Minha conta
    House of the Dragon: Todos os dragões que apareceram no spin-off de Game of Thrones (até agora)
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.
    Co-escrito com:
    Bruno Botelho dos Santos

    Durante seu longo reinado em Westeros, a Casa Targaryen tinha inúmeros dragões, com aparência e personalidade distintas. Quais a série já mostrou?

    ATENÇÃO: ESTÁ MATÉRIA CONTÉM SPOILER!

    Para a tristeza de todos nós, a 1ª temporada de House of the Dragon chegou ao fim. Ambientada 200 anos antes de Game of Thrones e baseada no livro "Fogo & Sangue" (2018), de George R.R. Martin, a série nos presenteou com vários personagens memoráveis, como Rhaenyra e Daemon Targaryen, Alicent Hightower e até Rhaenys, a "Rainha que nunca foi". No entanto, onde tem Targaryen tem dragão – e já havia sido confirmado que 17 deles apareceriam ao longo do spin-off.

    Diferentes na aparência e na personalidade, esses bichanos vem fazendo bonito sempre que cortam o céu de Westeros. Para entendê-los melhor e conseguir identificá-los, listamos aqui todos que foram apresentados por House of the Dragon até o momento. Confira:

    CARAXES

    Pertencente a Daemon Targaryen (Matt Smith), Caraxes é um imponente dragão de cor rubi que anteriormente serviu a Aemon Targaryen, filho do rei Jaehaerys e tio de Daemon e Viserys I (Paddy Considine). Ele foi apresentado logo no primeiro episódio e, desde então, vem formando uma dupla implacável com seu mestre – sobretudo durante batalhas. Seu apetite insaciável lhe rendeu o apelido de "Verme Sangrento".

    SYRAX

    Syrax é o dragão de Rhaenyra Targaryen (Milly Alcock/Emma D'Arcy). Nenhum outro membro da família montou a criatura, permitindo que ela e sua dona construíssem um vínculo especial e duradouro. Os primeiros passeios com Rhaenyra começaram quando a princesa tinha apenas sete anos, de modo que elas cresceram juntas.

    De escamas amarelas e batizada em homenagem a uma deusa da Antiga Valíria, Syrax também aparece no piloto de House of the Dragon – mais especificamente no primeiro take, quando corta o céu com a jovem Rhaenyra nas costas. Presente em várias outras cenas incríveis, Syrax foi até usada pela dona para intimidar Daemon no segundo episódio e Sor Otto Hightower (Rhys Ifans) no 10º. Ao longo da temporada, descobrimos que Syrax põe ovos, com Daemon colhendo um deles no oitavo episódio.

    BALERION

    Balerion já está morto na linha do tempo de House of the Dragon, mas seu legado permanece vivo, com seu crânio maciço exposto em um altar dentro da Fortaleza Vermelha. A criatura foi originalmente montada por Aegon, o Conquistador. Juntos, eles estabeleceram o controle absoluto em Westeros, influenciando o destino da Casa Targaryen e, portanto, do Trono de Ferro.

    Dragão mais poderoso do universo criado por Martin, Balerion era conhecido por seu ataque de fogo negro, que podia transformar aço, pedra e areia em vidro – não à toa recebeu o apelido de "Black Dread" (algo como "Terror Negro"). Seu corpo emitia uma sombra tão grande que poderia cobrir uma cidade inteira!

    Viserys foi o último a comandar Balerion, o que explica seu vínculo com os restos do bicho. No ano de 93 AC (sigla em inglês para "Depois da Conquista"), ele entrou no Fosso dos Dragões para reivindicar Balerion, que já tinha dificuldades de levantar voar na época. Menos de um ano depois, o dragão morreu. Desde então, o pai de Rhaenyra não conseguiu se conectar com nenhum outro, tornando-se um dos poucos Targaryen que não montam.

    VHAGAR

    Vhagar já se tornou um dos dragões mais conhecidos no universo de Martin, mas talvez você não saiba que ela é a segunda maior da história, perdendo apenas para seu irmão Balerion, o Terror Negro. Este último pertencia a Aegon, o Conquistador, enquanto Vhagar era montada pela rainha Visenya Targaryen.

    A criatura foi mencionada pela primeira vez no segundo episódio, quando Viserys é pressionado a se casar com a pequena Laena Velaryon (Nova Fouellis-Mosé) e resolve ter uma conversa (constrangedora) com ela. Laena revela que Vhagar está viva em algum lugar, embora seja teoricamente grande demais para caber no Fosso dos Dragões. Ao que Viserys responde: "Alguns diriam grande demais para o nosso mundo."

    No sexto episódio, após um salto de 10 anos, vemos que Laena (Nanna Blondell) é a nova dona de Vhagar, em idade bem avançada – o que não impede as duas de voarem alto ao lado de Daemon e Caraxes. No entanto, o vínculo entre elas se parte de maneira drástica: devido a complicações no parto, Laena ordena a Vhagar que a queime viva, para que tenha uma morte honrosa.

