Minha conta
    Michael Jackson tentou convencer a Warner para estrelar Sandman em uma adaptação que nunca viu a luz do dia
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Neil Gaiman contou como, mais de vinte anos antes da série da Netflix, eles tentaram levar seus quadrinhos para a tela grande com o rei do pop

    Com uma primeira edição publicada em 1989, mais de 30 anos se passaram até que pudéssemos ver uma adaptação bastante digna das aventuras de Morpheus de Neil Gaiman e seu mundo dos sonhos. Mas Sandman, da Netflix, não foi a primeira tentativa de adaptação do quadrinho da Vertigo... nos anos 90, a Warner Bros. buscava lançar algo, fosse uma série ou um filme.

    E entre esses projetos, um deles havia a possibilidade de ter como estrela principal, ninguém mais ninguém menos do que o rei do pop: Michael Jackson. Segundo o próprio Neil Gaiman, o astro da música se candidatou para ser o protagonista em uma adaptação dos quadrinhos, perante o presidente da Warner Bros. Falando ao podcast Happy Sad Confused, Gaiman comentou:

    Em 1996, fui levado para a Warner, onde o então presidente da Warner Bros. sentou-se comigo e me disse que Michael Jackson havia ligado para ele no dia anterior e perguntado se poderia estrelar como Morpheus Sandman. Então houve muito interesse nisso e eles sabiam que era uma grande oportunidade... e o que eu achei? Bem, algo como 'Oohh'.

    Embora ele não esclareça, a cronologia dos acontecimentos faz-nos supor que Gaiman se referia à adaptação cinematográfica que ia ser dirigida por Roger Avary (Pulp Fiction). Um filme que logo caiu no processo de múltiplas reescritas e mudanças tanto entre os diretores (Avary foi demitido) quanto nos roteiristas.

    Finalmente, em 1998, Neil Gaiman fez uma jogada de mestre em que deixou bem clara sua posição sobre a adaptação cinematográfica dos anos 90: ou será bem feito ou simplesmente não acontecerá. Insatisfeito (para dizer o mínimo) com o roteiro que a nova equipe - liderada por Jon Peters como produtor - estava trabalhando, o autor decidiu deixar o projeto.

    Um roteiro que, segundo Gaiman, era um beco sem saída. Um filme protagonizado por trigêmeos e os irmãos coríntios que embarcaram em uma corrida contra o tempo para encontrar o rubi, o capacete e o saco de areia antes da meia-noite do Réveillon de 1999, lutando, entre outras coisas, com aranhas mecânicas gigantes. O criador contou o que aconteceu quando o escritório de Peters perguntou se ele havia lido, o que gerou uma conversa bastante tensa:

    Eu disse: 'Não havia nada lá que eu amasse. Não havia nada lá que eu gostasse. Foi o pior roteiro que já li por alguém. Não é apenas o pior roteiro de Sandman, foi o pior roteiro que já li.

    A próxima coisa que Gaiman fez foi enviar o roteiro para o site Ain't It Cool News. A reação deles foi semelhante à do autor. Embora não se saiba até que ponto se pode falar de causa e efeito, a verdade é que todo o filme foi descartado logo em seguida, com Jon Peters decidindo focar em As Loucas Aventuras de James West. Mas isso, como dizem, é outra história.

    Sandman
    Sandman
    Data de lançamento 2022-08-05 | min
    Séries : Sandman
    Com Tom Sturridge, Gwendoline Christie, Vivienne Acheampong
    Usuários
    4,1
    Assistir em streaming

    A série Sandman está disponível na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top