Minha conta
    Luke Skywalker foi dublado por um computador em The Mandalorian e O Livro de Boba Fett: "Sua voz não é real"

    Luke Skywalker, interpretado por Mark Hamill na franquia Star Wars, participou das séries The Mandalorian e O Livro de Boba Fett.

    Atenção, contém spoilers de O Livro de Boba Fett!

    Os fãs de Star Wars enlouqueceram quando Luke Skywalker (Mark Hamill) apareceu na 2ª temporada de The Mandalorian, totalmente recriado em efeitos visuais para apresentar a versão jovem do ator que vimos na primeira trilogia de filmes da franquia. O Livro de Boba Fett surpreendeu o público novamente com mais uma participação especial de Luke em seu sexto episódio, mas muitos não sabem uma particularidade da produção: foi usada inteligência artificial para recriar a voz de Mark Hamill nas duas séries do Disney+.

    Star Wars: Mark Hamill reage a sua audição para Luke Skywalker

    "Algo que as pessoas não perceberam é que sua voz não é real. Sua voz, a voz do jovem Luke Skywalker, é completamente sintetizada usando um aplicativo chamado Respeecher", revelou o criador de The Mandalorian e O Livro de Boba Fett, Jon Favreau, no especial Disney Gallery / Star Wars: The Mandalorian.

    Com a voz de Mark Hamill foi recriada em Mandalorian e O Livro de Boba Fett?

    O editor de som Matthew Wood – que também apareceu na tela em The Mandalorian como Bib Fortuna – deu mais detalhes sobre como eles criaram uma estranha réplica digital da voz mais jovem de Mark Hamill.

    "É uma rede neural na qual você alimenta informações e ela aprende. Então, eu tínhamos material de arquivo de Mark [Hamill] naquela época. Tínhamos ADR gravados de forma limpa dos filmes originais, um livro em fita que ele havia feito nessas épocas, e então também jogos de rádio de Star Wars que ele fez naquela época. Eu consegui obter gravações claras disso, alimentá-lo no sistema e eles conseguiram dividir e alimentar a rede neural para aprender esses dados", explica o editor de som Matthew Wood.

    De personagem coadjuvante a protagonista de série: Relembre a história de Boba Fett em Star Wars

    Ou seja, ao invés de de contratar Mark Hamill para gravar novas linhas diálogos de diálogos em The Mandalorian e O Livro de Boba Fett, usando truques digitais para ajustar o tom de sua voz, a equipe da Lucasfilm criou digitalmente (com inteligência artificial) novas linhas de diálogo com arquivos que eles tinham do ator. Existe a possibilidade de que a Disney esteja usando essas duas produções como uma oportunidade para refinar seu uso de tecnologias de clonagem de voz digital com o Respeecher.

    De qualquer forma, fica nítido como faltam inflexões vocais e emoção na voz recriada de Luke Skywalker por inteligência artificial em comparação com a versão real de Mark Hamill. Ele pode não ter tido tempo para dublar novamente Skywalker, mas seus diversos trabalhos na carreira de dublagens e narração tornariam possível que o ator recriasse de maneira eficaz uma versão mais jovem do personagem.

    Baseado na franquia Star Wars, O Livro de Boba Fett acompanha o caçador de recompensas homônimo (Temuera Morrison) e o mercenário Fennec Shand (Ming-na Wen) enquanto eles viajam pelo submundo da galáxia e tentam reconquistar o território de Jabba the Hutt. No passado, depois de quase morrer na cova de Sarlacc e ter sua armadura de mandaloriano roubada, Boba Fett é capturado por um grupo de Tuskens. Mas depois de salvar uma criança ameaçada por uma criatura de areia, ele conquista a confiança deles. No presente, Fett e Shand buscam impor sua autoridade em Tatooine e coletar tributos de outros criminosos, mas seu poder é colocado em risco quando são encurralados por assassinos que também querem comandar o território de Hutt.

    O final da temporada de O Livro de Boba Fett será lançado nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, no Disney+.

    O Livro de Boba Fett
    O Livro de Boba Fett
    Data de lançamento 2021-12-29 | min
    Séries : O Livro de Boba Fett
    Com Temuera Morrison, Ming-Na Wen
    Usuários
    3,6
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top