, mas terminou aplaudindo ao final. Veja o trailer mais abaixo!

    Bom :) André resolve voltar para a casa do pai após desentendimentos na vida particular. Lá, ele precisa aceitar as regras do coroa, como compartilhar a sala com uma cadela. Assim que o filho começa a fuçar nas velharias pai, vai encontrando verdadeiros "tesouros", que o ajudam a relembrar o passado de sua família e de seu próprio país. Dirigido por Michael Wahrmann, Avanti Popolo (SP) é bastante econômico no visual. Começa com um longo plano dentro de um carro em ruas sinuosas até um beco sem saída, para em seguida manter você em uma atmosfera "fechada", reduzida a poucos planos estáticos, ilustrados por situações melancólicas ou divertidas dos protagonistas, vividos pelos não atores André Gatti e o cultuado cineasta Carlos Reichenbach (1945-2012). Esta foi a primeira exibição do filme no Brasil, depois de uma trajetória bem sucedida em festivais internacionais e ele foi bem recepcionado pelo pessoal da poltrona. O trailer você pode ver mais abaixo!

    Regular :/ Urubu órfão torna-se um cangaceiro sanguinário e com sua implacável espingarda, mata todos a sua volta. Até a hora em que ele liquida um pequeno coelhinho, provocando a ira da família, que contrata um lobo matador de aluguel. Chega a hora do vilão acertar as contas com a dona Morte. Fazendo uso de inúmeras referências cinematográficas ou fora dele, como um Ford Maverick (conversível) e o famigerado Beep-Beep (o papa-léguas da Warner), Faroeste - Um Autêntico Western é uma animação de traços simples, despojados e conteúdo violento carregado de humor negro. O espectador da sala se divertiu com as imagens criadas pelo cineasta Wesley Rodrigues (GO) e retribuiu com muitos aplausos após a sessão.

    Bom :) Uma jovem brasileira reside na França e econtra-se distante da mãe, já com problemas de memória, e do resto da família. Um dia, descobre que sua vizinha de corredor também gosta de gatos e essa relação com os felinos acaba se tornando uma conexão entre elas, que só aumentará diante de um fato inesperado. Dirigido por Milena Times, o curta Au Revoir (PE) trata de um tema bastante recorrente aos que já viveram por um tempo longe da terra natal, a solidão, além de abordar com delicadeza a questão da transferência de afeto e de posição, propriamente dita. Foi bem aplaudido pelo público que não disse "até logo" durante sua exibição.

    *O curta Carga Viva (MG), de Débora Oliveira, também foi exibido nesta noite, mas o AdoroCinema não conseguiu prestigiar a sessão. Fica a nossa torcida pelo sucesso do competidor. ;)

    Hereros Angola

    Avanti Popolo

    Para maiores informações, visite o site Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O AdoroCinema viajou a convite da organização.

    LEIA MAIS

    Entrevistas com diretores, elenco e equipe dos filmes da segunda noite

    Muito humor e música ilustraram a noite do Festival de Brasília 2013

    Animação, humor e nudez na primeira noite da competição

    Cineasta e equipe do filme abandonam sala de exibição

    Seminários gratuitos são atrativos do Festival de Brasília

    Festival de Brasília divulga os filmes da Mostra Brasília e os jurados de sua 18ª edição

    Divulgados os filmes do Festival de Brasília 2013

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top