Minha conta
    The Walking Dead S10E08: A fragilidade da vida e o instinto da desconfiança

    Confira nossa análise da midseason da 10ª temporada.

    AMC

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers do 8º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead, "The World Before".

    O principal mérito da 10º temporada de The Walking Dead, que chegou a sua midseason no último domingo (24), é não só o desenvolvimento de seus personagens, mas também o fato de que levanta questionamentos sobre o mundo pós-apocalípticos que os rodeia, como a fragilidade do corpo humano e de uma sociedade — que nada mais é do que um tronco em formação. Ainda que isso venha às custas de cenas determinadas a chocar o público.

    Isso ficou claro pela missão de Dante (Juan Javier Cardenas) em Alexandria. Infiltrar-se na comunidade, agir como um deles e gerar medo e desconfiança em relação aos Sussurradores, a ponto de acabar com a moral. Apesar de ele viver confortavelmente em Alexandria por meses, e ter admitido para Siddiq (Avi Nash) que era um lugar especial, Dante mostrou outro lado, outra doutrina seguida por ele: que a ideia de sociedade é uma promessa cruel, que família é um conceito insignificante, que os humanos destruíram o mundo e que não merecemos uma segunda chance.

    AMC

    O discurso dele levanta um importante questionamento, especialmente nos dias de hoje (não só no apocalipse zumbi), e é complementado pelo argumento de Padre Gabriel (Seth Gilliam) sobre pessoas receberem segundas chances, como aconteceu com Negan (Jeffrey Dean Morgan). A real controvérsia e choque foi quando o Padre esfaqueou e matou Dante brutalmente. Enquanto a explosão de Gabriel não teve repercussão ainda — tanto como padre quanto como líder da comunidade e uma pessoa que já sofreu sobre matar antes — comprova que os humanos daquela sociedade agem por instinto, e culpa (de ter recebido de braços abertos Dante em sua comunidade sem perceber que ele era um espião) e defendendo a todo custo sua família. Foi uma cena gráfica e brutal, e bastante marcante, considerando que o próprio Padre recebeu uma segunda chance anos antes e que fez uma vítima onde Negan também teve uma nova chance.

    O mesmo aconteceu com Carol (Melissa McBride), cega para matar Alpha (Samantha Morton) pela perda de seu filho. Lembra bastante a vingança que Rick (Andrew Lincoln) queria sobre Negan — o que na época foi arrastado e repetitivo, mas agora parece mais um questionamento ideológico. Em contrapartida, o capítulo também relembra a misericórdia de Rick nas palavras de Michonne, encarando mais uma vez sua própria vulnerabilidade.

    AMC

    Essa fragilidade da vida marca presença em outros arcos narrativos no episódio e na temporada: Siddiq morreu e deixou a filha órfã de pai; Rosita (Christian Serratos) se sente indefesa ao enfrentar zumbis, pois agora tem uma filha que depende dela; Ezekiel enfrenta um tumor sem que haja quimioterapia nesse novo mundo.

    Outro tema abordado de forma recorrente no capítulo foi a questão de confiança, presente nas figuras de Dante, Virgil (Kevin Carroll) e Gamma/Mary (Thora Birch). Cada "migalha de pão" se conecta ao longo da trama para chegar a uma conclusão maior. TWD tem provado que seus protagonistas não devem temer somente os vilões tradicionais, mas que os verdadeiros inimigos estão tem dentro de cada um: são as inseguranças, os medos, a fragilidade e a falta de confiança.

    AMC

    A decisão de Michonne de ir buscar novas armas em uma comunidade desconhecida gera um sentimento de apreensão, especialmente considerando que Danai Gurira já anunciou que vai deixar a série após a 10ª temporada. Sua despedida de Judith teve um tom de adeus, marcado pela fofura de Cailey Fleming. Será que ela será ferida? Ou descobrirá que Rick está vivo e irá atrás dele? 

    Com poucas cenas de ação, a midseason ainda conseguiu entregar sequências empolgantes, como a luta entre Dante e Rosita, e a moça enfrentando os zumbis, fruto da direção de John Dahl (House of Cards, Outlander, The Americans). Mesmo que a produção confie na inteligência do público, a série deixa tudo muito claro, tintin por tintin, seja em relação ao fato de que Lydia (Cassady McClincy) não conhecia Dante, ou aos pensamentos que Rosita está tendo ao enfrentar os mortos-vivos. Entretanto, cena em que Carol corre atrás de Alpha foi um recurso de roteiro bastante conveniente e improvável, feito para levar o grupo de sobreviventes para um poço cheio de zumbis e criar um cliffhanger.

    Pena que, apesar de desenvolver alguns personagens, acabou deixando outros por escanteio e, por enquanto, sem conclusão, como Negan no covil dos Sussurradores, e o fato de que Luke (‎Dan Fogler) foi até Oceanside para encontrar a moça Jules e, aparentemente, foi embora sem vê-la.

    AMC

    "The World Before" ("O Mundo Antes", na tradução) — nome que certamente faz referência ao título do novo spin-off, "The World Beyond" ("O Mundo Além") — foi um episódio conciso, que não avançou muito, e deixou sequências em aberto para o retorno da temporada em 2020.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top