Minha conta
    Nem Netflix, nem Prime Video: A melhor série de todos os tempos está em OUTRO lugar
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Essa premiada obra-prima do crime apresenta roteiros brilhantes, efeitos visuais cinematográficos e atores de primeira linha.

    A Escuta (The Wire, no original) é uma mistura devastadoramente autêntica de suspense emocionante, drama de personagens comoventes e crítica social mordaz. A série foi criada, desenvolvida e produzida pelo ex-repórter policial David Simon para o canal de TV por assinatura norte-americano HBO (Família Soprano, Game of Thrones).

    Desde o fim de A Escuta, em 2008, Simon continuou a oferecer ao público um entretenimento televisivo intelectualmente desafiador com títulos excelentes, como Treme, Show Me A Hero, The Deuce ou, mais recentemente, The Plot Against America. No entanto, A Escuta é e continua sendo sua obra-prima absoluta.

    Se você der uma olhada em uma grande cidade dos EUA, longe das atrações turísticas, dos bairros chiques e ricos ou dos bairros comerciais, perceberá que a diferença entre ricos e pobres é ainda maior por lá.

    HBO
    Wendell Pierce (esq.) e Dominic West em A Escuta

    O resultado da “Guerra às Drogas” do governo, que chegou a ser anunciada com grande pompa, mas logo foi conduzida apenas para fins cínicos de relações públicas, geralmente se parece com isso: o Estado e suas autoridades regionais, muitas vezes corruptas, deixam os fracos da sociedade praticamente entregues à própria sorte. O crime, especialmente o tráfico de drogas, é praticado abertamente e, em muitas áreas, impera a lei do mais forte ou do mais cruel.

    A Escuta captura esse fenômeno de uma forma chocantemente realista. Os poucos policiais, políticos, advogados, assistentes sociais, jornalistas, professores ou indivíduos comprometidos que estão empenhados em combater a situação, bem como os gângsteres e drogados que geralmente não conhecem outro modo de vida, são retratados como pessoas tangíveis e multifacetadas.

    O público pode se identificar com vários personagens, muitas vezes extremamente diferentes. E é isso o que torna a série tão atraente.

    É sobre isso que se trata A Escuta

    Baltimore, logo após a virada do milênio: os crimes violentos e o tráfico de drogas estão em um nível altíssimo nos centros urbanos. Em sua maior parte, as autoridades simplesmente olham para o outro lado e não acreditam mais que podem colocar a situação sob controle.

    Graças à sua persistência, o detetive Jimmy McNulty (Dominic West) consegue formar uma unidade especial com representantes dos esquadrões de homicídios e narcóticos. Entretanto, isso é uma pedra no sapato do poderoso Major Rawls (John Doman) e não há apoio de cima. Além dos poucos confidentes de McNulty – tal como Bunk Moreland (Wendell Pierce) –, há apenas policiais com os quais ninguém mais no departamento quer trabalhar.

    HBO
    Idris Elba em A Escuta

    O primeiro alvo dos policiais é a organização do chefão das drogas Avon Barksdale (Wood Harris) e seu parceiro altamente inteligente Stringer Bell (Idris Elba). Com vigilância por pager e telefone, McNulty e companhia querem seguir o rastro da dupla, mas não têm ideia do comportamento inescrupuloso de que são capazes.

    O que torna A Escuta tão boa

    Em contraste com os sucessos policiais da TV, como os programas CSI, Criminal Minds ou os vários spin-offs de Law & Order que começaram mais ou menos na mesma época, aqui não há uma divisão desajeitada entre o bem e o mal. Todos os personagens se movem em todos os tons de cinza possíveis.

    Temos traficantes e assassinos de um lado e policiais do outro, mas todos eles são mostrados com facetas diferentes. O verdadeiro vilão da série é o sistema político e social que permite a existência de um mundo assim – isso fica muito claro no decorrer dos episódios.

    Um fator importante para a credibilidade da série é a decisão dos produtores de não escalar rostos conhecidos. Isso permite que sejam desenvolvidos personagens que o público ainda não tem uma expectativa com base em seus atores.

    Vários astros hoje consagrados, como Idris Elba (Thor, Esquadrão Suicida) e Michael B. Jordan (Creed, Pantera Negra), mas também Dominic West (300, The Crown), Lance Reddick da saga John Wick, Seth Gilliam (The Walking Dead), Jamie Hector (Bosch) e, por último, mas não menos importante, Michael K. Williams (Boardwalk Empire), que infelizmente morreu cedo demais, conseguiram sua grande chance aqui.

    Além disso, a forma como a série é feita é simplesmente magistral. Os visuais sujos e ásperos parecem quase deprimentemente reais. Não há distância para amortecer os eventos. A câmera – e, portanto, o público – está sempre bem próxima quando alguém é ferido ou morto, se injeta com drogas ou passa por tormentos psicológicos.

    Alguns dos diálogos são filosóficos, outros são diretos e rudes. E muito importante: os autores dedicam seu tempo para desenvolver seus personagens e histórias inesquecíveis no verdadeiro estilo slowburn. Todas as cinco temporadas contam histórias autônomas. Mas juntas elas formam uma história geral absolutamente completa e altamente satisfatória.

    Os episódios de A Escuta estão disponíveis na HBO Max.

    The Wire
    The Wire
    Data de lançamento 2002-06-02 | min
    Séries : The Wire
    Com Dominic West, Reg E. Cathey, John Doman
    Usuários
    4,2

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top