Minha conta
    10 filmes de super-heróis que quase aconteceram

    Doutor Estranho de Guillermo Del Toro? Nicolas Cage como Superman? Leonardo DiCaprio como Homem-Aranha?

    Filmes de super-heróis são a moda do momento. Mas, acredite, a ideia não é nova e diversos projetos já estiveram em desenvolvimento ao longo dos anos, mas acabaram não saindo do papel.

    Confira na galeria acima dez filmes de super-heróis que quase foram para as telonas antes do surgimento do Universo Cinematográfico Marvel, do Universo Estendido da DC e o universo dos X-Men.

    Depois conte para a gente: você sabia que essas produções existiam?

    Você sabia que Nicolas Cage quase foi o Superman? Um projeto de 1996 unia o ator com a direção de Tim Burton e o roteiro de Kevin Smith. Superman Lives nunca chegou a sair do papel. O nascimento do projeto e o cancelamento final foram relatados no documentário de 2015 The Death of 'Superman Lives': What Happened?, com entrevistas com Burton e Smith, assim como imagens de teste de Cage com o uniforme. E o ator até já revelou que acha bom que o filme não tenha se concretizado.

    Antes de Gal Gadot e Patty Jenkins dessem vida à Mulher-Maravilha, diversos projetos sobre a heroína quase saíram do papel. Um deles seria um filme roteirizado por Joss Whedon focado em "como conglomerados gigantes estão comendo o mundo e como somos todos marionetes sob eles". Não é preciso dizer por que a produção não foi aprovada pela Warner Bros., não é mesmo? Pelo menos, o cineasta conseguiu sua entrada no Universo Estendido da DC com a pós-produção de Liga da Justiça.

    Antes de Star Trek e Star Wars, J.J. Abrams escreveu um roteiro para a Warner Bros. nos anos 2000 que reiniciaria a história do Super-Homem e se chamaria Superman: Flyby. O projeto passou por altos e baixos, com McG e Brett Ratner cotados para a direção e inúmeros atores considerados como o herói, incluindo Josh Hartnett, Jude Law, Ashton Kutcher, Paul Walker, Brendan Fraser, Matt Bomer, Jared Padalecki e até o futuro Superman Henry Cavill. Eventualmente, o projeto evoluiu para Superman - O Retorno, mas sem o roteiro de Abrams.

    Já imaginou um filme do Batman proibido para menores? A trilogia de Christopher Nolan chegou perto, mas Darren Aronofsky quase fez o serviço depois do lançamento de Batman & Robin. O diretor de Cisne Negro e Mãe! foi contratado pela Warner Bros. para desenvolver uma história de origem do Homem-Morcego baseado no quadrinho "Batman: Ano Um", ao lado de Frank Miller. Entretanto, a visão do cineasta era muito sombria, até mesmo para Miller, e os executivos da Warner não queriam um filme no qual não pudessem levar os filhos.

    Antes do Universo Estendido da DC, a Warner Bros. tentou seguir os passos iniciais da Marvel e resolveu fazer um filme da Liga da Justiça, contratando George Miller (Mad Max) para comandar a produção. Ele tinha até um elenco: Armie Hammer como Batman, Megan Gale como Mulher-Maravilha e Common como Lanterna Verde; e a promessa de uma batalha épica entre Superman e Diana Prince. Mas o orçamento estourou e o projeto de Justice League: Mortal foi abandonado. Entretanto, a produção deve virar documentário.

    Na vibe de filmes de origem dos X-Men, como Wolverine, já imaginou um filme solo do Magneto? Bem antes de X-Men: Primeira Classe, havia planos para uma prequel de X-Men centrada em uma versão mais nova do Magneto de Ian McKellen. David Goyer (Batman - O Cavaleiro das Trevas) escreveu um roteiro que seria como "O Pianista encontra X-Men", mas esse projeto foi eventualmente substituído pelo filme que introduziu Michael Fassbender como o jovem mutante.

    Desde o início dos anos 90, se fala sobre uma adaptação cinematográfica do Sandman. Em 2013, Joseph Gordon-Levitt anunciou que tinha começado a produzir um filme do personagem, que seria dirigido e estrelado por ele. Porém, o projeto ficou paralisado e, em 2016, Gordon-Levitt abandonou a produção, citando diferenças criativas com a New Line.

    Bryan Singer foi o primeiro a levar os X-Men para as telonas a em 2000, mas, antes disso, Kathryn Bigelow e James Cameron quase fizeram um filme sobre os mutantes de Marvel. O escritor de quadrinhos de X-Men, Chris Claremont, afirmou em entrevista que no início dos anos 90, o plano original era que Cameron produzisse e Bigelow dirigisse um filme de X-Men - com Bob Hoskins interpretando Wolverine e Angela Bassett como Tempestade.

    Depois de tentar dar vida aos X-Men nos cinemas, James Cameron convenceu a Carolco Pictures a comprar os direitos do Homem-Aranha no início da década de 1990 e fez um roteiro que aparentemente incluía muito palavrão, mudava o nome dos vilões, seria protagonizado por Leonardo DiCaprio e trazia até uma cena de sexo entre Peter e Mary Jane no topo da Ponte do Brooklyn. O projeto ruiu quando Carolco entrou em falência, e os direitos eventualmente acabaram com a Sony, que fez o Homem-Aranha de Sam Raimi e Tobey Maguire.

    Doutor Estranho

    Já imaginou como seria um filme sobre o Doutor Estranho dirigido por Guillermo del Toro e escrito por Neil Gaiman? Os dois são amigos de longa data, e quase fizeram um longa sobre o mago supremo do universo Marvel. Mas, era o ano de 2007 – antes do lançamento do primeiro Homem de Ferro – e, aparentemente, a Marvel não estava interessada e só voltou a pensar em Doutor Estranho em 2016. Será que Benedict Cumberbatch toparia fazer essa versão?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top