    No sétimo episódio, o dragão aparece cochilando em Driftmark (ou Derivamarca) logo depois do funeral de Laena. Até que o segundo filho homem de Viserys e Alicent Hightower (Emily Carey/Olivia Cooke), Aemond (Leo Ashton/Ewan Mitchell), decide se apossar dela na calada da noite, sem mais aguentar as zombarias por não ter seu próprio bicho. Há uma sequência belíssima em que Aemond aprende a controlar Vhagar e experimenta a sensação de voar pela primeira vez.

    Mais tarde, no nono episódio, um Aemond mais velho se gaba do fato de montar o maior dragão de todos (e o único sobrevivente da época de Aegon, o Conquistador). Já no 10º episódio, Vhagar protagoniza uma das cenas mais chocantes e emocionantes da série: voando com seu dono nas costas, ela simplesmente devora Lucerys Velaryon (Harvey Sadler/Elliot Grihault), o segundo filho de Rhaenyra, e seu dragão Arrax.

    MELEYS

    Mais conhecida como "Rainha Vermelha", esta criatura de escamas escarlates pertence a Rhaenys Targaryen, tendo anteriormente servido à princesa Alyssa Targaryen, mãe de Viserys. Sua presença não vinha sendo muito explorada em House of the Dragon, mas tudo mudou no final do nono episódio.

    Pilotada por Rhaenys, Meleys fez uma entrada triunfal durante a coroação do usurpador Aegon II (Ty Tennant/Tom Glynn-Carney), destruindo o piso acima do Fosso do Dragão e quase torrando o clã Hightower. Juntas, Meleys e Rhaenys escapam para Pedra do Dragão com o objetivo de alertar Rhaenyra sobre o golpe orquestrado por Alicent e seu pai Otto.

    SEASMOKE

    Descrito como um "animal cinza pálido", Seasmoke pertence a Laenor Velaryon (Theo Nate/John Macmillan), filho de Corlys Velaryon (Steve Toussaint) e Rhaenys Targaryen (Eve Best). A criatura fez uma breve aparição no terceiro episódio, quando sobrevoa os Degraus com seu dono nas costas, em meio à guerra contra a Triarquia.

    Desde então, o dragão não foi mais visto – e seu paradeiro segue indeterminado. Afinal, como mostrado no sétimo episódio, Laenor escapa pelo Mar Estreito com seu amante, Sor Qarl Correy (Arty Froushan), deixando Seasmoke para trás.

    DREAMFYRE

    Dreamfyre pertencia originalmente a Rhaena Targaryen (filha do rei Aenys I) e agora serve de montaria para outra princesa: Helaena Targaryen (Evie Allen/Phia Saban), filha de Viserys e Alicent.

    Embora Dreamfyre ainda não tenha aparecido na série, sua existência foi confirmada no segundo episódio, justamente quando Daemon rouba um de seus ovos e o leva até Pedra do Dragão para dar a seu falso filho com Mysaria (Sonoya Mizuno). Onde se esconde então o bichano de Helaena? Muito provavelmente no Fosso dos Dragões, em Porto Real.

    SUNFYRE

    Graças a sua chama e suas escamas douradas, Sunfyre leva o apelido de "o Dourado", tendo como montador ninguém menos que Aegon II. Embora não tenha dado as caras no seriado, ele foi mencionado pelo rapaz no sétimo episódio.

    VERMAX

    Conhecemos Vermax ainda adolescente, no sexto episódio de House of the Dragon. Ele pertence a Jacaerys Velaryon (Leo Hart/Harry Collett), primogênito de Rhaenyra, que tenta lhe ensinar o famoso comando "Dracarys", para que cuspa fogo. Na cena, a criatura parece prestes a devorar seu pequeno mestre, mas enfim obedece.

    ARRAX

    De coloração branca perolada, Arrax pertencia ao irmão mais novo de Jacaerys, Lucerys Velaryon. No livro, é descrito como cinco vezes menor do que Vhagar, o que explica a facilidade com que esta última o abocanhou no ar.

    VERMITHOR

    Vermithor, a montaria de Jaehaerys I Targaryen (Michael Carter). Sim, o Velho Rei que vimos no primeiro episódio de House of the Dragon e que escolheu Viserys como seu sucessor, ao invés de Rhaenys.

    Em "Fogo & Sangue", Vermithor é descrito como de cor bronze e dotado de asas igualmente bronzeadas. Não à toa, leva o apelido de "Fúria de Bronze". Foi o terceiro maior dragão de Westeros, perdendo para Balerion e Vhagar. Atualmente, é o segundo maior ainda vivo, atrás somente de Vhagar.

    Vermithor serviu a Jaehaerys até os últimos dias do monarca. Depois permaneceu sem dono e, por décadas, fez morada em uma das cavernas fumegantes do Monte Dragão, um vulcão na ilha de Pedra do Dragão.

    É justamente lá que o vemos pela primeira vez, no 10º episódio. Enquanto Rhaenyra reluta em declarar guerra a Alicent, seu pai Otto e seu filho Aegon II, Daemon decide visitar o bicho em seu refúgio. Ele se aproxima com cautela e cantarolando em Alto Valiriano. Como resposta, Vermithor começa a cuspir fogo enlouquecidamente. Qual será, portanto, seu papel na chamada "Dança dos Dragões"?

    Resta-nos aguardar a 2ª temporada de House of the Dragon. As gravações serão retomadas no início de 2023, com estreia prevista para 2024.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top