Minha conta
    Festival do Rio 2012 vai transformar a cidade maravilhosa em capital do cinema mundial

    Versão 3D de Top Gun - Ases Indomáveis, cópia restaurada de Operação França e uma parceria com a Academia do Oscar estão entre as novidades anunciadas. Confira!

    por Roberto Cunha

    Milhares de pessoas envolvidas, centenas de filmes de dezenas de países e também dezenas de salas de exibição. Esse é um cenário rápido do que o Festival do Rio 2012 prepara para os cinéfilos de carteirinha loucos para curtir o evento, que começa no dia 27 de setembro e segue até 11 de outubro, transformando a cidade maravilhosa na capital do cinema mundial.

    Na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 18, as diretoras do evento, Ilda Santiago (foto ao lado) e Walkiria Barbosa, anunciaram novidades que vão fazer a cabeça de muita gente 100% ligada no mundo do cinema, como uma parceria com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mais conhecida pelo Oscar.

    Fora os atores e diretores estrangeiros já anunciados, estão previstas também a vinda de outros profissionais do setor, como Chris Newman, técnico de som de filmes consagrados como a trilogia O Poderoso Chefão, O Silêncio dos Inocentes e Amadeus. Ilda lembrou também que o "Cinema na Praia" retorna para Copacabana com a exibição de The Pleasure Garden, filme mudo e restaurado de Alfred Hitchcock, uma pérola que será acompanhada de música ao vivo da Orquestra Sinfônica Brasileira.

    Esse ponto reforça o que ela fez questão de frisar sobre a "missão" do evento de se aproximar do público, como acontece com a inclusão de salas fora da zona sul da cidade. Aproveitando a deixa, Sérgio Sá Leitão (foto), da Rio Filme, falou de sua satisfação de estar patrocinando a "festa" pelo quarto ano consecutivo e lembrou a todos que o CineCarioca Méier (no antigo Imperator) já participará, abrindo uma de suas salas para projeção de um filme por dia.

    Walkiria (foto) ressaltou que na Rio Market, voltada para a área de negócios do evento, serão realizados diversos seminários e palestras, contando com a presença de profissionais que trabalharam, por exemplo, em filmes como Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra, A Invenção de Hugo Cabret e Os Vingadores - The Avengers. O 3D, por sinal, será tema de um dos encontros e estão previstas as exibições de Top Gun - Ases Indomáveis 3D e Operação França, restaurado.

    O processo de digitalização das salas e o mercado exibidor ganhou destaque na coletiva. A preocupação com o que vem acontecendo no mundo, com o fechamento de milhares de salas, será objeto de um importante debate, que irá gerar um documento destinado à Presidência da República. Segundo a executiva, existe uma projeção de encolhimento de 600 salas no Brasil se nada for feito e, pare ela, existem caminhos para se manter o crescimento no país.

    A vendas dos ingressos começam no dia 26, no Estação SescRio, mas os passaportes para os loucos por cinema (como nós) já poderão ser adquiridos amanhã, no site Ingresso.com. A abertura do evento será com o filme Gonzaga - De Pai Para Filho, sobre o Rei do Baião e sua complicada relação com o filho Gonzaguinha. O trailer você já pode ver abaixo. ;)

    LEIA MAIS

    Festival do Rio: vencedor de Veneza e mais de 100 filmes são confirmados

    Divulgadas as primeiras atrações do Festival do Rio

    Festival do Rio anuncia os filmes selecionados para a Première Brasil

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top