Minha conta
    Morre Aracy Balabanian, aos 83 anos: Atriz estrelou sucessos como Sai de Baixo e Rainha da Sucata
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    A atriz brasileira nos deixou na manhã desta segunda-feira (7).

    Grande nome da comédia e da dramaturgia, Aracy Balabanian faleceu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. A atriz estava em um estágio avançado do câncer de pulmão e recebia cuidados paliativos. O anúncio foi feito por sua secretária pessoal, Cris. Em entrevista à revista Quem, ela contou:

    "Ela estava internada desde a última quinta, teve uma piora e a levamos ao hospital. Quando ela deu entrada na Clínica São Vicente, os médicos, inclusive o médico particular dela, já nos falaram que era apenas uma questão de mantê-la confortável, sem dor. Já estávamos cientes que era o fim. Ela fez a passagem sem dor, cercada pelos amigos e pela família."

    Relembre a carreira de Aracy Balabanian

    Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian teve que enfrentar preconceitos para se tornar atriz. Nem mesmo o seu pai a apoiava na decisão. "Era muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades. Eu comecei numa época em que não era bonito fazer televisão, nem teatro", contou, ao acervo Memória Globo.

    Seu primeiro trabalho na Rede Globo, após o teatro, foi em 1972, na novela O Primeiro Amor, de Walther Negrão. Ela também brilhou como a personagem Gabriela em Vila Sésamo, em 1973. "Vinte anos depois, eu comecei a ver moças e rapazes me chamando de ‘minha Xuxa’. É muito gratificante saber que tem crianças que aprenderam a falar cantando a musiquinha de Vila Sésamo."

    Seu currículo conta ainda com produções como Corrida do Ouro (1974), Bravo! (1975), Coração Alado (1980), Ti-Ti-Ti (1985), Que Rei Sou Eu? (1989) e A Próxima Vítima (1995). Um de seus papéis mais memoráveis foi em Rainha da Sucata (1990), em que interpretou a Dona Armênia, emprestando à personagem um pouco do sotaque de seus familiares, já que ela descendia de uma família armênia. Na novela, ela fez tanto sucesso que Silvio de Abreu a trouxe de volta para a trama de Deus Nos Acuda, lançada dois anos depois.

    Rainha da Sucata
    Rainha da Sucata
    Data de lançamento 1990-04-02 | min
    Séries : Rainha da Sucata
    Com Regina Duarte, Gloria Menezes, Tony Ramos
    Usuários
    3,4

    Na comédia, estrelou uma das sitcoms mais famosas do teatro brasileiro e, posteriormente, da televisão: Sai de Baixo. Na trama, que teve mais de 240 episódios, ela vivia a personagem Cassandra e contracenava com outros grandes nomes como Miguel Falabella, Marisa Orth, Claudia Jimenez, Luis Gustavo e outros.

    "Eu me vi fazendo uma coisa que é o sonho de todo ator: teatro e televisão, ao mesmo tempo. Só que era um espetáculo ensaiado em uma tarde".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top