Meu AdoroCinema
A nova onda do cinema brasileiro
Por AdoroCinema — 15/06/2013 às 08:30
facebook Tweet

Na esteira do sucesso de Gonzaga e Somos Tão Jovens, vários músicos terão suas vidas contadas no cinema nos próximos anos.

por Francisco Russo

O desempenho comercial de filmes como De Pernas pro Ar, E Aí... Comeu? e Até que a Sorte nos Separe por vezes dá a impressão de que só as comédias conseguem fazer sucesso de bilheteria dentro do cinema brasileiro. Entretanto, em meio às risadas provocadas por Bruno Mazzeo, Leandro Hassum e companhia existe um gênero cinematográfico que, ano após ano, tem se fortalecido dentro do cenário nacional: as cinebiografias de músicos.

Somos Tão Jovens - FotoSe há dúvidas quanto ao sucesso, basta olhar os números: 2 Filhos de Francisco levou 5,3 milhões de pessoas aos cinemas; Cazuza - O Tempo Não Pára pouco mais de 3 milhões; Gonzaga - De Pai pra Filho atraiu 1,4 milhão de pessoas e o ainda em cartaz Somos Tão Jovens foi visto, até o momento, por 1,7 milhão de espectadores. Se Zezé Di Camargo & Luciano, Cazuza, Luiz Gonzaga e Renato Russo seguiram estilos musicais bem diferentes, pode-se dizer que, no cinema, todos trilharam o mesmo gênero.

Mas, afinal de contas, por que este tipo de filme tem feito tanto sucesso? Paulo Sérgio de Almeida, diretor do portal de análise do mercado Filme B, explica: "O brasileiro adora música e seus ídolos, cada um de sua maneira. Este é um espaço que a TV ocupa muito mal e geralmente o cinema se dá bem nestes casos. A TV não se interessa por algo deste tipo, por exigir muita pesquisa e ser caro, a não ser em momentos raros. Já o cinema tem feito com grande carinho, tanto nos documentários quanto na ficção. São lacunas que o público acompanha com grande prazer".

Tim Maia - FotoDe olho neste filão, vários projetos têm surgido nos últimos meses e estão em diferentes estágios de produção. Se Tim Maia (foto) já está em plenas filmagens, e deve chegar aos cinemas em 21 de março de 2014, a cinebiografia de Joelma e Chimbinha, criadores da banda Calypso, ainda não saiu do papel. A previsão é que o longa chegue aos cinemas no próximo ano, apesar das filmagens ainda não estarem marcadas. De concreto há apenas a confirmação de Deborah Secco como intérprete de Joelma.

Outra cinebiografia que enfrenta problemas com atrasos é a de Pixinguinha, que será interpretado por Milton Gonçalves. O longa-metragem marca a estreia no cinema de Denise Saraceni, diretora com vasta carreira na televisão, e teve suas filmagens adiadas devido a um reajuste no orçamento. Apesar disto, a previsão é que Pixinguinha - Um Homem Carinhoso também chegue ao circuito comercial no ano que vem.

Em estágio menos avançado de produção existem várias cinebiografias em andamento, como as dos grupos Mamonas Assassinas (com Rodrigo Faro interpretando Dinho) e Planet Hemp (Nanda Costa está cotada para integrar o elenco). Ainda nesta semana, Erasmo Carlos declarou que gostaria que Mateus Solano, o vilão Félix da novela Amor à Vida, o interpretasse na adaptação para o cinema da biografia Minha Fama de Mau. Isso sem falar na sondagem que o cantor Belo fez a Thiago Martins, para que estrelasse uma cinebiografia por ele produzida.

Em meio a tantos projetos, talvez o grande motivo desta procura esteja além da simples transposição da vida de um ídolo para as telonas. Caco Souza, diretor de Isso é Calypso, explica: "Acredito em histórias consistentes, acho que tanto Gonzaga quanto Renato Russo foram transformadores na sua época, seja musicalmente ou do ponto comportamental. Histórias como essa rendem bons roteiros e adaptações ótimas para o cinema. É isso, boas histórias rendem bons filmes".

facebook Tweet
Pela web
Comentários
  • Br? L.
    O Brasil está crescendo a abrindo espaço na Sétima Arte. Parabéns à todos que empenham um papel nisso! Prova que o Brasil não é só futebol... é arte!
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
A Favorita Trailer Legendado
Creed II Trailer Legendado
Green Book - O Guia Trailer Legendado
Eu Sou Mais Eu Trailer Original
Vice Trailer Legendado
John Wick - Capítulo Terceiro Trailer Original
Todos os últimos trailers
Últimas notícias de cinema
Bryan Cranston, antes e depois de Breaking Bad
NOTÍCIAS - Personalidades
sábado, 19 de janeiro de 2019
Calendário de adaptações literárias em 2019
NOTÍCIAS - Visto na Web
sábado, 19 de janeiro de 2019
Vidro: M. Night Shyamalan explica porque filme tinha mais de 3 horas de duração
NOTÍCIAS - Visto na Web
sábado, 19 de janeiro de 2019
Zoe Saldana revela como é tirar a maquiagem de Gamora
NOTÍCIAS - Personalidades
sábado, 19 de janeiro de 2019
Cachorro treinado em feitiços de Harry Potter faz sucesso na internet
NOTÍCIAS - Visto na Web
sábado, 19 de janeiro de 2019
Cachorro treinado em feitiços de Harry Potter faz sucesso na internet
Pokémon: Detetive Pikachu pode ganhar spin-off (Rumor)
NOTÍCIAS - Visto na Web
sábado, 19 de janeiro de 2019
Pokémon: Detetive Pikachu pode ganhar spin-off (Rumor)
Últimas notícias de cinema
Filmes da semana
de 17/01/2019
Como Treinar o seu Dragão 3
Como Treinar o seu Dragão 3
Diretor: Dean DeBlois
Trailer
Vidro
Vidro
Diretor: M. Night Shyamalan
Elenco: James McAvoy, Bruce Willis, Anya Taylor-Joy
Trailer
Amigos para Sempre
Amigos para Sempre
Diretor: Neil Burger
Elenco: Kevin Hart, Bryan Cranston, Nicole Kidman
Trailer
O Peso do Passado
O Peso do Passado
Diretor: Karyn Kusama
Elenco: Nicole Kidman, Toby Kebbell, Tatiana Maslany
Trailer
Temporada
Temporada
Diretor: André Novais Oliveira
Elenco: Grace Passô, Russo Apr, Rejane Faria
Trailer
Cafarnaum
Cafarnaum
Diretor: Nadine Labaki
Elenco: Zain Alrafeea, Nadine Labaki, Yordanos Shifera
Lançamentos da semana
Back to Top