Minha conta
    Pico da Neblina: 2ª temporada mostra como Brasil "afundou no conservadorismo" (Visita ao set)
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Pico da Neblina, série de distopia brasileira, retornou para sua 2ª temporada na HBO e na HBO Max, com episódios semanais.

    Pico da Neblina retornou para sua 2ª temporada no catálogo da HBO Max e no canal HBO, em episódios semanais. Para quem não se lembra, a série brasileira se passa numa São Paulo ficcional na qual o uso e o comércio de maconha foram legalizados. A convite da HBO Max e da O2 Filmes, o AdoroCinema acompanhou um dia de filmagens da produção da 2ª temporada de Pico da Neblina e conversou com os diretores Quico e Fernando Meirelles, além dos atores Luis NavarroDaniel Furlan e Dexter.

    Nova tecnologia de filmagem e chegada de Pico da Neblina na HBO Max

    Visitamos o set da produção da 2ª temporada de Pico da Neblina, localizado no estúdio da O2 Filmes em Cotia (interior de São Paulo), onde acompanhamos a utilização de uma nova tecnologia de filmagem: um painel de LED que substitui o Chroma key, nas cenas de carro e dentro de um elevador panarâmico.

    "É um jeito mais fácil de produzir, a gente acha o melhor visual possível e só põe essas folhas de vidro ali para criar esse ambiente interno do elevador. Esses paineis de LED são muito bons por causa de sua facilidade para a produção – para as cenas de carro, por exemplo", explica Quico Meirelles, diretor geral de Pico da Neblina, que ainda reforça o conforto e a facilidade no estúdio, além de economia na produção.

    "Tem alguns limites do que dá e o que no dá [como a demora para achar um ângulo mais crível], mas no geral para a produção, a gente está rodando em cinco diarias aqui, o que a gente precisaria de no minimo umas doze ou treze diárias rodando pela cidade. Então é uma economia e uma praticidade".

    Quando Pico da Neblina foi lançado em 2019, poucas pessoas tinham acesso à HBO e HBO Go e, quem tinha, era mais por causa de Game of Thrones. Fernando Meirelles, produtor da série, vê com bons olhos a chegada da HBO Max, o que traz mais público e investimento, consequentemente fazendo com que muitas pessoas descubram a série apenas agora com o lançamento desta nova temporada no streaming.

    "Eu lembro que a 1ª temporada foi lançada meio que concomitante com Sintonia, que é uma serie com universo parecido, periferia de São Paulo. A historia, personagens, enfoque e tom são bem diferentes umas das outras, mas é uma realidade parecida que lida. Com Sintonia, a Netflix na época tinha muito mais alcance que a HBO, então mais gente falava no boca a boca, na internet, agora acho que a HBO Max já tem mais gente assistindo, então torço para que mais gente assista Pico da Neblina", completa Quico.

    2ª temporada de Pico da Neblina se aprofunda na cultura canábica

    Na 1ª temporada de Pico da Neblina, acompanhamos o despertar da economia pós-legalização do uso e do comércio de maconha. Agora, na 2ª temporada, a cultura canábica começa a integrar o cotidiano dos brasileiros, a despeito da resistência de alas mais conservadoras, o que aquece o mercado. Quico Meirelles comentou um pouco sobre o que o público pode esperar da trama nos novos episódios:

    A gente saiu um pouco da discussão desse imediatamente após [a legalização], e partiu pra isso mais naturalizado e como que se desenvolve mais a fundo, a médio prazo, essa lei. E para os personagens, as tramas de cada um e todos eles tem mais coisas a perder [na 2ª temporada], eles estão todos mais no fio da navalha, a trama ta mais intrincada, todo mundo está mais lascado o tempo inteiro

    Biriba (Navarro) vê todos os aspectos de sua vida dominados por CD (Dexter), líder do tráfico que tomou controle não apenas de sua família, mas também de sua loja de cannabis. Levado novamente para o mundo do crime, Biriba se alia a velhos conhecidos em uma tentativa arriscada de articular a queda de CD.

    “O Biriba está muito mais denso e mais complexo, muito mais depressivo ... Ele está vivendo em uma prisão, então como que ele vai resolver essa questão aí com o CD? Uma grande duvida e o grande arco da temporada é como que ele vai conseguir a Pico de volta para ele", conta Luis Navarro, que revela que começou a fazer terapia por sentir o peso de estar todo dia sofrendo na pele do personagem.

    Pico da Neblina vai muito além da legalização da maconha

    Sobre as temáticas da série, Navarro deixa claro que “a maconha é um plano de fundo para retratar a história de uma família negra brasileira, algo que raramente é contado". Para ele, Pico da Neblina "conta essa história de uma familia preta brasileira, com o que é podre ali, o sistema. Independentemente da legalização ou não, o nosso sistema é muito corrupto", esclarece o protagonista da série nacional. 

    O rapper Dexter, que interpreta CD, fala da importância do retrato de seu personagem. "Nós temos muitos Claudios Dias por aí, então é um cara que representa uma pequena parcela da população, de quem vive na informalidade ... Ele vive no perigo. Todos nós que viemos da periferia, pobres e pretos, a gente vive nesse país perigosamente. É uma corda bamba, todo dia e toda hora estamos passando por um momento dificil".

    Daniel Furlan, que interpreta Vini, se mostra preocupado sobre a maneira que Brasil regrediu bastante nessa discussão levando em conta o lançamento das duas temporadas da produção.

    Quando a série foi concebida, quando começou a ser rodada, acho que a legalização da maconha era uma hipótese muito mais tangível do que é hoje. A gente de lá para cá afundou num fosso de conservadorismo e ignorância muito assustador. Então, a série está quase fantástica nesse sentido

    Para Fernando Meirelles, Pico da Neblina é mais sobre a dificuldade de inclusão, mas "subliminarmente, a série contribui para desestigmatizar a maconha".

    Pico da Neblina está disponível na HBO Max, com novos episódios da 2ª temporada todo domingo.

    Pico da Neblina
    Pico da Neblina
    Data de lançamento 2020-08-04 | min
    Séries : Pico da Neblina
    Com Luís Navarro, Daniel Furlan, Henrique Santana
    Usuários
    3,9
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top