Minha conta
    Para ver e rever: Este é dos melhores blockbusters da história do cinema - e continua resistindo ao teste do tempo
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Não é sempre que um grande blockbuster de Hollywood é perfeito, mas com esta grandiosa obra, Steven Spielberg criou uma das poucas exceções.

    Assustadoramente, um Tiranossauro Rex se move através da chuva no escuro. Ele ruge, abre a boca e ameaça devorar tudo o que lhe atrapalha. É uma das imagens mais impressionantes e icônicas de Jurassic Park, o filme que levou o cinema de sucesso a um novo patamar há mais de 25 anos.

    Poucos diretores sabem criar imagens tão grandes e inovadoras, mas Steven Spielberg fez isso várias vezes ao longo de sua carreira. Não à toa, seu primeiro mega-sucesso, Tubarão, de 1975, é considerado um dos fundadores do cinema blockbuster. Com Jurassic Park, ele aperfeiçoou a fórmula mágica.

    Jurassic Park: O maior blockbuster de Hollywood?

    Volta e meia, grandes filmes hollywoodianos acabam sendo esquecidos com o passar dos anos, mesmo que tenham feito sucesso nas bilheterias. Definitivamente, não é o caso de Jurassic Park: Steven Spielberg criou um blockbuster para a eternidade que continua a inspirar até hoje - desde a fantástica encenação até o fabuloso elenco e os impressionantes efeitos especiais, que, apesar da idade, resistem sem esforço ao teste do tempo.

    Na obra de Spielberg, o espetáculo está profundamente enraizado no filme

    Universal Studios

    Mesmo em uma época em que tudo já parece possível no cinema, Jurassic Park, lançado em 1993, explora melhor o potencial das telonas do que muitos filmes de super-heróis atuais. A razão para isso é simples: para Spielberg, o espetáculo é profundamente enraizado em seu filme.

    Muitos blockbusters simplesmente nos apresentam cenas bombásticas sem torná-las compreensíveis e tangíveis. Spielberg, por outro lado, nos conduz cuidadosamente às imagens que nos deixam admirados. Na verdade, essas introduções são de tirar o fôlego: antes do T.rex na chuva, o poderoso dinossauro é anunciado por um copo de água trêmulo.

    Uma ideia simples e brilhante: uma imagem discreta à primeira vista, mas ainda mais tangível, prepara o espetáculo antes que Spielberg se perca na fantasia do cinema. A sequência de T.rex magistralmente construída é apenas um dos muitos exemplos que fazem de Jurassic Park um blockbuster perfeito.

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    Ficou com vontade de rever? O filme está disponível em várias nas plataformas: Netflix, Amazon Prime Video e Star+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top