Minha conta
    A Favorita: Relembre quem matou Marcelo e tudo o que acontece no final da novela
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Novela mostrou duas versões da mesma história até que a verdadeira vilã fosse finalmente revelada para o público.

    Em A Favorita, novela de 2008 estrelada por Patrícia Pillar e Cláudia Raia, o autor João Emanuel Carneiro sempre escreveu de uma forma que fizesse o espectador duvidar de ambas as protagonistas. Na trama, a rivalidade entre as irmãs de criação atinge níveis extremos, culimando no assassinato de Marcelo (Flávio Tolezani). O homem é marido de Donatela (Raia) e, supostamente, foi assassinado por Flora (Pillar).

    Pela morte de Marcelo, Flora cumpre 18 anos de prisão, volta com sede de vingança e deseja provar que a verdadeira culpada pela morte foi Donatela. 

    No decorrer dos primeiros 60 capítulos conhecemos ambas as versões da história por trás da morte de Marcelo. Por um lado, temos Flora, uma mulher de personalidade amarga e sem papas na língua, insistindo que Donatela não é quem ela diz ser.

    Enquanto isso, Donatela se enxerga como uma vítima completa do passado das duas. Para ela, Flora sempre sentiu inveja de seu relacionamento e, por conta disso, assassinou Marcelo assim que percebeu que o rapaz nunca a escolheria.

    A Favorita
    A Favorita
    Data de lançamento 2008-06-02 | min
    Séries : A Favorita
    Com Cláudia Raia, Patrícia Pillar, Mariana Ximenes
    Usuários
    3,7
    Assista agora

    Quem matou Marcelo, afinal?

    Apesar de toda a ambiguidade da história, é revelado no capítulo 56 que, de fato, Flora é a grande responsável pela morte de Marcelo. No episódio, as rivais se confrontam e Donatela ameaça Flora com uma arma, mas ela não acredita que a irmã seja capaz de ser “uma assassina como ela”. É neste momento que a novela usa o recurso de flashback para nos levar até o dia da morte de Marcelo, quando Flora comete o crime.

    Descobrimos que, pouco antes da morte, Flora procura se acertar com Marcelo, que na época era seu amante, e acabou sendo rejeitada. 

    2008 - 2009 TV Globo / Reprodução

    Pouco antes, Marcelo flagra a amante na cama com Dodi (Murilo Benício) e, durante a discussão, revela que a mulher que sempre amou foi a esposa Donatela. Além disso, Marcelo quer fazer um teste de DNA para descobrir se Lara (Mariana Ximenes) é realmente sua filha. Esta é a motivação para Flora atirar em Marcelo, mas no momento do disparo, Donatela entra na casa.

    A partir disso, descobrimos que Donatela dizia a verdade e também presenciou o crime, principalmente porque durante a confusão Flora atira uma segunda vez em Marcelo. Depois de uma luta entre as duas, Cilene (Elizângela) que também viu tudo aparece e quebra um vaso na cabeça de Flora.

    Qual o desfecho de A Favorita?

    Depois de ser revelada como a grande vilã da história, Flora segue com muito desejo de vingança e faz diversas vítimas ao longo do caminho. Com frases e atitudes maléficas porém icônicas, Flora atribui para si a missão de impedir que Donatela tenha qualquer tipo de final feliz.

    Mais para o fim da novela, Flora decide assassinar Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), o novo amor de Donatela. No entanto, Flora acaba falhando miseravelmente e leva um tiro de Lara, terminando mais uma vez na cadeia. 

    Em que ano passou A Favorita? Relembre como era o mundo na época em que a novela foi ao ar

    Donatela e Silveirinha (Ary Fontoura) armam um plano para Flora, porém, antes de ser presa uma segunda vez, ela mata Dodi. Tudo piora quando a vilã consegue fugir da prisão e aparece no casamento de Donatela e Zé Bob. Durante a festa, Flora esfaqueia Silveirinha, que sobrevive, e foge para a lua de mel de Donatela, momento em que tenta matar Zé Bob. 

    É nesta hora que Lara, filha biológica de Flora mas criada por Donatela desde os três anos, aparece e atinge a mãe com um disparo. Na prisão, desta vez sem chances de escapar, a vilã segue obcecada pela irmã e diz a todas as outras detentas que se chama Donatela. Flora deve passar o resto dos dias em cárcere trabalhando como nunca. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top