Minha conta
    Steven Soderbergh revela detalhes sobre Mosaic, seu novo e ousado projeto

    Se não for para causar, Soderbergh nem sai de casa.

    Frazer Harrison/Getty Images North America

    Steven Soderbergh sempre foi conhecido por ser um diretor imprevisível e experimental. Camaleônico, o cineasta dirigiu filmes independentes como Sexo, Mentiras e Videotape e blockbusters como Onze Homens e um Segredo; migrou para a televisão com The Knick, aclamada série que quase ganhou uma terceira temporada em preto e branco antes de ser cancelada; está rodando seu novo longa com um iPhone; e está tentando mudar as regras da indústria cinematográfica ao distribuir Roubo em Família (estreia dia 12 de outubro) por conta própria.

    Mas, para Soderbergh — que frequentemente assina a fotografia e a montagem de suas obras e que já realizou um audacioso corte de 110 minutos da monumental obra-prima de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço —, sempre há espaço para inovar mais ainda. Assim, o cineasta encontrou um lar na HBO para desenvolver um novo e ousada projeto: Mosaic, experimento descrito pelo próprio Soderbergh como uma "narrativa ramificada". Em entrevista ao Film Comment, o realizador revelou mais informações sobre a produção:

    "É uma narrativa ramificada. Narrativas ramificadas sempre existiram, mas agora a tecnologia permite, eu espero, que as pessoas possam interagir com essas narrativas de uma forma mais elegante e sofisticada [...] Quis me certificar que [o aplicativo] fosse bonito e simples, para que quando a oportunidade surgir para o espectador decidir que perspectiva da trama ele desejará seguir, parecer que é uma escolha orgânica e não uma interrupção", declarou Soderbergh. Ou seja, Mosaic será uma série interativa onde o público vai poder escolher o ponto de vista pelo qual deseja acompanhar a série de eventos narrada no maior estilo Você Decide.

    Ainda, o cineasta afirmou que a experiência interativa será proporcionada por um aplicativo de celular e computador, disponível para todas as plataformas, dedicado exclusivamente ao seriado. "Foi um processo de tentativa e erro quanto ao funcionamento da aplicação. Estou muito feliz com o nosso resultado. A pergunta é o que acontecerá se um milhão de pessoas logar no aplicativo ao mesmo tempo. Será que o servidor vai aguentar? Deve ser lançado em novembro".

    Segundo ele, a ideia original era produzir Mosaic apenas para o aplicativo, mas os planos mudaram durante a produção: "Há uma versão linear que será lançada na HBO em janeiro [...] Ofereci a possibilidade à HBO de fazer um corte linear porque eu precisava de mais dinheiro para desenvolver a tecnologia. Liguei para os executivos e disse que tinha muito material que não estaria no aplicativo; 'Eu posso fazer um corte linear de seis horas que será um produto autônomo'. Eles concordaram na hora".

    Soderbergh também comentou sobre outro ponto importante de seu corajoso projeto: a trama. "Mosaic é sobre um assassinato. Não é exatamente um mistério. Existem duas linhas temporais distintas, uma que se passa nos dias de hoje e outra que se passa há quatro anos. Esse caso que todos pensavam ter sido solucionado acaba ressurgindo. Assim, o espectador vai poder ir para frente e para trás no tempo, escolhendo o que quer seguir e quando. Pareceu ser uma história que se beneficiaria desse universo de múltiplas perspectivas. Escrever e montar Mosaic foi muito difícil".

    E você, o que acha da ideia? Gostou do arrojado projeto/aplicativo de Soderbergh? Sem sombra de dúvidas, o cineasta tem a ousadia e o talento necessários para criar uma narrativa inesquecível. Afinal de contas, quando se trata de Soderbergh, tudo é possível. Mosaic é coestrelado por Garrett Hedlund (Inside Llewyn Davis) e Sharon Stone (Instinto Selvagem) e foi roteirizado por Ed Solomon (Truque de Mestre). Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top