Minha conta
    Abbott Elementary: Você vai lembrar de The Office, mas esta comédia indicada ao Emmy segue um caminho singular (Opinião)
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Com 13 episódios, comédia criada por Quinta Brunson já está disponível no Star+.

    Quando foi a última vez que uma série te fez dar boas gargalhadas? Qual foi a última produção que te fez não apenas achar graça das piadas, mas também se divertir amplamente? Talvez a resposta dessas perguntas esteja um pouco distante dos lançamentos mais recentes da televisão e do streaming, mas há uma boa notícia para quem sente essa ausência: a série fenômeno Abbott Elementary, que pode ocupar esse espaço por algumas boas horas (e razões).

    Criada e estrelada por Quinta Brunson, a atração exibida originalmente na TV aberta norte-americana acompanha a rotina caótica de um grupo de professores apaixonados pelo ofício. Naturalmente diferentes entre si, os educadores se reúnem todos os dias pelo amor à educação e também pelo desejo de ver os jovens alunos desabrocharem.

    Abbott Elementary
    Abbott Elementary
    Data de lançamento 2021-12-07 | min
    Séries : Abbott Elementary
    Com Quinta Brunson, Tyler James Williams, Janelle James
    Usuários
    3,2
    Assista agora em Star +

    Referências e inspirações

    A série da ABC bebe claramente nas referências de três das maiores sitcoms das últimas décadas: The OfficeParks and Recreation e Modern Family. Outra série que se reúne ao tom de Abbott é What We Do In The Shadows, mas podemos dizer que o projeto produzido por Taika Waititi também é influenciado pelas demais. De qualquer forma, as quatro são executadas a partir de um falso documentário, ou mocumentário. Se você assistiu uma das comédias ou se aventurou por Westville em WandaVision (episódio 7), vai entender do que se trata.

    Para quem não conhece, trata-se de uma série que faz uma sátira de documentários, utilizando alguns elementos do gênero na ficção. Assim, os personagens se direcionam às câmeras com frequência, narrando seus sentimentos e expressando suas opiniões. O cômico, ainda, é que esse estilo flerta levemente com a quebra da quarta parede, já que constantemente os personagens interagem com as lentes de tal forma que eles aparentam saber que estão em uma sitcom.

    The Office (US)
    The Office (US)
    Data de lançamento 2005-03-24 | min
    Séries : The Office (US)
    Com Rainn Wilson, John Krasinski, Jenna Fischer
    Usuários
    4,5
    Assistir em streaming

    Uma dramédia?

    Para além da comédia, Abbott Elementary traz outro aspecto que funciona como um conector ao todo: seus personagens são carismáticos e críveis o suficiente para carregar a história. A situação em que estão inseridos, de professores de uma escola pública esquecida pela prefeitura, é um drama real de inúmeras pessoas - dos Estados Unidos ao Brasil, claramente. Trata-se de uma situação quase universal, problemas na estrutura educacional de uma região geralmente periférica.

    A partir do empenho de Janine Teagues (Brunson), os demais começam a reconhecer que podem, sim, fazer a diferença no local. Esse aspecto faz com que o drama esteja presente nos 13 capítulos da primeira temporada. Afinal, o humor e o drama fazem parte da vida real e constantemente os dois se entrelaçam de maneira única. Quantas vezes soltamos um “rir para não chorar” em casos de desespero? Questão de perspectiva e um pouco de esperança também.

    TCA Awards corrige injustiça cometida pelo Emmy, veja a lista de vencedores

    A partir dos primeiros episódios, essa carga emocional consegue se manifestar em conjunto do humor de forma simbiótica. Em 22 minutos, duração padrão dos capítulos, há momentos para gargalhar alto e outros para se deixar levar. Vez ou outra o telespectador vai se encontrar emocionado dentro deste turbilhão rápido e eficaz, diretamente das páginas criadas por Quinta.

    Elenco brilhante

    Além da atriz de A Black Lady Sketch Show, o elenco de apoio conta com Tyler James Williams, o protagonista de Todo Mundo Odeia o Chris (ou o carinha que mora logo ali). Para o público brasileiro, que tem um dos maiores fandoms da série criada por Chris Rock, esse reencontro pode ser muito interessante. O ator interpreta Gregory, um professor substituto que lentamente se envolve com a rotina única de Abbott e encontra motivos para mudar.

    Sheryl Lee Ralph, intérprete de Barbara Howard, vive uma professora veterana referência para muitos outros profissionais. Apesar de manter seu amor por ensinar, ela, aos poucos, reconhece que a presença de Janine em sua vida pode reavivar alguns sonhos antigos.

    Diverso e certeiro, o elenco ainda é formado por Chris PerfettiLisa Ann Walter e Janelle James. O trio se destaca amplamente em diferentes tipos de comédia, ainda mais quando se mergulha nas verdadeiras histórias de seus personagens. Da diretora que não tem talento algum para cuidar de uma escola ao jovem gay que procura constantemente aceitação e pertencimento.

    É hit! 

    Abbott Elementary também ganha um enorme mérito por reavivar as noites da TV aberta. Após a estreia da série, a audiência da ABC subiu de 2,7 milhões de espectadores para mais de 7 milhões. Inclusive, desde o final de Modern Family que uma comédia da emissora não era tão bem avaliada.

    Renovada para a 2ª temporada, que tem estreia marcada para 20 de setembro, a série recebeu sete indicações ao Emmy 2022, incluindo nomeações de atuação para Sheryl, Tyler, Quinta e Janelle, além de entrar na disputa de Melhor Série de Comédia e Melhor Roteiro em Série de Comédia.

    Emmy 2022: Onde assistir a todas as séries indicadas?

    Apesar da demora em chegar em solo brasileiro, o que fez parte do público perder o hype e as discussões que tomaram as redes sociais nos últimos meses, é importante que a série esteja disponível em uma plataforma de streaming.

    Para os que irão se aventurar por Abbott Elementary, apenas um aviso: não se engane pensando que os poucos minutos da série proporcionarão apenas sorrisos, pois mesmo que o absurdo conquiste boas gargalhadas (e vários memes), é no drama dos personagens que tudo se torna mais encantador.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top