Minha conta
    Imperdível para os fãs de Game of Thrones: Um filme brutal, visualmente impressionante e cheio de estrelas
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Com astros dos mundos da Marvel, Game of Thrones e The Walking Dead, a ação é feroz!

    Atenção, fãs de Game Of Thrones: a dica é dar uma chance a Centurião, do diretor Neil Marshall, que foi indicado ao Emmy por seu trabalho na 4ª temporada da série da HBO. O filme de ação histórico é especial porque, pela primeira vez, não nos mostra as guerras de conquista do Império Romano pelo lado dos teutões, celtas ou gauleses. Em vez disso, vivenciamos tudo do ponto de vista de um oficial romano, interpretado por Michael Fassbender.

    Também incomum é a brutalidade implacável com que Marshall encena as batalhas. No entanto, isso não deve ser uma surpresa, já que o britânico ficou famoso graças a obras cinematográficas igualmente pesadas, como o terror na guerra de Dog Soldiers, nas cavernas em Abismo do Medo ou sobre o fim dos tempos Juízo Final.

    A violência, no entanto, não tem apenas o objetivo de chocar, mas também é um recurso estilístico nessa aventura, que apresenta não apenas a beleza rústica das Terras Altas da Escócia, mas também muitos rostos já conhecidos dos grandes sucessos de bilheteria.

    Centurião
    Centurião
    Data de lançamento 21 de abril de 2020 | 1h 37min
    Criador(es): Neil Marshall
    Com Michael Fassbender, Dominic West, Olga Kurylenko
    Usuários
    3,4
    Assista agora

    QUAL A HISTÓRIA DE CENTURIÃO?

    117 d.C.: O sul da Grã-Bretanha está nas mãos dos romanos. Mas no inóspito e montanhoso norte, lar da desafiadora tribo dos pictos, os invasores não estão conseguindo avançar. Eles são repetidamente atacados pelo rei Gorlacon (Ulrich Thomsen) e seus guerreiros, que são tão inteligentes quanto impiedosos.

    Constantin Film

    Quintus Dias (Michael Fassbender), o único sobrevivente desse ataque, junta-se ao General Virilus (Dominic West) e sua nona legião para acabar com os pictos de uma vez por todas. A moradora Etain (Olga Kurylenko) deve ajudá-los. Mas a batedora e rastreadora trai o exército e os leva a uma emboscada que termina em um gigantesco banho de sangue.

    Apenas sete legionários, entre eles Dias, o nodoso Brick (Liam Cunningham), o gravemente ferido Bothos (David Morrissey) e o cozinheiro de campo Tarak (Riz Ahmed), sobrevivem ao massacre e, de alguma forma, tentam voltar para um lugar seguro no sul. Mas Gorlacon envia seus capangas, liderados por Etain, atrás dos romanos famintos e muito enfraquecidos.

    CENTURIÃO NÃO É GLADIADOR

    A brutalidade das representações de violência física - uma flecha em chamas perfura a parte de trás da cabeça de um homem; alguém enfia uma lança pontiaguda no abdômen de seu oponente; fileiras e mais fileiras de cabeças são cortadas ou até mesmo esmagadas contra árvores - são violentas e certamente não agradam a todos.

    Mas elas contribuem para que assistir a Centurião seja uma experiência quase física. Neil Marshall faz com que os ossos estalem tão alto e o sangue respingue tão abundantemente que atravessa a medula e a perna.

    Claro, os respingos vermelhos excessivamente usados (em sua maioria gerados digitalmente) são mais do que um pouco "exagerados". O mesmo vale para a aplicação grossa na atuação da maioria dos atores ou para os textos filosoficamente aparados do narrador fora da tela de Fassbender.

    No entanto, esse tipo de exagero dá à coisa toda um toque interessante, teatral, quase shakespeariano - muito parecido com o que costuma acontecer em Game Of Thrones. Para não criar falsas expectativas: Centurion não é nenhum Gladiador ou Coração Valente. Pode até não ser um bom filme no sentido clássico.

    Constantin Film

    O trabalho de direção de Marshall, no entanto, é muito divertido. Também porque tenta explicar o verdadeiro mistério da nona legião do exército romano, que desapareceu sem deixar rastros no século II, de uma forma totalmente coerente.

    ELENCO TEM ASTROS DA MARVEL, GOT E THE WALKING DEAD

    Além dos aspectos históricos e cinematográficos, o que mais agrada em Centurião é o elenco de primeira linha. É muito interessante ver Michael Fassbender em um papel fisicamente exigente. O irlandês-alemão é capaz de correr muito, lutar, empalar ou cortar seus oponentes e ele mesmo tem que levar uma surra.

    Em algumas outras atuações em filmes de ação, o astro de X-Men, 300 e Bastardos Inglórios geralmente deixa a maior parte do trabalho técnico para seus colegas e é mais responsável pelos momentos cerebrais ou emocionais - que ele é conhecido por fazer de forma excelente e nos quais, obviamente, também é desafiado aqui.

    Nesse sentido, vale a pena mencionar os momentos com Imogen Poots (Meu Pai), que encarna uma jovem eremita que vive em uma cabana na floresta e é condenada ao ostracismo por ser uma bruxa.

    Um trailer cativante de ficção científica estrelado pelo astro de Gladiador 2: Prestes a ser enviado do submundo ao espaço e substituído por um robô

    Mas Fassbender não é o único ator que a grande massa de fãs de cinema agora conhece principalmente pelos sucessos de bilheteria. O antagonista de Venom, Riz Ahmed, e Olga Kurylenko, que aparece como uma poderosa adversária em Viúva Negra, também estão no elenco.

    Dominic West, da brilhante série The Wire, o veterano de Game of Thrones, Liam Cunningham, David Morrissey, o Governador de The Walking Dead, e o astro dinamarquês Ulrich Thomsen (The Feast, Banshee) também estão bastante envolvidos. Todos fazem bem ou muito bem seu trabalho e contribuem para o sucesso dessa aventura.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top