O salto para plataformas digitais se tornou uma manobra lucrativa para alguns dos maiores lançamentos dos estúdios de Hollywood, permitindo novas oportunidades de repetir o sucesso. E para filmes que já eram um sucesso na época, é uma chance de se manter vivo.
Esse é o caso de Velozes & Furiosos 9, um dos melhores filmes da monumental franquia liderada por Vin Diesel. O filme tem se mantido forte no top 10 dos mais assistidos na Netflix desde sua chegada no início de abril, mantendo o brilho que sua sequência não conseguiu alcançar no ano passado.
Dominic Toretto está aposentado e cria seu filho Brian com sua esposa, Letty Ortiz. Seus companheiros Roman Pearce, Tej Parker e Ramsey chegam com a notícia de que, logo após prender a cyberterrorista Cipher, o avião foi atacado por agentes misteriosos, que sequestraram Cipher e caíram em Montequinto, na América Central.
Apesar da relutância inicial, Toretto concorda em colaborar com sua "família" para resolver esse mistério. Logo depois, eles são abordados e precisam escapar para sobreviver. No processo, conhecem Jakob, o irmão perdido de Dom, que está por trás de tudo e retorna pronto para tornar a vida de sua família miserável após seu desaparecimento traumático.
Nesse filme, Justin Lin retorna como diretor, o cineasta por trás dos filmes de maior sucesso e celebrados da saga Velozes e Furiosos. Aqui ele retorna para injetar adrenalina e emoção, tirando a ferrugem depois de um oitavo filme que colocou a franquia em um nível quase preocupantemente baixo.
O filme se atreve a ir o mais longe possível em todos os aspectos, desde dramas familiares levados ao seu absurdo mais engraçado até um elenco cheio de velhos conhecidos que retornam e novos rostos, como John Cena. Mas o ponto em que o filme realmente se destaca é em uma cena muito esperada pelos fãs: os carros indo para o espaço sideral.
Uma cena louca e alucinante feita da maneira mais hilária possível, mostrando que o infinito não tem limites para essa "família". Com 726 milhões de dólares arrecadados em meio à pandemia, foi um sucesso necessário que, infelizmente, não foi igualado por sua sequência, que arrecadou menos e recebeu as piores críticas da franquia. Talvez seja hora de analisar o que esse filme fez de bom.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!