Minha conta
    Pantanal: Maria Bethânia e Almir Sater vão cantar tema de abertura; veja como será a trilha sonora da novela das 9
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Escrito por Bruno Luperi, remake de Pantanal estreia em 28 de março na Rede Globo.

    A música é parte essencial da novela Pantanal. Conduzida por Marcus Viana em sua versão original, a trilha sonora também terá um papel importante no remake de Bruno Luperi. A partir da escolha de apenas músicas nacionais, Rogério Gomes, diretor artístico do projeto, disse em coletiva de imprensa realizada há algumas semanas que o processo musical foi composto ao unir traços originais com a “busca de modernidade em alguns lugares”.

    "Acho que na trilha da novela, vamos tentar preservar algumas coisas”, revelou Rogério, que deixou a Rede Globo há alguns dias. “Ela é muito característica, ela é ‘terra’. Na época também foi muito marcante. A gente buscou o  mesmo conceito de antes. Quando você fala de Pantanal, você fala de terra, você vai mais nos violeiros. Existe uma contemporaneidade que a gente buscou, da mesma forma que a novela está sendo atualizada, mas não tem  como fugir muito”. 

    Pantanal: Autor enfrentou desafio para trazer a trama aos dias atuais e honrar legado da novela original; entenda

    Ele ainda acrescentou: "Como a gente quer fazer homenagens, a gente quer deixar códigos da outra novela. A trilha musical é um lugar que a gente quer homenagear, quer codificar com trinta anos atrás. O conceito é esse." 

    A presença de Almir Sater, que esteve na versão de Benedito Ruy Barbosa, e retorna agora, é um capítulo à parte. Almir vive o chalaneiro, Eugênio, que leva e traz as pessoas ao Pantanal e, por isso, passa por quase todos os núcleos. Dentre os duetos especiais, o público terá a oportunidade de ouvi-lo tocar ao lado de Chico Teixeira (filho do parceiro de estrada de Almir, Renato Teixeira), que dará vida ao peão Quim na primeira fase da novela. Já durante as famosas rodas de viola que marcaram a segunda fase da versão original, Eugênio participa ao lado de Tibério (Guito) e Trindade, papel de Gabriel Sater, que encara o desafio de refazer o personagem original de seu pai.

    Maria Bethânia e Almir Sater na abertura de Pantanal

    Na nova versão da novela, Maria BethâniaAlmir Sater darão voz à música entoada por Marcus Viana há cerca de trinta anos. Marcus, inclusive, celebrou a escolha dos novos intérpretes.  

    "É a canção de abertura de uma novela inesquecível e que terá uma releitura deslumbrante, de uma música muito inspirada, muito bonita, do fundo do coração do Brasil. É uma gravação que me comoveu, porque voltei a cantar com a viola do Almir Sater, isso é muito importante para mim, ele é um dos maiores músicos do Brasil, um grande compositor. É uma honra esse convite, fiquei bastante contente de fazer uma música poderosa, uma música forte", disse Bethânia ao Gshow. 

    Pantanal tem história familiar impressionante nos bastidores: Entenda como surgiu a ideia de fazer o remake

    “Faço um solo de viola, participando como músico. Uma honra enorme. Eu gostei muito de gravar 'Pantanal' com Bethânia. Eu, Bethânia e ‘Pantanal’ temos uma relação antiga. Quando eu fiz a música 'Tocando em frente' para entrar como um dos temas da novela, 30 anos atrás, ela me ligou perguntando se eu tinha alguma música nova. Falei sobre essa e ela pediu que eu cantasse por telefone. Cantei e na mesma hora ela disse que a música era dela. E assim foi. Ela gravou bonito, foi um dos temas de ‘Pantanal’ naquela época. Agora participamos juntos dessa regravação fechando nosso ciclo ‘Pantanal’. Fiquei feliz, a gravação ficou muito bonita”, contou o músico ao veículo da Rede Globo.

    Relembre a abertura antiga

    Composta por imagens da região, a abertura original apresentava os animais que envolvem a narrativa do Pantanal, assim como importantes transições que remetiam à trama. A nova versão será apresentada apenas em 28 de março, data de estreia da novela.

    Pantanal (2022)
    Pantanal (2022)
    Data de lançamento 2022-03-28
    Séries : Pantanal (2022)
    Com Marcos Palmeira, Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa
    Usuários
    3,4
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top