Minha conta
    The Mandalorian pode consertar erros da franquia Star Wars?

    Séries do Disney+ podem funcionar como a trilogia prelúdio da saga.

    The Mandalorian iniciou um universo de séries de Star Wars no Disney+. Mas será que a produção poderia consertar erros da nova trilogia estrelada por Daisy Ridley, John Boyega e Oscar Isaac? Ou pelo menos explicar potenciais furos de roteiro em O Despertar da ForçaOs Últimos JediA Ascensão Skywalker? O criador da série, Jon Favreau, parece acreditar que sim.

    Em uma entrevista recente com o Writers 'Guild of America, Favreau — conhecido como também o Happy do Universo Cinematográfico Marvel — disse: "The Mandalorian herda muito das histórias existentes de Star Wars e, quando escrevo, esse contexto é sempre levado em consideração. Ficou claro que, dentro da continuidade estabelecida, certas coisas provavelmente aconteceriam".

    Mas o que isso quer dizer no contexto geral da saga Star Wars? Afinal, a cronologia da franquia, assim como as surpresas e spoilers, serão entendidas de forma diferente dependendo da ordem em que os espectadores assistem aos filmes e às séries.

    Séries do Disney+ serão como a trilogia prequel?

    Calma, estamos falando no bom sentido. As trilogias prequels de Star Wars, lançadas entre 1999 e 2005, retêm grande parte do ódio do fandom da franquia — especialmente Jar Jar Binks, coitado. No entanto, os filmes estrelados por Natalie PortmanEwan McGregorHayden Christensen cumprem seu objetivo maior: explicar a história de fundo da trilogia clássica.

    Tanto que o serviço de streaming está abraçando o passado e trazendo de volta os personagens de McGregor e Christensen para a série Obi-Wan Kenobi para expandir essa conexão.

    O que esperar do retorno de Anakin Skywalker na série Obi-Wan Kenobi, do Disney+?

    De certo ponto de vista, as próximas séries de Star Wars no Disney+ são exatamente como os prelúdios. AhsokaRangers of the New Republic e a 3ª temporada de The Mandalorian estão prontas para consertar a história de O Despertar da Força e tudo o que veio depois (e até sanar as dúvidas). Aqui está o porquê.

    2ª temporada de The Mandalorian responde a muitas perguntas dos fãs

    Lucasfilm

    Na 2ª temporada de The Mandalorian, vimos justamente o que Favreau comentou, sobre a continuidade de Star Wars ser um componente ativo de como as histórias são criadas. Perguntas como: "O que aconteceu com Boba Fett?", "O que há com diferentes Mandalorianos?" ou "Onde está Luke Skywalker?" foram não apenas abordadas, mas incorporadas ao principal impulso narrativo de toda a temporada. Isso pode ter deixado a 2ª temporada de Mando (Pedro Pascal) um pouco menos acessível para os espectadores sazonais, mas não é como se qualquer fã de Star Wars pudesse dizer que a série não segue o cânone.

    Ainda assim, aderir ao cânone e tentar explicá-lo ativamente são duas coisas diferentes. E parece que uma grande reformulação do cânone de Star Wars está em andamento. Disney e Lucasfilm já disseram que, tal como na Marvel e no Arrowverse, várias dessas séries se unirão em algum tipo de evento crossover. Mas que evento seria esse? Seria um saído diretamente da terceira trilogia?

    Séries do Disney+ podem ter crossover com trilogia nova

    Lucasfilm

    Os eventos da trilogia que começa em O Despertar da Força parecem quase intencionalmente evitar nos levar a qualquer planeta com uma grande população. Na verdade, toda a trilogia de Rey evita planetas familiares e, em vez disso, concentra-se em planetas que estão na extremidade do espaço (Jakku) protegidos por criminosos corruptos (Canto Bight / Cantonica) ou ocultos (Exegol).

    Isso dá aos filmes um estranho impacto emocional, na medida em que você nunca realmente sente que nossos heróis estão indo para o "centro" de onde todas as pessoas vivem, ou onde há algum tipo de estrutura de poder do governo. A Nova República — localizada nos Sistemas Hosnian — é a sede teórica do poder nesta era, e é destruída pela Base Starkiller em 5 segundos.

    Nem mesmo a sede da Primeira Ordem é revelada onde é, depois que a Base Starkiller é destruída. Temos que presumir que é Courscant porque Kylo Ren (Adam Driver) menciona os arquivos do Império em O Despertar da Força, mas não sabemos de fato. (O roteiro não utilizado de Colin Trevorrow "Duel of the Fates" levaria o grupo de volta a Courscant, mas isso não aconteceu)

    Ao longo da mais recente trilogia, tanto a Primeira Ordem quanto a Resistência tendem a existir apenas em suas naves e em suas bases temporárias. Isso torna os filmes muito parecidos com a trilogia clássica, em que a base centralizada do Império nunca foi visitada e os rebeldes estavam sempre em fuga.

    Ao contrário, uma coisa que os prelúdios fizeram muito bem foi colocar uma cara no governo e na população da galáxia, coisa que os filmes clássicos simplesmente não podiam. Em Uma Nova Esperança, quando Tarkin fala sobre o Imperador dissolvendo "O Senado Imperial", as prequelas deram mais peso àquela fala, porque sabemos como era.

    Em A Ascensão Skywalker, a grande batalha final é vencida sobre o planeta Exegol pelo que nos dizem ser apenas "pessoas" comuns em naves espaciais, se levantando contra a Primeira Ordem. Mas quem são essas pessoas? De onde eles vêm, onde moram? Porque fazer eles se importam?

    Quem é Ahsoka Tano, personagem de Star Wars que ganhará sua própria série no Disney+?

    Rangers of the New Republic, Ahsoka e a 3ª temporada de The Mandalorian estão prontos para responder a essas perguntas da mesma forma que os prelúdios deram sentido à história de fundo dos filmes clássicos. Mas como?

    O planeta Mandalore é muito importante para os eventos galácticos e parece que vamos lá na 3ª temporada de Mando. Ashoka Tano é o elo entre a compreensão de como a Rebelião se tornou a Nova República e o que aconteceu com todas aquelas pessoas que lutaram na guerra e que não eram parentes dos Skywalker. E, finalmente, Rangers of the New Republic é, na verdade, supostamente, sobre pessoas que estão aplicando as leis da Nova República.

    Se vamos algum dia entender como a trilogia de Rey, Finn e Poe aconteceu, os novos programas de Star Wars no Disney+ estão dando os primeiros passos. Trinta anos após O Retorno de Jedi, ainda não havia Jedi, o governo estava realmente bagunçado e os sindicatos do crime estavam mais poderosos do que nunca. Pode parecer um pouco inacreditável agora, mas quando Rangers, Ahsoka e Mando terminarem, a trilogia sequencial pode nos surpreender.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top