39 anos de carreira e um dos rostos mais marcantes das novelas brasileiras: Hoje uma das lendas da TV completa 51 anos
Compartilhe esta matéria

Ana Paula Arósio vive reclusa no interior da Inglaterra, mas, de vez em quando, enche o coração dos fãs de esperança com suas raras aparições na televisão.

Ultrapassar a casa dos 50 anos com a mesma elegância de décadas atrás é para poucos, especialmente quando se envelhece como vinho. Ana Paula Arósio, a eterna Giuliana de Terra Nostra, pode dizer isso com propriedade. A atriz completa 51 anos nesta quinta-feira como um dos nomes mais marcantes da história da TV brasileira. Mesmo após anos longe das novelas, continua despertando a curiosidade do público a cada rara aparição na televisão.

A beleza e o talento na TV brasileira

Nascida em 16 de julho de 1975, Ana Paula Arósio começou a carreira como modelo aos 12 anos, após ser descoberta por uma publicitária em um supermercado. Sua beleza chamou atenção desde cedo e a transformou em um dos rostos mais requisitados da publicidade, estampando cerca de 250 capas de revistas no Brasil e no exterior.

Não demorou para que seu talento fosse além das câmeras fotográficas. Depois de atuar em diversos comerciais, Ana Paula estreou como atriz aos 16 anos no filme Forever (1991). Já na televisão, seu primeiro trabalho aconteceu aos 19 anos, quando participou de alguns capítulos da novela Éramos Seis (1994), um dos maiores sucessos do SBT.

TV Globo

Poucos sabem que sua primeira protagonista também foi na emissora de Silvio Santos: Isabel, de Os Ossos do Barão (1997). Nesse meio tempo, também se dedicou ao teatro e ao cinema. Sua estreia na Globo veio em 1998, na minissérie Hilda Furacão. Seu trabalho encantou tanto o diretor Wolf Maya que, mesmo ainda contratada pelo SBT, as duas emissoras fizeram um acordo para que ela pudesse viver a lendária personagem.

Tudo deu tão certo que ela migrou de vez para a emissora carioca, onde se destacou em obras como Esperança (2002) e Páginas da Vida (2006). Pelo seu trabalho impecável em Terra Nostra, venceu o Troféu Imprensa de Melhor Atriz em 2000. Já por Hilda Furacão, foi eleita Atriz Revelação na edição de 1998 da mesma premiação.

Sumiço repentino da TV

Em 2008, Ana Paula participou de Ciranda de Pedra, seu último trabalho em novelas. Dois anos depois, integrou o elenco da minissérie Na Forma da Lei. Em 2011, quando foi escalada para protagonizar Insensato Coração, a primeira novela das 21h da Globo, chegou a gravar algumas cenas, mas abandonou as gravações e sumiu da TV, sem dar grandes explicações.

TV Globo

Ela também fez alguns filmes antes de se mudar para a Inglaterra com o marido e se afastar dos holofotes por um longo período. Hoje, a artista é produtora rural e reaparece de vez em quando em comerciais de TV e outras raras ocasiões, como recentemente no tributo ao autor Benedito Ruy Barbosa, que morreu na última terça-feira (7).

Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.
Links relacionados