Minha conta
    Blonde: Qual a história dos famosos vestidos de Marilyn Monroe?
    Bárbara Castro
    Bárbara Castro
    -Redação
    Vendo jornalistas em HQs desde criança, Bárbara decidiu dar à profissão uma chance e ficou nela para valer. Hoje, não se envolveria com heróis para suas matérias, já que daria muito trabalho viver ameaçada por vilões. Por isso, é mais uma Andy de O Diabo Veste Prada (sem os perrengues da moda).

    A história dos três vestidos mais importantes da cultura pop.

    Blonde acabou de estrear na Netflix e já está dando o que falar. Depois de Ana de Armas falar que pediu permissão para a atriz Marilyn Monroe para interpretá-la, o filme não alcançou as expectativas que a grande do streaming queria. De qualquer forma, Marilyn Monroe continuará relevante com ou sem biografias. 

    Com um ano cheio de referências à atriz, algumas de suas propriedades voltaram aos holofotes do público, mais especificamente três vestidos que a loira usou ao longo de sua vida e filmes. Por isso, em homenagem a ela e ao filme, explicamos as histórias por trás dos vestidos e o porque eles se tornaram tão importantes para a moda e a cultura pop que até hoje replica seus modelos. 

    O vestido branco

    Bettmann / Colaborador

    O vestido que Marilyn usa ao longo do filme O Pecado Mora ao Lado foi fotografada por Sam Shaw, quando ele estava fazendo stills da atriz enquanto gravava o filme.

    Contudo, a história do vestido vai muito além do que apenas uma foto. Em 1955, o designer William Travilla desenhou o croqui da modelagem para a 20th Century Fox enquanto sua esposa Dona Drake estava viajando. 

    A cena em que Monroe exibe seu vestido é logo após sua personagem sair de uma sala de cinema e então decide ficar em cima de uma saída de ar de um metrô, que faz seu vestido levantar. Na época, DiMaggio disse que odiou o vestido.

    Após a morte de Monroe em 1962, Travilla manteve o vestido trancado com muitos dos figurinos que ele fez para ela e após sua consecutiva morte, o guarda-roupa ficou aos cuidados de seu amigo Bill Sarris e é então que foi comprado para uma coleção privada obtida por Debbie Reynolds na Hollywood Picture Museum. 

    Apesar de tudo, Monroe não foi a única que usou o figurino, a atriz Roxanne Arlen também “alugou” o vestido para o filme Bachelor Flat, em 1962. O Vestido Branco de Monroe e a cena em que é usado sempre fazem sucesso na cultura pop e podemos vê-lo em filmes como Shrek 2 (2004), A Casa das Coelhinhas (2008) e entre outros. 

    De acordo com a revista Glamour, o vestido usado em O Pecado Mora ao Lado é um dos mais famosos vestidos do mundo. 

    O vestido rosa

    20th Century Fox / creative commons

    Como não falar do mais famoso vestido rosa de Hollywood? Replicado até por Madonna em seu clipe de Material Girl, o vestido rosa de Monroe foi usado em uma cena de Os Homens Preferem as Loiras (1953). 

    Também originário das mãos de Travilla, o vestido quase não viu a luz do dia. Originalmente, era para que Monroe usasse uma roupa parecida com o figurino de uma show girl, mas após o conhecimento mundial que a atriz havia posado nua para um calendário de 1949, o designer recebeu duras instruções para serem seguidas para o novo figurino da atriz, que deveria ser menos revelador para distanciar o escândalo da atriz. 

    O vestido rosa foi usado pela atriz durante a famosa sequência em que a atriz canta a música "Diamonds Are a Girl's Best Friend", coreografia acompanhada por vários pretendentes em trajes de jantar. As notas de Travilla revelam que Monroe usava duas cópias idênticas na cena, pois levou muito tempo para filmar e o vestido, sendo até o chão, era muito propenso a sujar. 

    Contudo, o único vestido que sobreviveu foi à leilão em 2010, quando foi comprado pela bagatela de 370 mil dólares.

    Reprodução

    Além de Madonna, outras artistas também replicaram o famoso vestido, como Normani, Thalía e Aida Pierce, aparecendo também em mídias como uma boneca Barbie e no filme de Aves de Rapina, quando Arlequina (Margot Robbie) recria a mesma cena do filme. 

    Sunset Boulevard / Colaborador

    Porém outra peça se destaca ao longo do filme: o vestido dourado. Inspirada nas curvas sedutoras de Marilyn Monroe, Travilla criou o vestido que usou uma técnica surpreendente. Travilla costurou o vestido no corpo de Marilyn Monroe, permitindo que ele ajustasse perfeitamente suas curvas. Mesmo aparecendo por alguns momentos, esse também é um dos vestidos mais icônicos usados pela atriz.

    O vestido usado para o aniversário de John F. Kennedy

    Divulgação / Gotham / Colaborador

    “Happy Birthday, Mr. President”, esse é o icônico vestido que causou polêmica durante o MET Gala de 2022. O vestido usado por Kim Kardashian teve muitas reviravoltas, ora falando que foi danificado e ora falando que não foi. De qualquer forma, o vestido se tornou um dos mais importantes do guarda-roupa da atriz, que usou durante o aniversário do então presidente John F. Kennedy - o que na época causou rumores sobre um relacionamento entre os dois. 

    Feito de tecido marquisete e com mais de 2500 strass costurados, esse é o vestido mais caro que a atriz já usou - e agora avaliado em mais de 1,2 milhões de dólares. Sob os cuidados da empresa "Ripley 's Believe It or Not!”, o vestido histórico foi emprestado a Kim Kardashian para usar durante o Met Gala de 2022, que teve como seu tema “In America: An Anthology to Fashion”, para celebrar a moda estadunidense ao longo dos anos. 

    Contudo, surgiram fotos vazadas de que Kim Kardashian teve que modificar o vestido para que pudesse ficar ao agrado e mostrando que vários strass acabaram caindo do vestido no processo. Isso é grave considerando que o vestido faz parte de uma coleção histórica.

    A empresa que emprestou à Kardashian no entanto refutou as acusações, falando que a atriz apenas usou o original durante o tapete vermelho e depois trocou por uma réplica do vestido. 

    Blonde
    Blonde
    Data de lançamento 28 de setembro de 2022 | 2h 46min
    Criador(es): Andrew Dominik
    Com Ana de Armas, Julianne Nicholson, Bobby Cannavale
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    2,5
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top