Minha conta
    A Favorita: Relembre atores da novela que já morreram
    Bárbara Castro
    Bárbara Castro
    -Redação
    Vendo jornalistas em HQs desde criança, Bárbara decidiu dar à profissão uma chance e ficou nela para valer. Hoje, não se envolveria com heróis para suas matérias, já que daria muito trabalho viver ameaçada por vilões. Por isso, é mais uma Andy de O Diabo Veste Prada (sem os perrengues da moda).

    Tarcísio Meira e Lúcio Mauro são dois dos grandes nomes da dramaturgia brasileira que atuaram na famosa novela de 2008

    Escrita por João Emanuel Carneiro, a novela A Favorita vai ser reprisada em Vale a Pena Ver De Novo, após quase 14 anos de sua transmissão original, em 2008. O período parece muito pouco para alguns, que sentem que os anos vão voando rapidamente. De qualquer forma, a televisão brasileira passou por muitas mudanças, durante as quais grandes atores que estiveram na novela das nove já se foram e deixaram muitas saudades. 

    Em que ano passou A Favorita? Relembre como era o mundo na época em que a novela foi ao ar

    Para quem não lembra a trama da novela, A Favorita segue a ex-dupla sertaneja, Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia), que se reencontram após os anos em que a primeira esteve encarcerada. Na época, a produção da Globo foi bastante aplaudida por seu elenco de atores veteranos. 

     

    Tarcísio Meira - Frederico Copola (Copola)

    Tarcísio Meira é facilmente um dos primeiros nomes lembrados com saudade pelo público que assiste novelas há muto tempo. Em A Favorita, o ator interpretou Frederico Copola, um senhor jovial que abre uma biblioteca pública na garagem de sua casa. Protagonista de inúmeras produções, o ator contracenou com sua esposa, Glória Menezes, também na novela de 2008. Em 2021, o ator faleceu devido a complicações da COVID-19.

     

    Suzana Faini - Iolanda Marelo Copola

    Ex-bailarina, a atriz Suzana Faini teve uma longa carreira. Em A Favorita, contracena com Tarcísio Meira, dando a vida a Iolanda Copola, esposa do personagem e mãe de Catarina (Lilia Cabral), Lorena (Gisele Fróes) e Cida (Claudia Ohana). A atriz faleceu recentemente em abril de 2022 devido a complicações da doença de Parkinson.

     

    Lúcio Mauro - José Gentil (Sabiá)

    Apesar de não ter aparecido muito ao longo da trama da novela de 2008, Lúcio Mauro teve uma carreira extensa em sua vida. Atuando desde 1960, o ator fez Caminho das Índias, Paraíso TropicalDona Flor e Seus Dois Maridos e muitas outras produções. Em 2019, o Lúcio morreu devido à falência de múltiplos órgãos.

     

    Nelson Xavier – Edvaldo

    Em uma "pontinha" interpretando Edvaldo na novela, Nelson Xavier começou a atuar em 1967, sendo sua primeira novela Sangue e Areia. Sua última, Babilônia, no entanto, também foi uma participação especial. Infelizmente, Nelson veio a falecer em 2019. 

     

    Walmor Chagas – Dr. Dante Salvatore

    O personagem de Walmor Chagas, o Dr. Dante Salvatore, não apareceu em muitos capítulos da novela, mas também não foi esquecido. Sua última atuação, no entanto, foi na famosa novela Mutantes - Promessas de Amor, quando decidiu sair da televisão. O ator faleceu em 2013. 

     

    Luiz Baccelli – Darcy Queiroz

    Luiz Baccelli fez uma pontinha como Darcy Queiroz em A Favorita, mas o ator apareceu em muitas outras novelas, nem sempre no elenco principal. Ao todo, participou de 14 novelas e muitos anos de carreira. O ator nos deixou ainda cedo, aos 69 anos, em 2013.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top