Minha conta
    Pantanal: Autor enfrentou desafio para trazer a trama aos dias atuais e honrar legado da novela original; entenda
    16 de mar. de 2022 às 13:03
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Com autoria de Bruno Luperi e direção artística de Rogério Gomes, a nova versão de Pantanal estreia na Rede Globo em 28 de março.

    Baseada na novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida em 1990 na TV Manchete, a nova versão de Pantanal está chegando ao horário nobre da Rede Globo. Escrita por Bruno Luperi, neto do autor original, o folhetim tem direção artística de Rogério Gomes, e um elenco estelar composto por artistas como Juliana Paes, Alanis Guillen, Marcos Palmeira, Dira Paes, Bruna Linzmeyer, Renato Góes, Karine Teles, Osmar Prado, Almir Sater, Jesuíta Barbosa, entre outros. 

    Tratando-se de uma adaptação, a história original terá grandes mudanças para que a trama vista há trinta anos possa se encaixar no tempo presente. Em recente coletiva de imprensa do lançamento da novela acompanhada pelo AdoroCinema, Bruno comentou que esse salto no tempo deve ser visto na história como um todo e que, apesar da atualização na narrativa, a essência de Pantanal será mantida. 

    O legado de Pantanal

    "Esses trinta anos que se passaram são fundamentais, o tempo é um agente fundamental para o Pantanal, pois ele influenciou não só a questão social e a relação humana. Temos vários adventos que surgiram nos últimos trinta anos", comenta o escritor indicado ao Emmy Internacional por Velho Chico. "Há trinta anos, a grande inovação tecnológica de comunicação era o rádio, no Pantanal. Mal tinha luz, era tudo gerador… hoje nós temos uma outra realidade. A internet chega, as barreiras diminuem, as fronteiras quase desaparecem. Mas, em termos de dramaturgia, a gente precisa manter aquele mesmo universo, então a fazenda do Pantanal se torna mais idílica, onde o José Leôncio está esperando pela volta do pai."

    Pantanal: Por onde anda o elenco da novela original? Atriz foi escalada para série na Netflix

    Bruno explica que o personagem deixa o local da mesma maneira como o pai gostaria, "na expectativa de que no dia que o pai voltasse, reassumisse essa fazenda". Ele completa: " Isso era uma coisa que antigamente não precisava ter, essa ferramenta. Esse barreiramento do tempo era uma questão quase geográfica da região. Hoje foi uma escolha arbitrária. Traz um certo anacronismo deliberado para o José Leôncio que antes não tinha. Então, o José Leôncio progride comunicamente para fora do Pantanal, que é onde ele precisa ganhar o dinheiro dele, onde precisa fazer esse salvo-conduto." 

    A grande distinção da nova versão para a anterior está na presença do tempo como um recurso linguístico, inerente à trama. "É a mesma história que estamos contando, mas trazemos ela trinta anos para frente. O advento do tempo é bem presente. A ideia é que aquela discussão feita, aquela dramaturgia de trinta anos atrás, do meu avô na versão original, aconteça à luz do nosso tempo. Essa é a grande diferença." 

    O maior desafio da produção

    Essa mudança também terá um acompanhamento de outras questões. Como indica o autor, "dilemas de hoje e alguns assuntos que passaram, que dataram, que envelheceram e não fazem mais sentido são reorganizados", assim como comportamentos que mudaram ao longo desse período. Para ele, este é o maior desafio da produção. "A ideia é que os personagens, a essência e a dramaturgia permaneça a mesma. É uma obra prima! Essa é a grande dificuldade do texto: respeitar esse clássico e reinterpretá-lo trinta anos depois. De certa maneira foi o grande desafio do texto, preservar a essência do original, mas acredito que deu certo."

    Remake de Pantanal: Veja quem é quem no novo elenco da novela da Globo

    Em outra ocasião, Rogério Gomes, diretor artístico, também comentou esse ponto da nova versão da novela. “Hoje em dia, temos a tecnologia a nosso favor. Na época, Jayme Monjardim fez muito bem a novela, foi ousado, fez um desenho de produção diferente, mesmo com toda dificuldade. Hoje, as câmeras são menores, temos drones, câmeras para dentro d’água, a qualidade de captação é outra, é tudo muito mais moderno que antes. Você consegue captar imagens do Pantanal de maneira diferente daquela época, quando eles não tinham esses recursos”. 

    Substituindo Um Lugar ao Sol, a nova versão de Pantanal estreia em 28 de março, na faixa das nove. 

    Pantanal (2022)
    Pantanal (2022)
    Data de lançamento 28 de março de 2022
    Séries : Pantanal (2022)
    Com Marcos Palmeira, Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa
    Usuários
    3,5
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top