Minha conta
    Elenco de Matrix chegou ao fim das gravações por "milagre": Atriz mentiu por medo de ser demitida
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A produção do primeiro filme de Matrix foi tão agitada e exigente que havia temores quanto ao lançamento das continuações.

    Em 1999, o setor cinematográfico assistiu a um lançamento que deixou uma marca em escala sísmica na produção de filmes: Matrix. Esse filme não apenas nos deslumbrou com sua estética e efeitos visuais inovadores, mas também nos surpreendeu com sua coreografia de artes marciais e cenas de ação frenéticas.

    Comparável a filmes lendários de artes marciais, como O Tigre e o Dragão, Born Invincible ou Ong-Bak, Matrix se tornou um marco do cinema de ação, saindo do gênero de ficção científica. Entretanto, por trás dessas incríveis cenas de luta havia uma história menos conhecida, mas igualmente impressionante: o elenco principal enfrentou lesões e todo tipo de dificuldades físicas que prejudicaram a realização do filme.

    Matrix estava destinado a abrir novos caminhos e elevar o gênero de ficção científica a novos patamares. As irmãs Wachowski, diretoras do filme, tinham uma visão muito clara do que precisavam dos atores principais.

    Elas tinham certeza de que, sempre que possível, eles deveriam realizar suas próprias acrobacias e coreografias de luta para ajudar os espectadores a acreditar nas habilidades digitais e sobre-humanas dos personagens. Isso, por sua vez, desencadeou uma série de acidentes que levaram o elenco a enfrentar situações de risco real durante as filmagens.

    Warner Bros.

    Lutando contra a dor

    Um dos atores mais afetados foi Keanu Reeves, o sempre lacônico Neo, protagonista da saga. Reeves passou por um treinamento intenso para executar as sequências de luta com perfeição. Entretanto, durante a filmagem de uma das cenas de luta mais icônicas, Reeves sofreu uma lesão no pescoço.

    Essa lesão, embora dolorosa, não impediu o ator: Reeves continuou a trabalhar mesmo com o desconforto e realizou muitas de suas próprias acrobacias, apesar de ter que usar um colar cervical quando não estava filmando uma cena.

    Mas ainda havia mais dor pela frente para o bom e velho Reeves. Durante a filmagem de outra sequência, ele machucou as costas. Dessa vez, a lesão foi mais séria, e Reeves teve que se submeter a uma cirurgia. Carrie-Anne Moss, que interpreta Trinity na franquia, também enfrentou sua própria provação durante as filmagens de Matrix. As cenas de luta intensas e a coreografia fisicamente exigente cobraram seu preço.

    Durante as filmagens da icônica sequência de tiroteio no lobby de Moss, ela torceu o tornozelo ao fazer uma aterrissagem ruim durante um dos movimentos acrobáticos. Apesar da dor, ela continuou a trabalhar e a fazer suas acrobacias.

    Warner Bros.

    Mais tarde, a atriz confessou que escondeu a gravidade de sua lesão por medo de ser substituída no filme. Laurence Fishburne, Morpheus, fraturou o braço durante uma das lutas e Hugo Weavin, agente Smith, fraturou o quadril e sofreu uma hérnia de disco que também exigiu cirurgia.

    O acúmulo de acidentes foi tão grande que a produtora chegou a temer que as lesões e o tempo de recuperação afetassem o lançamento dos filmes seguintes. E se as filmagens de Matrix foram muito dolorosas para seus protagonistas, o mesmo aconteceu com as sequências: durante as filmagens de Matrix Reloaded, Moss sofreu uma fratura na perna que a deixou fora de ação por um ano inteiro.

    Essas experiências os marcaram como atores e condicionaram seu compromisso contínuo com esses tipos de papéis após o término de sua participação nos filmes, pelo menos até o lançamento de Matrix Resurrections, em que os protagonistas voltaram a estrelar algumas de suas próprias lutas e a serem pendurados em cabos para as cenas mais espetaculares.

    Matrix
    Matrix
    Data de lançamento 21 de maio de 1999 | 2h 15min
    Criador(es): Lana Wachowski, Lilly Wachowski
    Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top