Foto comprometedora arruinou a carreira de um dos maiores galãs dos anos 90: "Nunca mais fui chamado para um trabalho"
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

Depois da polêmica envolvendo sua vida pessoal, o ator se afastou das telinhas e, hoje, trabalha com algo que ninguém esperava: cerâmica!

Ele foi um dos galãs mais queridos e cobiçados nos anos 90 e 2000. Com papéis marcantes em grandes sucessos da Globo e da Record – como Renascer (1993), Senhora do Destino (2004), Sonho Meu (1993) e Vidas em Jogo (2011) –, seu rosto era presença constante nas telinhas. Porém, uma reviravolta o afastou repentinamente da TV e dos holofotes.

No auge da carreira, Leonardo Vieira viu sua trajetória ser abalada por um episódio inesperado: após a divulgação de uma foto comprometedora, passou a ser alvo de ofensas e até de ameaças na internet. Um aspecto de sua vida pessoal, até então nunca revelado, veio à tona – e, depois disso, ele nunca mais teve oportunidades na televisão.

Beijo em festa virou escândalo

No finalzinho de 2016, um fotógrafo flagrou o ator beijando outro homem na saída de uma festa no Rio de Janeiro, e os cliques foram parar no extinto portal Ego. A sua orientação sexual, que até então era desconhecida pelo público, chocou muita gente e, infelizmente, desencadeou uma onda de ataques homofóbicos nas redes sociais.

Na época, Leonardo chegou a registrar um boletim de ocorrência e publicou uma carta aberta – que chamou de “manifesto contra a homofobia” –, afirmando que nunca escondeu sua sexualidade; apenas era algo que a mídia não sabia.

Histórias LGBTQIAP+: As melhores biografias de atores da comunidade para você celebrar o Orgulho

“Não estou ‘saindo do armário’ porque nunca estive dentro de um. Também nunca fui um enrustido. Meus pais souberam da minha orientação sexual desde quando eu ainda era muito jovem (...) Eles entenderam que o filho deles podia ser uma boa pessoa, honesto, bom caráter, bom filho, bom amigo, mesmo sendo gay”, disse em um trecho do comunicado.

Leonardo Vieira como José Inocêncio na primeira fase de Renascer, ao lado de Patrícia França Divulgação/TV Globo
Leonardo Vieira como José Inocêncio na primeira fase de Renascer, ao lado de Patrícia França

Na sequência, Leonardo Vieira encerrou a carta falando sobre o preconceito que vinha sofrendo: "Existem mulheres e homens na internet dizendo coisas horríveis a meu respeito. Ser um ser humano com bom caráter, honesto, amigo, leal, educado, gentil, generoso e outras qualidades é muito mais importante do que quem você beija ou se relaciona sexualmente, independentemente se você é homem ou mulher", afirmou.

Reservado em relação à vida pessoal, o artista só revelou mais detalhes do que aconteceu anos depois – e são assustadores. Além dos ataques, o ator foi até ameaçado de morte e nunca mais conseguiu um papel em nenhuma produção.

"Fui arrancado do armário contra a minha vontade e depois disso minha vida virou de cabeça para baixo. Passei a sofrer ameaças e morte e desde então nunca mais fui chamado para um trabalho", disse em entrevista à Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Foi então que, em 2018, ele e o marido, Leandro Fonseca, resolveram se mudar para Portugal, onde vivem desde então. "Em meio a todas essas questões de ameaça e falta de trabalho, teve a eleição do presidente [Jair Bolsonaro], uma pessoa de quem eu discordo completamente em todas as posições. Eu sou cidadão português e já tinha planos de morar no país algum dia. Então, acabei tomando a decisão."

"Mas eu não tenho feito trabalhos como ator por aqui. Não é algo que eu esteja procurando", disse ele, que também revelou que um retorno ao Brasil não está nos seus planos: "Vou voltar sempre para visitar e para fazer trabalhos pontuais, mas morar não é algo que eu tenha vontade agora. Eu sei que muita coisa está avançando desde que eu saí."

Senhora do Destino
Senhora do Destino
Data de lançamento 2004-06-28
Séries : Senhora do Destino
Com Susana Vieira, José Mayer, José Wilker
Usuários
3,9
Assista agora em Globoplay

O último trabalho de Leonardo Vieira nas telinhas foi em Os Dez Mandamentos (2016), sucesso da Record, onde interpretou o profeta Balaão.

Em Portugal, o ator de 56 anos encontrou uma nova paixão: a cerâmica. Em seu perfil no Instagram, ele mostra as peças artísticas que cria, além de cliques de viagens, momentos com o marido e familiares, e registros de antigos trabalhos na TV.

facebook Tweet
Links relacionados