Minha conta
    "Ridículo e horrível": As polêmicas palavras de James Gunn sobre os filmes do Batman de Tim Burton e Christopher Nolan
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O atual diretor do Universo Cinematográfico da DC teve um acesso de raiva anos atrás ao criticar esses filmes.

    A história do Batman no cinema é um épico por si só. Desde as adaptações míticas de Tim Burton até a aclamada trilogia de Christopher Nolan, o Cavaleiro das Trevas deixou uma marca definitiva na tela grande. Nesse contexto, a voz de James Gunn, conhecido por seu trabalho no Universo Cinematográfico da Marvel com Guardiões da Galáxia, fez um tremendo barulho nas últimas horas com algumas declarações antigas e controversas sobre as adaptações cinematográficas do icônico personagem da DC Comics, o Batman.

    Batman
    Batman
    Data de lançamento 26 de outubro de 1989 | 2h 05min
    Criador(es): Tim Burton
    Com Michael Keaton, Kim Basinger, Jack Nicholson
    Usuários
    4,1
    Assista agora em Max

    A carreira de James Gunn é fascinante e, de certa forma, complicada. Depois de provar sua capacidade de dirigir filmes de super-heróis bem-sucedidos no Universo Marvel, seu salto para a DC Studios foi recebido com expectativa e alguma controvérsia. Mais uma vez, uma série de publicações antigas nas mídias sociais precipitou sua saída da Marvel Studios, e sua chegada como uma das pessoas responsáveis pela direção do futuro das franquias de filmes da DC provou ser uma grande divisão entre os fãs.

    Para piorar a situação, um tópico de mensagens recuperadas por um fã, que parecem ser publicações do próprio diretor, caiu como uma bomba entre os fãs da DC, já que Gunn criticou duramente as versões anteriores do Batman na tela grande, especialmente as feitas por Tim Burton.

    Warner Bros.

    O pior momento para lembrar suas opiniões

    Em uma série de comentários que datam de mais de uma década e que ressurgiram recentemente nas mídias sociais, o diretor não só atacou os filmes do Batman dirigidos por Tim Burton, mas também expressou seu descontentamento com os primeiros filmes de Christopher Nolan. Em outras palavras, ele não deixou pedra sobre pedra. Suas opiniões, completamente legítimas em um nível pessoal, não apenas abordam a escolha dos atores e o estilo de direção, mas também questionam elementos-chave desses filmes que muitos consideram fundamentais para a mitologia do Batman.

    Twitter / 3djuegos

    Em suas próprias palavras, Gunn compartilhou suas opiniões sem rodeios. Sobre o filme original do Batman, dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton, Gunn disse: "Keaton tinha uma voz ridícula. Dito isso, prefiro aturar uma voz ridícula do que sequências de ação horríveis e atuações pouco dignas do programa de TV Batman".

    Ele não para por aí. Em uma análise que pode parecer provocativa para os fãs obstinados do Batman, o diretor declarou: "Nenhuma de suas defesas passa pelo fato de que, apesar de ser a primeira versão cinematográfica sombria do Batman, o filme é horrível". Certamente uma opinião forte que mostra sua disposição de questionar até mesmo filmes que historicamente foram reverenciados pelos fãs de quadrinhos e cinema.

    "Ah, sim, e Jack Nicholson como Coringa é o Jack Nicholson de Iluminado com uma maquiagem de palhaço de merda. Que se danem todos os envolvidos nessa farsa".

    Warner Bros.

    Um universo em crise: O futuro incerto da DC

    A recuperação das opiniões de James Gunn sobre os filmes do Batman ocorreu em um momento crítico para o Universo Cinematográfico da DC. Embora Gunn tenha provado sua capacidade de revitalizar franquias, como visto mais recentemente com Guardiões da Galáxia Vol. 3, o cenário da DC Studios, pelo qual ele é responsável atualmente, parece estar enfrentando dificuldades.

    Com vários filmes consecutivos que não corresponderam às expectativas de bilheteria, como as continuações de Shazam, The Flash e Besouro Azul, a narrativa do Universo DC nas telonas parece estar em um estado de constante ajuste, lutando para encontrar a fórmula certa para retomar o ritmo estabelecido pelos projetos associados a Zack Snyder e sua versão dos heróis da Liga da Justiça.

    Traição? James Gunn pode levar atores da Marvel para DC após fim dos Guardiões da Galáxia

    Em meio a essa incerteza, a chegada de Gunn à família DC gerou alguma esperança. Seu comprometimento com projetos, como o próximo trabalho para trazer de volta o Super-Homem com um novo ator após a saída de Henry Cavill do papel, demonstra sua disposição para enfrentar desafios e revitalizar personagens icônicos. Seus planos de médio e longo prazo podem não ser do agrado de todos os fãs, mas não há como negar que ele está tentando novas fórmulas quando se trata de reintroduzir esses personagens nos cinemas.

    Veremos o que acontece, mas é uma pena que a controvérsia possa roubar as manchetes neste momento delicado em que seu trabalho como diretor ainda é relevante no panorama cinematográfico atual.

    Warner Bros.

    Um lampejo de esperança

    Em meio à incerteza que cerca o Universo DC no cinema, há projetos que geram expectativas muito positivas tanto do público quanto da crítica e apontam para uma renovação criativa das propriedades intelectuais dos quadrinhos da DC. Paradoxalmente, enquanto as controvérsias e as opiniões ousadas de James Gunn sobre os filmes do Batman estão nas manchetes, projetos como a sequência de The Batman, dirigida por Matt Reeves, e a sequência do Coringa, dirigida por Todd Phillips, parecem ser apostas interessantes e promissoras para o futuro do mundo da DC na tela grande.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top