Minha conta
    Este foi eleito o melhor filme da história do cinema - e você provavelmente nunca o assistiu
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Se você se considera um cinéfilo de carteirinha, precisa conhecer esta produção que ficou no topo dos 100 melhores filmes de todos os tempos.

    Ao fim de 2022, o British Film Institute publicou seu ranking dos melhores filmes de todos os tempos. Alfred Hitchcock, Orson Welles e Wong Kar-Wai foram alguns dos cineastas que se encontraram entre os primeiros lugares, mas o topo foi ocupado por uma produção que pouquíssimas pessoas conhecem.

    Dirigido por Chantal Akerman, o grande vencedor foi Jeanne Dielman (1975). Trazendo a famosa atriz francesa Delphine Seyrig no papel da personagem-título, a diretora apresenta ao público uma construção fiel do que uma dona de casa vivencia em seu cotidiano.

    Janus Films

    Acordar cedo para preparar o café da manhã do filho, engraxar os sapatos, ir às compras, cozinhar, limpar a casa, lavar e todas as atividades que parecem simples e sem importância, mas são necessárias e comumente ignoradas e desprezadas. Akerman se dedica a filmar a rotina de uma dona de casa e consegue impressionar o espectador com o quanto essas atividades são tediosas, mas sem escapatória.

    Jeanne Dielman não só mergulha nas rotinas das mulheres, mas também na forma como elas ganham a vida para sustentar a família - e o faz sem desprezar nenhuma profissão. Ao longo de 3 horas e 22 minutos, acompanhamos a protagonista em sua vida restrita aos poucos cômodos de sua casa e um pequeno passeio pelas ruas para continuar cumprindo seu dever.

    Jeanne Dielman
    Jeanne Dielman
    Data de lançamento 1975 | 3h 18min
    Criador(es): Chantal Akerman
    Com Delphine Seyrig, Jacques Doniol-Valcroze, Jan Decorte
    Usuários
    3,7

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top