Minha conta
    No streaming: O sucesso de ficção científica que foi uma jogada arriscada de sua diretora, mas é um dos filmes mais ousados dos últimos anos
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Lana Wachowski retornou à direção desse sucesso de bilheteria com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss.

    Uma sequência que veio vários anos após o término da trilogia original, trouxe de volta seus protagonistas e a diretora, e acabou causando alvoroço e dividindo opiniões. Seja para criticá-lo fervorosamente ou para defendê-lo com firmeza, Matrix: Resurrections não deixou ninguém indiferente graças à sua abordagem ambiciosa e às ideias desafiadoras que remodelaram o universo que explodiu a mente de tantas pessoas há mais de 20 anos.

    Foi uma jogada arriscada de Lana Wachowski, mas resultou em um dos mais ousados e interessantes sucessos de bilheteria de 2021, e talvez dos últimos cinco anos. Com o retorno de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, o filme deu nova vida aos amados personagens de Neo e Trinity, e expandiu com eles as ideias apresentadas na trilogia original, ao mesmo tempo em que lançou vários dardos contra a forma como Hollywood age hoje.

    Warner Bros.

    O início do filme é um tanto confuso, parecendo quase um remake da cena de abertura do primeiro Matrix, até percebermos que isso é proposital. A sequência vertiginosa acrescenta cada vez mais camadas e surpresas até sermos transportados para Neo em sua nova realidade, onde ele é um bem-sucedido desenvolvedor de videogames graças à sua ideia original de realidades virtuais chamada The Matrix.

    O filme então se torna um novo mistério: esse é o mesmo Neo que conhecemos há três filmes, e isso acontece em um universo diferente, semelhante ao nosso, onde Matrix é uma propriedade familiar? A ambiguidade é mantida ao mesmo tempo em que ocorrem várias referências aos filmes anteriores, supostamente cenas dos videogames mencionados anteriormente.

    Pouco a pouco, o verdadeiro jogo de Wachowski e de seus roteiristas Aleksandar Hemon e David Mitchell é revelado. Quando Neo é encarregado de criar um quarto jogo de Matrix para satisfazer a empresa controladora Warner Brothers, são feitos paralelos interessantes com a forma como o mesmo filme foi criado, com exigências de superiores, ameaças de seguir em frente sem os criadores e intermináveis reuniões de brainstorming que mostram como todos percebem a Matrix de forma diferente.

    Warner Bros.

    Lana, que pela primeira vez dirige sem a companhia de sua irmã Lilly Wachowski, conta esse processo com senso de humor, enquanto joga um jogo psicológico em que Neo questiona sua realidade e a possibilidade de estar preso em uma distorção mental.

    Sem revelar muito mais, há também ideias interessantes sobre como o sistema atualiza seus mecanismos de controle, trocando o entorpecimento das massas pela superestimulação que está mais de acordo com os tempos em que vivemos.

    A reformulação dos princípios também é perceptível na ação, que troca as exibições revolucionárias por sequências de luta mais próximas e ainda mais íntimas, deslumbrando à sua maneira com suas influências de pintura chiaroscuro.

    Warner Bros.

    Mas a chave de tudo, que faz de Matrix Resurrections um retorno triunfante, é a maneira como ele lida emocionalmente com os retornos de Neo e Trinity, a importância de seu relacionamento e a natureza curativa de seu retorno, mesmo que seja à força.

    Lana Wachowski disse que sempre se recusou a fazer um quarto filme de Matrix, mesmo com o estúdio ameaçando ir em frente sem ela e sua irmã. Tudo isso mudou após a morte de seus pais, quando ela percebeu que retornar aos personagens que lhe deram tudo era realmente reconfortante e sentiu o impulso de trazê-los de volta à vida.

    Esse impulso emocional é um dos elementos que torna Matrix Resurrections um filme tão completo e revolucionário na Hollywood de hoje, mesmo que sua revolução seja diferente daquela de 20 anos atrás.

    Você pode assisti-lo na HBO Max e no Prime Video.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top