Minha conta
    No streaming, o filme que mudou o cinema: É referência de ficção científica e um dos melhores longas-metragens da história
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Pílula vermelha ou pílula azul?

    Escrito e dirigido pelas irmãs Lily e Lana Wachowski e lançado em 1999, Matrix foi uma verdadeira revolução em sua época e agora, mais de 20 anos depois - e não importa quanto tempo passe- , conquistou seu merecido lugar na história do cinema: é um dos melhores filmes de todos os tempos, mas, principalmente, é uma referência essencial do gênero de ficção científica que não só deixou sua marca, mas também significou um antes e depois na indústria com seus efeitos visuais inovadores, sua fotografia excepcional e sequências de ação revolucionárias que ficarão para sempre em nossas retinas.

    Além disso, Matrix nos deu um dos trios protagonistas mais carismáticos que lembramos, com Keanu Reeves se consagrando como uma estrela de ação na pele de seu sempre inesquecível Neo, Lawrence Fishburne como Morpheus, e Carrie-Anne Moss como Trinity.

    Matrix
    Matrix
    Data de lançamento 21 de maio de 1999 | 2h 15min
    Criador(es): Lana Wachowski, Lilly Wachowski
    Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max

    SUCESSO ATEMPORAL

    Depois de fazer com que a crítica se rendesse aos seus pés, Matrix fez o mesmo com os espectadores de cinema ao redor do mundo, tornando-se um fenômeno que ao longo dos anos acabaria se traduzindo em uma parte inequívoca da cultura popular. Orçamento de 63 milhões, que não era ruim para a época, mas merecia cada dólar investido, traduzido em uma arrecadação de mais de 460 milhões de dólares em todo o mundo, sendo a quarta maior bilheteria daquele ano. Além disso, Matrix ganhou quatro Oscars que celebraram sua grandeza técnica: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Edição de Som.

    Warner Bros. Pictures

    Mas isso não foi tudo, o drama também deu origem a uma franquia: duas sequências diretas lançadas em 2003, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, novamente sob a batuta das Wachoswski, e uma terceira sequência, fechando as quatro obras, que significou o emocionante retorno da saga em 2021, Matrix Resurrections, dirigido apenas por Lana Wachoswski.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    Relembre a história

    Em Matrix, o programador de computador Thomas A. Anderson (Keanu Reeves) leva uma vida dupla: durante o dia trabalha em uma empresa de prestígio, mas, à noite, se torna um hacker capaz de desmantelar os sistemas de segurança mais complexos. O jovem há muito tempo tem a sensação de que algo está errado no mundo, até que um dia suas suspeitas são confirmadas quando ele conhece o misterioso Morpheus (Fishburne), que lhe diz que o mundo em que vive é apenas uma simulação de computador e lhe dá duas opções: ficar na chamada Matrix e continuar com sua vida monótona, mas segura. ou segui-lo para o mundo real, onde os humanos travam uma guerra amarga contra as máquinas.

    Acompanhe a escolha do personagem de Reeves e descubra o mundo real de Matrix assistindo este clássico no HBO Max.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top