Minha conta
    How I Met Yout Father: Por que o spin-off com Hillary Duff não vingou no Brasil? (Opinião)
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Com dez episódios, primeira temporada da série está disponível no catálogo do Star+.

    Depois de uma longa espera, a primeira temporada de How I Met Your Father finalmente está completa no Star+. Lançada em janeiro deste ano nos Estados Unidos, a série derivada de How I Met Your Mother chegou ao Brasil há dois meses.

    Agora que os primeiros episódios da nova comédia já estão disponíveis, uma questão acerca da atração surge: por que o spin-off com Hillary Duff não teve o mesmo sucesso da produção original?

    Alguns fatores podem explicar a falta de engajamento do público na sitcom que homenageia, ao mesmo tempo em que expande, uma das séries norte-americanas mais aclamadas dos últimos anos.

    Qual é a história de How I Met Your Father?

    A produção mostra um futuro próximo, quando Sophie (Duff) conta ao filho a história de como conheceu seu pai. Ela nos leva de volta ao ano de 2021, quando ela e seu grupo de amigos estão na época de descobrir quem são, o que querem da vida e como se apaixonar na era dos aplicativos de namoro e das limitadas opções.

    Depois de muitos encontros ruins, ela pede ajuda dos amigos para finalmente encontrar o cara certo. Sophie divide apartamento com sua melhor amiga Valentina (Francia Raisa), uma estilista impulsiva que tem sido perseguida pelo apaixonado Charlie (Tom Ainsley). Além disso, ela também é amiga de Jesse (Christopher Lowell) e Sid (Suraj Sharma), que moram no antigo apartamento de Ted, Marshall e Lily. Jesse tem uma irmã adotiva recém-divorciada, Ellen Gilbert (Tien Tran), que se torna colega de apartamento de Charlie.

    No futuro, a versão mais velha de Sophie (Kim Cattrall), está contando para os filhos a verdadeira história de como finalmente encontrou a pessoa certa.

    Marcas do tempo

    Primeiramente, vale pontuar que existe um mix temático quando o assunto é a temporalidade da narrativa. Ao mesmo tempo em que a proposta de HIMYF é apresentar uma trama moderna, recheada de dilemas contemporâneos, em um mundo onde o amor líquido reina impulsionado pelos aplicativos de relacionamento, a forma como isso é tratado não desenvolve as camadas deste avanço na tecnologia e, consequentemente, nas relações humanas.

    Não que o assunto não seja tocado ao longo dos dez episódios, mas em diversos momentos há uma sensação de que existe um esforço muito grande para transparecer tal modernidade, e emular o fresh que a juventude de 2022 representa.

    How I Met Your Father vai ter 2ª temporada? Conheça o futuro da série estrelada por Hilary Duff e saiba onde assistir

    Essa mesma questão também é tensionada a partir do estilo linguístico da “comédia de situação”. Por mais que exista um quê de nostalgia ao apresentar o derivado no mesmo estilo do projeto original, como uma série multicâmera - com direito aos constantes risos de fundo - essa escolha técnica mina parte do objetivo em oferecer um produto novo, aos moldes das inovações vistas na TV contemporânea.

    A baixa exploração nestes conceitos deixa a série muito aquém de sua própria premissa, além de se ancorar nos conceitos pré-estabelecidos de sua antecessora. Essa dissonância entre temática e linguagem podem causar certa estranheza no telespectador.

    Lançamento tardio

    Outro ponto, e aqui vai o destaque para o público brasileiro, é a demora na entrega dos episódios em solo nacional. O último episódio do spin-off foi exibido em 15 de março em solo estadunidense. Já no Brasil, com exibição semanal, a série teve seus capítulos dispostos durante cerca de dois meses após a estreia dupla. A season finale foi lançada apenas na última quarta-feira, quase dois meses após o encerramento no streaming Hulu.

    O principal público de HIMYF acompanhou a série anterior ao longo dos últimos anos e, assim como qualquer outra atração lançada em streaming, tem sua significativa parcela de internautas que acompanham as redes sociais oficiais da atração, bem como a entrada de seus temas quando a série eventualmente chega aos trends mundiais.

    How I Met Your Father: "A série original foi incrível, mas é um formato novo", diz Hilary Duff sobre spin-off (Entrevista)

    Quando uma produção como essa demora três meses para chegar ao País, muitas informações, incluindo spoilers, easter-eggs e participações especiais, são divulgadas por veículos internacionais e acabam interferindo na experiência do público que ainda não teve acesso ao conteúdo.

    Atualmente, muitas séries são contempladas por lançamentos mundiais, como Euphoria, The Flight Attendant, Round 6, La Casa de Papel, A Roda do Tempo, Cavaleiro da Lua, Pachinko, entre outras. A experiência coletiva da audiência ganha um aspecto global e inclusivo quando tais estreias acontecem simultaneamente em diversos países.

    Personagens

    Os novos personagens do universo de HIMYM apresentam um aspecto há muito pedido pelos fãs: diversidade. Composto, inclusive, por mais mulheres do que homens, o elenco consegue atender diferentes etnias, orientações sexuais e aspectos importantes não vistos na trama original. Afinal, trata-se de uma série passada em Nova York, metrópole conhecida por sua pluralidade abrangente.

    Talvez pelo baixo número de capítulos, o desenvolvimento do novo grupo sofre com algumas decisões criativas com o primeiro ano da trama. Renovada, sabe-se que a série ganhará uma segunda temporada em breve com o dobro de episódios.

    Enquanto temos uma protagonista que foge de algumas problemáticas de Ted Mosby (Josh Radnor), algumas mecânicas na relação entre seus amigos pode soar um tanto forçado em diversos momentos. Ao pensar que este primeiro ano se ancora em algumas fórmulas da obra original, mesmo com ótimas atualizações, há sempre um eco do passado nessas relações.

    Apesar disso, até o desfecho da temporada, a trama leva todos ao clímax dos arcos apresentados inicialmente: casamento, términos, reencontros e uma bem-vinda participação especial coroam esse agridoce final. Não é que How I Met Your Father seja uma série ruim. De jeito nenhum! Mas repete alguns erros em uma inevitável comparação com a obra criada por Carter BaysCraig Thomas no longevo 2005. Há potencial, há comédia e há coração.

    2ª temporada

    Com a chegada de uma nova leva de episódios, e, assim, a chance de se reinventar, How I Met Your Father pode surpreender ao, finalmente, entregar aquilo que os fãs mais esperam: a conexão real com um grupo de amigos a partir de uma atração totalmente nova - mesmo que ainda, obviamente, atenda aos desejos nostálgicos do público.

    Por enquanto, o Hulu ainda não divulgou a data ou a previsão de estreia da nova temporada.

    How I Met Your Father
    How I Met Your Father
    Data de lançamento 2022-01-18 | min
    Séries : How I Met Your Father
    Com Hilary Duff, Chris Lowell, Francia Raisa
    Usuários
    3,5
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top