Minha conta
    Velozes & Furiosos, Batman e MCU: Quais as franquias mais longas da história do cinema?
    Vitória Pratini
    Vitória Pratini
    -Redatora | crítica
    Jornalista e cinéfila, Vitória é apaixonada por cultura pop. No AdoroCinema, fez críticas, entrevistas nacionais e internacionais, além de coberturas que vão do Festival do Rio até San Diego Comic-Con. Até hoje espera sua carta de Hogwarts e uma volta na Millenium Falcon!

    Velozes & Furiosos, Universo Cinematográfico Marvel, Batman, Godzilla, 007 e Inovação do Mal estão no páreo, mas qual tem mais filmes? Confira nossa lista!

    Velozes & FuriososMarvel e DC são algumas das franquias mais bem-sucedidas da atualidade, competindo entre si pelos números de bilheteria e também pela maior quantidade de filmes. Mas todos eles perdem feio (ou quase!) para outras sagas que estão há anos na indústria do cinema.

    Alguns têm resistido por décadas em um ritmo razoável; outros cresceram exponencialmente nos últimos anos. O Universo Cinematográfico Marvel, por exemplo, gerou quase tantos filmes em 13 anos quanto a franquia de James Bond em 59 anos.

    Velozes & Furiosos 9: Você reparou nestas referências aos outros filmes da franquia?

    Velozes & Furiosos não é maior franquia da atualidade

    Velozes & Furiosos 9 marca a volta de Dom Toretto (Vin Diesel) e companhia às telonas após uma longa espera. Além de trazer o retorno de personagens queridos da franquia e cenas de ação inacreditáveis, a produção deixa algumas perguntas em aberto que devem ser respondidas no próximo longa-metragem.

    Se você achava que dez filmes para Velozes & Furiosos (incluindo o spin-off Hobbs & Shaw) eram muitos para 20 anos de franquia, não viu nada. A saga de Dom Toretto (Vin Diesel) vai chegar ao fim em seu 11 filme, mesmo prometendo outros spin-offs, ainda assim não chega perto da quantidade de longas-metragens de sagas como Star Wars, Halloween, 007 e Godzilla. Confira abaixo a lista, em ordem decrescente.

    Velozes & Furiosos
    Velozes & Furiosos
    Data de lançamento 28 de setembro de 2001 | 1h 47min
    Criador(es): Rob Cohen
    Com Paul Walker, Vin Diesel, Michelle Rodriguez
    Usuários
    4,4
    Assista agora
    Velozes & Furiosos: Como seria o elenco brasileiro da franquia?

    Invocação do Mal - 8 filmes

    A franquia Invocação do Mal está conosco há oito anos, com oito filmes lançados desde 2013. O capítulo mais recente, Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, estreou no mês de junho nos cinemas. Sem contar que, pelo menos mais dois filmes estão em andamento, então prepare-se para mais acontecimentos paranormais ao lado de Vera Farmiga e Patrick Wilson.

    Jogos Mortais - 9 filmes

    Outra franquia de terror que acumula diversos capítulos é Jogos Mortais, com nove filmes até agora (incluindo o recente Espiral - O Legado de Jogos Mortais, lançado em junho deste ano). O que começou com um thriller de baixo orçamento ambientado quase inteiramente em um único local virou uma trama maior e mais complexa. Tanto que Jigsaw se tornou um ícone do terror moderno e por vários anos havia um novo filme saindo a cada ano.

    Planeta dos Macacos - 9 filmes

    Baseado em um livro francês de 1963, a franquia Planeta dos Macacos já gerou nove filmes durante 49 anos: os cinco originais nas décadas de 1960 e 1970, o remake de Tim Burton em 2001, Planeta dos Macacos, e a série reboot que consiste em três filmes até agora. O mais recente foi lançado em 2017, focando no protagonista Caesar.

    Velozes & Furiosos - 10 filmes

    A franquia Velozes & Furiosos é uma das mais populares e lucrativas do mundo. A mistura de corridas de carro, com cenas insanas e o toque família nos trouxe um total de dez filmes em 20 anos (incluindo o spin-off Hobbs & Shaw). A saga de Dom Toretto (Vin Diesel) vai chegar ao fim em Velozes & Furiosos 11, mas a franquia deve ganhar mais spin-offs, um deles com foco nas personagens femininas.

    Universo Estendido DC - 10 filmes

    O Universo Estendido DC (ou DCEU) lançou dez filmes até agora, em um período de sete anos. Tudo começou com Homem de Aço, em 2014, até Mulher-Maravilha 1984 em 2020, e Liga da Justiça - Snyder Cut, estreando à parte no HBO Max em 2021. Muitos outros projetos estão em andamento, incluindo O Esquadrão Suicida e The Flash. Vale notar que não contabilizamos filmes como Coringa e o inédito The Batman, pois não fazem parte do DCEU, mas sim do Multiverso da DC, também explorado pelo estúdio.

    Universo Harry Potter - 10 filmes

    A saga Harry Potter deixou muita gente com vontade de estudar em Hogwarts. Enquanto os livros e filmes acompanharam sete anos da vida de Harry (Daniel Radcliffe), Rony (Rupert Grint), Hermione (Emma Watson) e companhia, o sétimo e último capítulo da história foi dividido em dois filmes, totalizando oito filmes em 10 anos. Cinco anos depois, chegou aos cinemas a série spin-off Animais Fantásticos, que até agora gerou dois filmes, com mais três longas-metragens planejados.

