Minha conta
    WandaVision: O que é o livro misterioso que aparece na série do Disney+?

    Além da revelação sobre quem é o vilão de WandaVision, o episódio 7 mostrou um livro mágico misterioso. O que será?

    WandaVision, primeira produção da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, aos poucos foi explicando seus mistérios e se conectando ainda mais com o UCM ao trazer histórias e personagens dos quadrinhos. A maior revelação da série, até o momento, foi a verdadeira identidade da vizinha de Wanda (Elizabeth Moss), Agnes (Kathryn Hahn), que na verdade é a vilã Agatha Harkness, uma poderosa bruxa dos quadrinhos da Marvel.

    Para essa revelação, Agatha fez com que Wanda fosse procurar seus filhos gêmeos Tommy e Billy no porão de sua casa, ao entrar no lugar ela encontra um quarto mágico secreto, que foi onde ela revelou sua identidade. Poré, um objeto chamou bastante atenção dos fãs da Marvel, que foi um livro mágico com uma aparência sinistra. O que ele significa? Qual será a intenção da vilã e para que serve esse artefato? Vamos discutir sobre!

    O livro é o Darkhold?

    O objeto misterioso que pode ser visto no porão, que parece mais uma masmorra, de Agatha Harkness é um livro místico colocado com destaque no meio dos objetos e outras relíquias ocultistas presentes na sala. Este livro pode ser uma nova versão do Darkhold, um artefato antigo bem conhecido dos fãs dos quadrinhos da Marvel, que contém todos os tipos de conhecimento mágico e demoníaco. Também conhecido como Livro dos Pecados ou Livro dos Feitiços, o Darkhold é feito de matéria escura da dimensão infernal e tem sido o objeto da luxúria de personagens do Universo Marvel, como Caveira Vermelha e Nick Fury.

    Você deve saber que o Darkhold já apareceu no Universo Cinematográfico Marvel durante a série Agents of SHIELD e Marvel's Runaways. Em WandaVision, poderia ser uma versão mais em quadrinhos do Darkhold conhecido como o mais poderoso dos grimórios – coleções medievais de feitiços, rituais e encantamentos mágicos – sombrios criados pelo Deus Antigo Chthon, que reuniu todos os feitiços malignos existentes.

    Algumas páginas do Darkhold foram copiadas do Livro de Cagliostro, que aparece no filme Doutor Estranho. Vale lembrar que O Livro de Cagliostro foi roubado por Kaecilius (Mads Mikkelsen) e o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) usou o livro para derrotá-lo e soube que o Ancião (Tilda Swinton) usou os poderes da dimensão infernal para viver mais.

    Como WandaVision inicia as narrativas do Multiverso que vão culminar na sequência de Doutor Estranho, denominada Doutor Estranho No Multiverso da Loucura, esta teoria pode se confirmar, principalmente se Doutor Estranho aprendeu a lidar com temporalidades com a Joia do Tempo. Será que o Deus Chthon é a entidade demoníaca por trás dos eventos em Westview e está trabalhando com Agatha Harkness?

    Doutor Estranho 2: Presidente da Marvel revela detalhes sobre o multiverso

    Nos quadrinhos, Chthon havia tomado conta da mente da Feiticeira Escarlate antes de ser salva pelos Vingadores. Ela, então, se vinga com uma nova equipe e derrota Chthon, que nesse meio tempo havia tomado posse do corpo de Mercúrio. Agora em WandaVision, Agatha Harkness parece manipular a mente de Pietro, também conhecido como Mercúrio (Evan Peters). Resta saber se ele é apenas uma ilusão ou se Agatha Harkness o tirou de sua realidade para trazê-lo de volta à casa de Wanda e tomar o lugar de Pietro, interpretado originalmente por Aaron Taylor-Johnson no UCM.

    Ou o Nexus?

    Porém, a presença de Evan Peters, o Mercúrio da franquia X-Men, levanta muitas questões. Se Agatha Harkness o trouxe de outra realidade, o livro em seu porão pode conter o Nexus das Realidades. O logotipo do livro não se parece com o Darkhold e a luz laranja dispara do livro. Mesmo que nos quadrinhos, o  Nexus das Realidades esteja em um pântano na Louisiana, sabemos que pode estar em muitos lugares e em muitos universos ao mesmo tempo. Ele é um fenômeno cósmico e uma porta de entrada para todas as realidades possíveis nos quadrinhos, conectando todo o Multiverso com portais interdimensionais.

    Além disso, o comercial no episódio 7 traz um medicamento chamado Nexus, um antidepressivo que permite escolher sua realidade. Agatha Harkness poderia, portanto, usar o Nexus e seus poderes para entrelaçar realidades e causar danos a Wanda. No entanto, Agatha Harkness não é uma bruxa má nos quadrinhos. Ela pode estar sendo controlada por uma entidade demoníaca mais poderosa como Mephisto, cujos fragmentos de sua alma tornaram possível criar Tommy e Billy nos quadrinhos, ou estar trabalhando com ele.

    WandaVision revela seu verdadeiro vilão durante o episódio 7 no Disney+

    Há uma mosca aparecendo nas cortinas de Wanda durante o episódio, que pode ser Mephisto, um demônio extra-dimensional que apareceu pela primeira vez como uma mosca nos quadrinhos. Ele poderia ter usado o Nexus, como a origem do Hex em torno de Westview. Tudo no lugar é real, mas alterado e modificado para se adequar ao tom de comédia televisiva de uma década específica.

    Afinal, Wanda explicou em diversas ocasiões que não sabe como tudo começou e que não é a única responsável. Com dois episódios restantes, o mistério sobre este livro mágico deve ser resolvido rapidamente e devemos saber sua influência nos futuros filmes da Marvel, principalmente Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

    WandaVision é exibida às sextas-feiras no serviço de streaming Disney+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top