Minha conta
    10 anos atrás, Steven Spielberg previu desastre de bilheteria com precisão assustadora: "Vai ser uma mudança de paradigma"
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Os fracassos se acumulam em Hollywood e o diretor dos quatro primeiros filmes da saga Indiana Jones já previu que isso iria acontecer há muito tempo

    Ninguém duvida que Steven Spielberg é uma das vozes mais respeitáveis que existem atualmente em Hollywood, mas isso não significa que seja menos incrível como há 10 anos ele previu o desastre que Hollywood está sofrendo atualmente. E ele fez isso com tanta precisão que é até assustador perguntar o que ele acha que vai acontecer a seguir.

    Universal Pictures
    Steven Spielberg nos bastidores de 'Tubarão' (1975)

    O diretor de Tubarão participou com George Lucas da abertura da Escola de Artes Cinematográficas da USC, em junho de 2013, onde já deixou claro que fazer filmes para cinemas como Lincoln seria cada vez mais difícil, como tem sido. Aliás, ele revelou que mesmo assim estava prestes a se tornar uma produção da HBO e já avançou uma prática que, aos poucos, começa a se espalhar: mudar os preços dos ingressos.

    Tubarão
    Tubarão
    Data de lançamento 7 de julho de 1975 | 2h 04min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    Definido como preço dinâmico, significa que você não pagará o mesmo dependendo do filme que deseja ver. Spielberg previu na época que "você vai ter que pagar US$ 25 pelo novo Homem de Ferro e provavelmente só terá que pagar US$ 7 por Lincoln", mas está chegando a um ponto em que existem preços diferentes para o mesmo filme, dependendo do assento em que você quer se sentar.

    Lincoln
    Lincoln
    Data de lançamento 25 de janeiro de 2013 | 2h 29min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,5

    "Vai haver uma implosão"

    No entanto, o mais surpreendente das declarações de Spielberg é o quão preciso ele foi na grave crise que Hollywood atravessa em 2023, ano em que cada vez mais blockbusters caem nas bilheterias, deixando no ar qual será a resposta dos diferentes estudos. Foi o que disse o chefe do grande remake de Amor, Sublime Amor na época:

    Esse é o grande perigo e, no final, haverá uma implosão, ou um grande colapso. Haverá uma implosão em que três, quatro ou até meia dúzia de filmes de grande orçamento cairão por terra, e isso mudará o paradigma.

    Agora teremos que ver como essa mudança de paradigma se materializa, porque duvido muito que os grandes estúdios de Hollywood continuem gastando quantias indecentes de dinheiro em títulos que acabam encontrando perdas multimilionárias.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top