Minha conta
    Matrix: Vem aí um 5º filme da saga que revolucionou a ficção científica?
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Matrix Resurrections é a quarta obra da saga de ficção científica dos Wachowskis. Mas será este o fim ou está previsto um quinto filme?

    Depois de correr por vários anos, o boato se concretizou durante o verão de 2019: Lana Wachowski estava se preparando para ressuscitar Matrix. Sem a irmã Lilly, mas com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, cujos personagens Neo e Trinity haviam morrido no terceiro (e, então, último) filme da saga lançada em 1999.

    Intitulado Matrix Resurrections, o longa-metragem sofreu as consequências da pandemia que atingiu o mundo em 2020: suas filmagens foram interrompidas, o que adiou seu lançamento, inicialmente previsto para maio de 2021. Isso aconteceu alguns meses depois, em dezembro, nos cinemas e na HBO Max dos Estados Unidos, como todos os filmes da Warner (exceto Duna) daquele ano.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    O que inevitavelmente impacta sua bilheteria e, com 157,3 milhões de dólares de receita (para um orçamento de produção de 190 milhões), assina a pontuação mais baixa da franquia. E a diretora volta a dividir o público, ao tentar surpreendê-los e oferecer algo diferente do que esperavam de um Matrix.

    Convocando vários atores e atrizes de sua série Sense8, além de Yahya Abdul-Mateen II (Watchmen), Jonathan Groff (Mindhunter) e Neil Patrick Harris, em torno de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, Lana Wachowski assina um filme mais orgânico e busca recuperar a saga lembrando que é acima de tudo uma história de amor, e não apenas sobre armas e brigas.

    Um discurso particularmente marcante nesta divertida sequência, em que a cineasta zomba abertamente de seus produtores e insinua que foi forçada a voltar para trás das câmeras, sob pena de outra pessoa dirigir o longa-metragem em seu lugar. Mas nem todos os espectadores foram receptivos.

    Warner Bros.

    Diante do fenômeno Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, lançado uma semana antes, Resurrections não foi o sucesso esperado em nenhum nível. E talvez seja por isso que nunca se falou em sequência, e Lana Wachowski afirmou que não era o início de uma nova trilogia.

    O que não nos impede de dar uma nova chance a Matrix Resurrections. Sem dúvida o mais comovente dos quatro longas-metragens da saga Wachowski.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top