Ficou 35 anos no ar e se despediu entre gafes e fracassos: Até hoje, eu não supero o fim de um dos programas mais queridos da TV
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

O programa chegou ao fim em 2019 após ver seus números despencarem por conta da concorrência.

Reprodução/Globoplay

O Vídeo Show era sinônimo de descontração nas tardes da TV Globo. Exibido logo após o Jornal Hoje, entre 1983 e 2019, programa ficou marcado por quadros icônicos, como o Gentem Como a Gente!, em que Cissa Guimarães transformava entrevistas em bate-papos divertidos, e o Falha Nossa, que reunia erros de gravação das novelas da emissora.

Durante os 35 anos em que esteve no ar, muitos apresentadores passaram pela bancada da atração, incluindo Miguel Falabella, André Marques, Ana Furtado, Zeca Camargo, Otaviano Costa, Monica Iozzi e Angélica. Cada um, com seu estilo, deixou sua marca na história do vespertino – até que, um dia, as luzes do estúdio se apagaram.

Por que o Vídeo Show acabou?

Com o passar dos anos, o que antes era divertido acabou se tornando ultrapassado e repetitivo. A falta de novidades desgastou o formato e até os próprios apresentadores pareciam cansados. Após várias trocas no comando, a última dupla a apresentar o programa foi formada pelos atores Joaquim Lopes e Sophia Abrahão.

Bastava um olhar atento para perceber que a história do Vídeo Show estava prestes a chegar ao fim. O desânimo era visível, e as inúmeras tentativas de atrair o público mais jovem não surtiram efeito, resultando em uma queda significativa de audiência. Para completar, uma série de gafes ao vivo marcou as últimas fases da atração global.

Divulgação/TV Globo

Certo dia, Galvão Bueno fez uma aparição ao vivo para conversar com os apresentadores. Ao cumprimentar individualmente os dois, acabou chamando Sophia Abrahão de Sônia Abrão, apresentadora do A Tarde É Sua, da RedeTV!. O detalhe é que a famosa jornalista da outra emissora era concorrente direta do Vídeo Show nos minutos finais. Que climão!

O nível de desleixo com a atração ficou evidente em outra ocasião, quando o programa já enfrentava uma fase difícil em termos de audiência – e conseguiu até errar o próprio nome durante um merchan.

Na ocasião, Joaquim e Sophia anunciavam um comprimido multivitamínico, mas o letreiro com o nome "Vídeo Show" estava mal instalado na parede do estúdio e acabou aparecendo na telinha como "Vídeo Sohw". Como deixaram isso ir ao ar?

Reprodução/TV Globo/X

Foi então que, em janeiro de 2019, o Vídeo Show se despediu definitivamente da grade da Globo, marcando o fim de um dos programas antigos mais queridos da TV. Sem nada novo, a decisão foi motivada pela baixa audiência, que teve uma média anual de 9,6 pontos em 2018 – perdendo para o quadro A Hora da Venenosa, da Record, que batia 9,9 pontos.

A derrota para a concorrência ficou ainda mais evidente com a saída de Otaviano Costa da bancada em 2018. Em menos de um mês, o Vídeo Show viu seus números despencarem e chegou a perder 27 vezes seguidas para a Record. No fim das contas, nem todo clássico consegue se sustentar para sempre, não é mesmo?

facebook Tweet
Links relacionados