Minha conta
    “Nosso Star Wars brasileiro": Selton Mello compara O Auto da Compadecida com clássico da Ficção Científica (Entrevista)
    Paola Burlamaqui
    Paola Burlamaqui
    Apaixonada por entretenimento e cultura pop. Se deixar, fica o dia inteiro vendo série e comendo um docinho!

    Elenco e direção dão detalhes sobre a continuação do clássico nacional, que retorna aos cinemas após 24 anos.

    24 anos após o lançamento de O Auto da Compadecida, o clássico que marcou gerações no cinema nacional está prestes a ganhar uma continuação. Em uma visita exclusiva ao set de filmagens, o AdoroCinema teve a oportunidade de mergulhar nos bastidores da produção, que promete emocionar o público.

    Conversamos com os atores Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Enrique Diaz, além dos diretores Guel Arraes e Flávia Lacerda, que compartilharam suas perspectivas e expectativas para este retorno triunfal às telonas.

    A MAGIA DE O AUTO DA COMPADECIDA

    Selton Mello, responsável por dar vida a Chicó, descreveu o filme como "nosso Star Wars brasileiro", destacando a raridade de ter um projeto como esse na carreira de um ator. “Eu e Matheus (Nachtergaele) nos sentimos abençoados”, declarou o ator. Ele ainda compartilhou a história de como a dupla de protagonistas foi escolhida, atribuindo ao diretor Guel Arraes o título de visionário. “Guel olhou o Matheus no teatro e falou: ‘Esse vai ser João Grilo’. Me viu na novela e falou: ‘Esse é o Chicó’. Não teve teste e nem testou outros.”, disse Mello.

    Matheus Nachtergaele afirmou que, em alguns momentos, havia a dúvida se mexer novamente com o filme era a melhor escolha, considerando sua posição definitiva como um clássico. No entanto, a ideia de trazer de volta a alegria que o filme original proporcionou os motivou a aceitar a sequência. “A princípio me assustei, mas como gosto de desafios, resolvi me jogar de novo.”, revelou o intérprete do João Grilo.

    Sobre reviver o icônico personagem, Nachtergaele descreve a experiência como "uma sinfonia de emoções". Ele destacou a relevância cultural de João Grilo e Chicó como personagens icônicos da dramaturgia brasileira, ressaltando que praticamente todos os brasileiros já assistiram ao primeiro filme. “Talvez seja o melhor personagem de comédia da dramaturgia brasileira.”, completou ele.

    Laura Campanella

    NOVOS PERSONAGENS

    Além dos nomes já conhecidos pelos fãs do clássico, como Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Enrique Diaz, o novo filme também vai trazer novos atores: Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Fabíula Nascimento, Humberto Martins, Luis Miranda e Virginia Cavendish.

    Em relação à escolha de Taís Araújo para interpretar a Compadecida, Guel esclareceu que Fernanda Montenegro, devido a uma agenda ocupada com outros projetos, não pôde retornar ao papel. "A própria Fernanda sugeriu fazer a Nossa Senhora negra", revelou o diretor, evidenciando a aprovação de Montenegro sobre Taís.

    Os veteranos, Selton e Matheus, expressaram entusiasmo em relação aos novos personagens do elenco e destacaram a presença de Taís Araújo. “Ela vai estar deslumbrante. Perfeito ser ela.”, conclui Mello.

    A diretora Flávia Lacerda falou sobre o processo de construção dos novos personagens em O Auto da Compadecida 2: “Focamos no próprio universo do Ariano (Suassuna). São personagens criados para cumprir as mesmas funções dos personagens do filme anterior”. Essa estratégia respeita a essência do universo criado por Suassuna e adiciona uma camada de familiaridade para os fãs do clássico original, oferecendo uma continuidade rica em significados.

    “Não é uma substituição, é uma outra representação”: Taís Araújo fala sobre a importante missão de interpretar Nossa Senhora em O Auto da Compadecida 2

    DESENVOLVIMENTO, TRANSFORMAÇÃO E CONTINUIDADE

    Guel Arraes, o diretor que também esteve por trás do primeiro filme, revelou que "O Auto da Compadecida 2" se passará vagamente nos anos 50, trazendo consigo um pequeno progresso que alcança o sertão. Ele destacou a reconstrução de Taperoá, mantendo sua essência ingênua, mas incorporando “um pouco de modernidade".

    Segundo Flavia Lacerda, a maior mudança é a profundidade das histórias: “É uma história muito mais coesa, roteiro mais elaborado, por ser um roteiro original. Isso traz com que os personagens também tenham outros tipos de relacionamentos. Os personagens ficam mais interessantes”.

    O ator Enrique Díaz, que deu vida ao Cangaceiro Cabra em 2000, vai reprisar o papel na continuação e garantiu que o personagem não teve muitas mudanças, o descrevendo como um “figura”. Diaz ainda contou sobre o convite para o segundo filme. “Para mim não foi um convite, foi uma convocação. Não tinha opção.”, disse ele, descrevendo a obra como “única”.

    EXPECTATIVA

    A expectativa em torno de O Auto da Compadecida 2 tá nas alturas, impulsionada pelo próprio entusiasmo dos astros do filme. Selton Mello assegura que o público vai se emocionar ainda mais do que no primeiro, enquanto Matheus Nachtergaele afirma que há um toque de mágica no longa e jura que “esse filme visualmente está mais bonito do que o primeiro” . Enrique Diaz, reconhece a expectativa alta e expressa confiança de que ela não apenas será atendida, mas superada.

    O Auto da Compadecida 2 promete ser mais do que uma simples continuação: É uma celebração da cultura brasileira, uma experiência visualmente deslumbrante e uma oportunidade para o público se reconectar com personagens que se tornaram parte fundamental da identidade nacional. Com um elenco e equipe tão apaixonados, a magia do sertão brasileiro está prestes a encantar as telonas mais uma vez.

    Estreia dia 25 de dezembro nos cinemas.

    O Auto da Compadecida 2
    O Auto da Compadecida 2
    Criador(es): Guel Arraes, Flavia Lacerda
    Com Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Luis Miranda
    Data de lançamento 25 de dezembro de 2024

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top