O ano de 2022 veio recheado de festivais importantes, que pós pandemia, foram voltando a suas edições presenciais, sempre com muito prestígio e noites de gala. Entre os principais festivais de cinema do mundo, podemos destacar Berlim, Cannes e Veneza, que sempre aquecem a corrida para as premiações – como o Oscar – e definem muitas tendências para o cinema mundial, além de apresentar o que os mais prestigiados diretores andam trabalhando.
Impossível deixar de lado o que anda fazendo sucesso por lá. Muitas obras ainda seguem sem previsão de estreia no Brasil, ou só passaram pelas telonas. Mas, algumas produções já foram pro streaming, e o AdoroCinema preparou uma lista com filmes que você precisa conferir.
THIS MUCH I KNOW TO BE TRUE - BERLIM
Dirigido por Andrew Dominik, This Much I Know To Be True foi um documentário realizado durante as gravações de dois álbuns de música. O longa documental explora a relação criativa e as músicas dos dois últimos álbuns de estúdio de Nick Cave e Warren Ellis, "Ghosteen" e "Carnage".
Disponível no Mubi
NEST - BERLIM
O curta-metragem conta a história de três irmãos construindo uma casa na árvore juntos ao longo de um ano. Experimentando a beleza e a brutalidade das estações, acompanhamos lutas e momentos de alegria dos personagens.
Disponível no Mubi
Elvis - Cannes
A cinebiografia de Elvis, dirigida por Baz Luhrmann, acompanha décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário "Coronel" Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria.
Disponível na HBO Max
CRIMES OF THE FUTURE - CANNES
Do diretor David Cronenberg, em Crimes of the Future, a Síndrome da Evolução Acelerada está se espalhando rapidamente e Saul Tenser (Viggo Mortensen) é um artista mundialmente reconhecido que realiza alterações no seu corpo de forma pública. Junto com Caprice (Léa Seydoux), Tenser transformou a remoção de seus próprios órgãos "extras" em um espetáculo para seus fiéis espectadores se maravilharem, numa espécie de performance teatral. Com uma subcultura e uma sociedade obcecada por cirurgia, Timlin (Kristen Stewart), uma investigadora do National Organ Registry, rastreia cautelosamente seus movimentos, e deseja usar a notoriedade de Saul para espalhar para o mundo as consequências desse experimento.
Disponível no Mubi
Deus e o Diabo na Terra do Sol - Cannes
Restaurado em 4K, o clássico Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha conta a saga de Manuel (Geraldo Del Rey), um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Antonio Pinto) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
Disponível na Globoplay
Blonde - Veneza
Em Blonde, após uma infância traumática, Norma Jeane Mortenson (Ana de Armas) tornou-se atriz, na Hollywood dos anos 1950 e início dos anos 1960. Ela se transformou em uma figura mundialmente famosa, sob o nome artístico de Marilyn Monroe. Blonde reimagina corajosamente a vida de um dos símbolos mais duradouros de Hollywood, de sua infância volátil como Norma Jeane, até sua ascensão ao estrelato e envolvimentos românticos, o longa se apresenta como uma especulação da vida da sex symbol, atriz e modelo.
Disponível na Netflix
LETTER TO MY MOTHER FOR MY SON - Veneza
O curta-metragem apresenta uma jovem que viaja dos anos 60 até os dias atuais, passando pelos anos 80, cruzando os limiares da feminilidade e da história.
Disponível no Mubi
HOUSE COMES WITH A BIRD - VENEZA
No curta, uma impressionante vila modernista é o cenário, onde Penn amarra seus saltos, veste seus óculos escuros e deixa instruções para Jean cuidar da casa. Assim, Jean ajeita as almofadas, toca violoncelo e recebe potenciais compradores para a vila, enquanto um esplêndido papagaio fica em uma gaiola e uma tartaruga vagueia no quintal.
Disponível no Mubi
Duas estreias importantes também estão previstas para os próximos meses: Ruído Branco, de Noah Baumbach e Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades, de Alejandro González Iñárritu. Os filmes também foram apresentados em Veneza, e chegam ao catálogo da Netflix em breve.