    Star Wars - 11 filmes

    Este deve ser relativamente fácil de calcular: três trilogias da saga Skywalker equivalem a nove filmes, mais os spin-offs Rogue One e Han Solo, igual a total de 11 longas-metragens de Star Wars. Guerra nas Estrelas foi lançado em 1977, enquanto o capítulo mais recente, A Ascensáo Skywalker, estreou em 2019. São 42 anos em uma galáxia muito, muito distante, e vem mais por aí, com diversos spin-offs.

    Halloween - 11 filmes

    Uma das franquias mais duradouras de terror é Halloween, clássico do subgênero "slasher", com 11 filmes. Criada por John Carpenter e Debra Hill nos anos 1980, a saga apresentou o icônico Michael Myers, um assassino mascarado que silenciosamente espreita a cidade de Haddonfield na noite de Halloween. A produção ganhou um reboot por Rob Zombie em 2007, antes que a linha do tempo original fosse revisitada com Halloween em 2018, com o retorno de Jamie Lee Curtis como Laurie Strode, que vai estrelar mais dois filmes antes de deixar a série.

    Homem-Aranha - 12 filmes

    Ainda que atualmente seja parte do Universo Cinematográfico Marvel, o Homem-Aranha merece sua própria menção. Por anos, o herói foi uma entidade separada. Tudo começou em 1977, com o Homem-Aranha feito para a televisão. Seguiram-se mais dois filmes para a TV, bem como um filme japonês em 1978. Em seguida, vieram os três filmes estrelados por Tobey Maguire nos anos 2000, seguidos pelos dois filmes protagonizados por Andrew Garfield. Desde então, Tom Holland assumiu o manto em Homem-Aranha: De Volta ao Lar e Longe de Casa, e o Cabeça de Teia ainda ganhou uma versão animada que ganhou o Oscar. O total: 12 filmes. Um 13º lançamento, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, estreia ainda em 2021.

    Batman - 13 filmes

    Se os filmes do Batman estão incluídos no DCEU ou não, é uma questão muito debatida. O que sabemos é que o Homem-Morcego tem mais longas que todos os "oficiais" do DCEU juntos, com os mais diversos intérpretes. Isso nos leva a um total de 13 filmes, começando em 1943 com Batman e incluindo as versões animadas de 1993 e Lego Batman. Com exceção de Batman Vs Superman, não consideramos filmes que não sejam "solo" do herói ou não tenham seu nome no título, como Liga da Justiça. Em breve, essa lista vai aumentar com  The Batman, estrelado por Robert Pattinson.

    X-Men - 13 filmes

    Os X-Men pertencem à Marvel, mas eles ainda não foram incluídos no Universo Cinematográfico Marvel, por isso, podem ser contados individualmente. A franquia chega a 13 filmes, incluindo os principais longas de X-Men, bem como a trilogia Wolverine, os dois filmes de Deadpool e o spin-off Os Novos Mutantes. Todos lançados em um período de 20 anos.

    Sexta-feira 13 - 12 filmes

    Jason Voorhees é outro dos mais infames assassinos de filmes de terror de todos os tempos, mas ele nem mesmo aparece o primeiro Sexta-feira 13 (exceto se você estiver contando aquele susto de salto incrível no final). A franquia continuou de Camp Crystal Lake a Manhattan para o espaço. Jason voltou a enfrentar outro ícone em Freddy vs Jason antes que a franquia fosse refeita em 2009. Desde então, Jason não voltou às telas devido a problemas de direitos autorais e olha que só faltou um para Sexta-feira 13 ter 13 filmes!

    Star Trek - 13 filmes

    Apropriadamente, a franquia Star Trek viveu longa e próspera. Começando em 1979, gerou 13 filmes em 37 anos, com um possível novo filme atualmente em desenvolvimento. Se você contar todas as séries de TV (em live-action e animadas), é realmente a mais longa franquia da história.

    Universo Cinematográfico Marvel - 24 filmes

    Com 24 filmes (e contando), o Universo Cinematográfico Marvel está apostando alto para chegar ao primeiro colocado. Tudo começou em 2008 com Robert Downey Jr em Homem de Ferro e, nesse meio tempo, Vingadores: Ultimato superou Avatar como o filme de maior bilheteria de todos os tempos, embora Avatar tenha pego o posto novamente graças a um relançamento. Mas a Marvel em breve estará no topo desta lista, com mais 10 filmes (possivelmente 12 com Blade e Quarteto Fantástico) lançados até 2023.

    007 - 25 filmes

    Na terra de grandes franquias de filmes, 007 ainda reina supremo. Sem Tempo para Morrer será o 25º filme protagonizado por James Bond, interpretado por diversos atores em 59 anos, com a franquia começando em 1962 com Dr No e Sean Connery. Embora Daniel Craig tenha dito que Sem Tempo para Morrer será sua última vez como Bond, o próprio espião não parece estar pronto para se aposentar tão cedo.

    Godzilla - 36 filmes

    A história de Godzilla começou em 1954 no Japão, estendendo-se até os dias atuais. O monstro fictício foi imortalizado em 36 filmes — 32 deles produzidos no Japão e quatro em Hollywood. O mais recente, Godzilla vs Kong, foi lançado no início deste ano e provou ser um sucesso de público.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top