Minha conta
    Esse anime acabou de completar 27 anos e impactou todo uma geração
    Bárbara Castro
    Bárbara Castro
    -Redação
    Vendo jornalistas em HQs desde criança, Bárbara decidiu dar à profissão uma chance e ficou nela para valer. Hoje, não se envolveria com heróis para suas matérias, já que daria muito trabalho viver ameaçada por vilões. Por isso, é mais uma Andy de O Diabo Veste Prada (sem os perrengues da moda).

    Neon Genesis Evangelion completou 27 anos na última terça-feira (04).

    Tem coisas que nunca esquecemos. Neon Genesis Evangelion é um daqueles animes que sempre vai te deixar marcado de algum modo. Do criador Hideaki Anno, EVA completou vinte e sete anos na última terça-feira (04) e certamente é um dos animes mais importantes para o Japão lançado em 1995.

    Cabeças decepadas e corpos rasgados retornam à Netflix: Adaptação sangrenta de videogame de ficção científica é lançada

    Para quem não conhece, EVA se passa em um futuro distópico onde a terra é ameaçada por Angels (anjos) que querem destruir a humanidade. A NERV é uma força parlamentar que criou robôs gigantes capazes de destruir estes monstros. Porém, os robôs denominados EVAs só podem ser pilotados por crianças. É aí que Shinji Ikari entra. Ele é requisitado pelo pai para ser um dos pilotos do EVA 1. 

    Porque Evangelion é tão impactante?

    Gainax

    Não pense que Neon Genesis Evangelion é só mais um anime de mecha e monstros gigantes a serem destruídos. Hideaki Anno nunca conseguiu completar muito bem o final de Evangelion, e também ele mesmo estava passando por dificuldades e momentos difíceis quando começou o projeto. Isso, no final, acabou passando para a própria história e lore de Evangelion, afetando todos os personagens e, claro, os fãs que assistiam na época. 

    EVA, no entanto, teve seu primeiro “final” com The End of Evangelion, em 1997. O longa recebeu inúmeros prêmios, mas fãs acabaram não entendendo o real motivo e final que Anno propôs. Os dois últimos episódios de Eva e os filmes Neon Genesis Evangelion: Death and Rebirth e The End of Evangelion recebeu críticas mistas por conta do estilo experimental e não-linear, tanto fãs quanto os dubladores acabaram não entendo a conclusão final da obra de Anno. Contudo, as críticas ácidas não diminuíram a popularidade da animação. Pouco antes de Anno revisitar EVA, debates, vídeos e artigos mergulharam no significado de Evangelion, apenas enriquecendo ainda mais a obra.

    Rebuild of Evangelion

    Gainax

    Foi então em 2007, que o criador decidiu revisitar a obra com o objetivo de realmente fazer um final que o deixasse satisfeito. Rebuild of Evangelion consiste em quatro filmes: Evangelion: 1.11 Você (Não) Está Sozinho, Evangelion: 2.22 Você (Não) Pode AvançarEvangelion 3.33: Você (Não) Pode Refazer e por fim Evangelion: 3.0 + 1.01 A Esperança. Os quatro filmes compõem episódios do anime original com melhorias na animação e novos arcos dos personagens. 

    Em entrevista para o site Collider em 2021, o diretor disse:

    Quando chegou a hora de trabalhar no meu próximo projeto, na época, Evangelion era a única opção. E eu realmente tentei fazer várias coisas. Tentei planejar um novo projeto, mas chegou a conclusão de que eu poderia fazer coisas interessantes com Evangelion novamente, e para mim, eu realmente quero fazer algo interessante, a coisa mais interessante. Então, na época, isso era Evangelion. E para o Rebuild eu não queria fazer o mesmo final, isso porque o tempo mudou. O mundo agora é um lugar diferente daquela época. E eu sou diferente. Eu mudei desde então. Então, pensei que poderia fazer algo diferente e interessante de antes.

    Influência na cultura pop

    Gainax

    Hoje, o anime é considerado cult por conta dos temas gerais do enredo, como depressão, religião, complexo de édipo, esquizofrenia e entre outros. Sua influência ajudou muitos outros animes que vieram depois, como Gurren Lagann, e é frequentemente usado em mídias ocidentais. Já a abertura cantada por Yoko Takahashi, chamado “A Cruel Angel's Thesis” é uma das músicas mais reconhecidas pelos fãs de anime em geral. O legado de Evangelion permanece e qualquer um que assistir vai ter sua própria jornada e conclusões, assim como Shinji e o próprio Anno. 

    Neon Genesis Evangelion
    Neon Genesis Evangelion
    Data de lançamento 1995-10-04 | min
    Séries : Neon Genesis Evangelion
    Com Megumi Ogata, Megumi Hayashibara, Kotono Mitsuishi
    Usuários
    3,9
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top