Minha conta
    Wandinha: Por que o nome da personagem da Família Addams é “quarta-feira” em inglês?
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Filha da Família Addams, que ganhou série na Netflix, tem nome com origem curiosa.

    Uma das figuras mais queridas - e sinistras - da cultura pop, Wandinha retorna como protagonista em nova série da Netflix, que traz a atriz Jenna Ortega no papel da primogênita de Mortícia e Gomez Addams. E uma das muitas peculiaridades da personagem começa justamente com seu próprio nome. Na versão original, criada pelo cartunista Charles Addams na década de 1930, Wandinha chama-se Wednesday, que vem de um poema bem antigo (e um pouco macabro).

    O autor de A Família Addams deu o nome de Wednesday para a personagem inspirado em uma cantiga infantil publicada em 1838, que define as crianças com base no dia da semana em que elas nasceram. O texto original diz que “wednesday’s child is full of woe”, que podemos traduzir como “crianças da quarta-feira são cheias de aflições” - a palavra “woe” em inglês também pode ser traduzida como “angústia”, “desgosto” ou “infortúnio”. Confira a cantiga completa:

    “A criança da segunda-feira é bonita

    A criança da terça-feira é cheia de graça

    A criança da quarta-feira é cheia de aflições

    A criança da quinta-feira vai longe

    A criança da sexta-feira é amável e generosa

    A criança do sábado trabalha tudo para viver

    E a criança nascida no dia de Sabá

    É bonita e alegre, boa e feliz”

    No primeiro episódio da série da Netflix, Mortícia, interpretada nesta nova versão por Catherine Zeta-Jones, conta que decidiu dar esse nome à filha por conta da cantiga. Rapidamente, Wandinha explica que, apesar de se chamar "quarta-feira", na verdade, ela nasceu em uma sexta-feira 13 (claro!).

    ABC
    A Família Addams ganhou série em 1964

    Na versão brasileira, o nome Wandinha acabou sendo escolhido como tradução e não foi o único a ser modificado: o Tio Chico chama-se Fester em inglês, enquanto o irmão mais novo, Feioso, chama-se Pugsley. O famoso mascote da Família Addams também teve seu nome modificado: em inglês, o Mãozinha chama-se Thing (que significa “coisa” em tradução literal).

    Vale notar ainda que Wandinha e os outros personagens da Família Addams só ganharam esses nomes mais de 30 anos após nascerem: Charles Addams os criou como personagens de tirinhas da revista The New Yorker, mas não havia dado nome a nenhum deles. No fim, o clã fez tanto sucesso que ganhou uma série de televisão em 1964 quando, enfim, foram batizados.

    A primeira temporada de Wandinha já está no catálogo da Netflix e, além de Jenna Ortega, tem entre os principais nomes Gwendoline Christie, de Game of Thrones e Sandman, e Christina Ricci, que interpretou a versão de Wandinha dos filmes dos anos 90 e retorna com personagem inédito.

    Wandinha
    Wandinha
    Data de lançamento 2022-11-23 | min
    Séries : Wandinha
    Com Jenna Ortega, Gwendoline Christie, Riki Lindhome
    Usuários
    4,4
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top