Minha conta
    Como PCC funciona? Documentário na HBO Max quer "abrir mão de visão extremista" para entender facção, diz diretor (Entrevista Exclusiva)
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O AdoroCinema entrevistou exclusivamente Joel Zito Araújo, diretor da série documental PCC - Poder Secreto da HBO Max.

    PCC - Poder Secreto, série documental que conta a trajetória histórica da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), está disponível exclusivamente no catálogo da HBO Max. Com quatro episódios, é baseada no livro Irmãos: Uma História do PCC, de Gabriel Feltran, e dirigida por Joel Zito Araújo – que concedeu uma entrevista ao AdoroCinema, falando sobre a produção original da HBO Max.

    Na série documental, acompanhamos a trajetória do PCC, originado no ambiente prisional de São Paulo, que detém hegemonia criminal no maior estado do Brasil e segue em rápida expansão em todo o país. Os episódios contam, em ordem cronológica, a história da facção desde sua fundação até os dias atuais. 

    Segundo Joel Zito Araújo, PCC - Poder Secreto apresenta um panorama inédito, e importante, sobre a facção em comparação com diversos livros, reportagens e documentários sobre o assunto.

    Quase tudo que vi sobre o tema, antes de dirigir a série, só dá visibilidade a um lado da história, a visão policial. A originalidade de nosso trabalho é que a nossa preocupação era apresentar o ponto de vista dos principais envolvidos, ou seja, o Estado, O PCC e as pessoas nas periferias e nas prisões que são atravessadas pela guerra entre polícia e PCC

    Para isso, a produção entrevistou procuradores, promotores, carcereiros, donas de casa, empresários, e integrantes / ex-integrantes do PCC. "Este foi o nosso grande desafio, apresentar uma narrativa equilibrada entre estes diferentes pontos de vista", conta o diretor.

    Com uma longa carreira em produções nacionais independentes que discutem a questão racial na sociedade brasileira, Joel Zito Araújo foi convidado por Gustavo Melo, produtor da série, que lhe enviou o livro de Gabriel Feltran, e logo despertou seu interesse.

    Reprodução / Instagram

    "Quando li, vi que era mais um assunto que me interessava abordar, especialmente porque, com o foco que tenho de entender a questão racial brasileira, a série me abriria um universo novo, o poder e sedução do mundo da criminalidade e também como os jovens negros entram nisto", pontua o diretor.

    "É sabido por todos que a maioria da população carceraria é constituída por pessoas de origem negra e indígena. Foi assim que me identifiquei com o tema, e vi que poderia contribuir em alguma coisa", conta sobre o projeto.

    PCC - Poder Secreto analisa surgimento e funcionamento da facção

    A história do PCC é marcada por muitos mitos e desinformação em nossa sociedade, então a série documental se aprofunda em seu surgimento e no funcionamento, apresentando sua lógica interna, códigos de conduta e estrutura, complexidades que para Joel Zito Araújo eram fundamentais no retrato. 

    Acho que o Brasil embarcou em uma canoa errada, em políticas de combate à criminalidade baseada na brutalidade pura e simples, e no encarceramento massivo. E o PCC surge desta distorção política, se alimenta e se expande aproveitando deste erro. A melhor forma de enfrentá-lo é entender corretamente como a facção funciona, e sua ideologia. E abrir mão de uma visão extremista e de desrespeito aos direitos humanos da população de periferia e da população carcerária

    Para o diretor, um dos principais problemas relacionados ao surgimento e fortalecimento do PCC é a visão equivocada de que o encarceramento em massa resolve o problema da criminalidade no Brasil.

    "Este tipo de ação, normalmente, só pune os mais pobres e necessitados. Devemos ter respeito pelos presos, e entender que o aprisionamento em si já é uma punição. E buscar maneiras de reintegrar aqueles que desejam ser reintegrados, e não fazer das prisões verdadeiros infernos", analisa sobre a situação.

    Com carreira desde o final dos anos 80 com a produção de curtas e média-metragens, Joel Zito Araújo é conhecido por A Negação do BrasilFilhas do Vento e Meu Amigo Fela, e chega a um momento importante como cineasta, em cartaz nos cinemas com o filme O Pai da Rita estrelado por Ailton Graça, ao mesmo tempo que faz sua estreia no streaming com a série documenal PCC - Poder Secreto na HBO Max.

    "Estou no apogeu de minha carreira, podendo mostrar ao público duas facetas diferentes do meu trabalho e aprendiz enquanto cineasta, a minha criação como diretor de ficção, e no caso de O Pai da Rita estreando no gênero comédia, quase uma comédia musical, e no documentário mergulhando em um campo que nunca tinha estado antes, a questão da criminalidade no Brasil", celebra Joel Zito.

    "Já tenho o retorno das pessoas que estão vendo O Pai da Rita nos cinemas, e é excelente. As pessoas saem leves e amando o filme. Agora vamos ver o retorno de uma série feita para refletir e pensar o Brasil. Espero que as pessoas amem também", finaliza.

    PCC - Poder Secreto
    PCC - Poder Secreto
    Data de lançamento 2022-05-26 | min
    Séries : PCC - Poder Secreto
    Usuários
    3,4
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top