Minha conta
    No streaming: Um épico histórico inesquecível com imagens grandiosas
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Em O Novo Mundo, o diretor Terrence Malick trata da conquista da América. O resultado não é um filme histórico, mas uma epopeia sensível.

    O cinema de Terrence Malick (Cinzas no Paraíso) costuma não se focar em efeitos superficiais ou gestos grandiosos. O diretor parou de se prender a estratégias dramatúrgicas clássicas e está mais preocupado em experimentar e sentir, em vez de desdobrar as histórias contando-as do início ao fim. Isso pode incomodar o público e dificultar o acesso aos mundos que Malick apresenta.

    Mas, se você se envolver no estilo desacelerado e sempre filosófico de Terrence Malick, pode testemunhar experiências visuais completamente únicas. É o que acontece diante de O Novo Mundo, com Colin Farrell, Christian Bale e Q'Orianka Kilcher. Embora pareça muito com um épico histórico, há uma história de amor sensível e encantadora.

    Cinzas no Paraíso
    Cinzas no Paraíso
    1h 34min
    Criador(es): Terrence Malick
    Com Richard Gere, Brooke Adams, Sam Shepard
    Usuários
    3,8

    Se você nunca assistiu a O Novo Mundo, veja via aluguel no streaming Amazon Prime Video e Apple TV+.

    ESTA É A HISTÓRIA DE O NOVO MUNDO

    New Line Cinema

    Na trama, o pesquisador John Smith (Colin Farrell) foi ameaçado de morte por seus discursos revoltosos. No entanto, o capitão Christopher Newport (Christopher Plummer) não deseja matá-lo e toma uma decisão diferente. Ele sabe que os colonos britânicos realmente precisam de todo e qualquer homem para sobreviver no estranho mundo novo da América do Norte, então conta com o pesquisador na missão.

    Newport parte em um dos navios de volta à Inglaterra para obter novos suprimentos. Enquanto isso, Smith é encarregado de vigiar o forte e manter os colonos vivos ao longo do inverno. Para garantir a sobrevivência dos seus, ele faz contato com os nativos do novo continente e espera trocar especiarias por comida. Mas o plano não dá certo, e o homem é capturado e deve ser morto como um aviso a todos os brancos. É aí que a filha do chefe (Q'Orianka Kilcher) intervém...

    POCAHONTAS DE TERRENCE MALICK

    A filha do chefe, Pocahontas, não é uma personagem fictícia, e foi a nativa mais famosa da América do Norte. Mesmo que muitas histórias sobre a mulher tenham sido romantizadas e ficcionalizadas nos anos seguintes (inclusive por John Smith), O Novo Mundo é baseado em fatos reais. Para Terrence Malick, no entanto, o quadro histórico é apenas secundário. Em vez disso, o diretor de De Canção Em Canção é responsável por uma balada saudosa sobre um amor impossível.

    A obra foi gravada inteiramente em filme de 65mm. Como resultado, a iluminação artificial poderia ser quase completamente dispensada, o que faz com que O Novo Mundo pareça ainda mais sensível e delicado. Soma-se a isso o fato de o diretor ter encomendado a trilha sonora de James Horner antes mesmo de ele conseguir ver uma única cena do filme. Malick também queria se guiar pela música ao editar.

    O resultado é um épico visualmente deslumbrante, mas sutil, de grandeza especial. O Novo Mundo desencadeou uma poesia onírica que coloca o espectador em uma espécie de transe à medida que o tempo avança.

    Como se sabe, os filmes de Terrence Malick sempre foram meditativos. Em O Novo Mundo, no entanto, a sensualidade espiritual e imensamente naturalista agora também garante que os personagens dificilmente se comuniquem por meio da palavra falada, mas – além da dublagem – deixem seus corpos falarem sozinhos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top