Minha conta
    Filmes de Cannes, Veneza e Berlim disponíveis no streaming para fazer valer sua carteirinha de cinéfilo
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Blonde acaba de estrear na Netflix, mas já tinha sido destaque no Festival de Veneza deste ano. Assim como ele, outros filmes que passaram pelos últimos festivais também já se encontram disponíveis no streaming.

    O ano de 2022 veio recheado de festivais importantes, que pós pandemia, foram voltando a suas edições presenciais, sempre com muito prestígio e noites de gala. Entre os principais festivais de cinema do mundo, podemos destacar Berlim, Cannes e Veneza, que sempre aquecem a corrida para as premiações – como o Oscar – e definem muitas tendências para o cinema mundial, além de apresentar o que os mais prestigiados diretores andam trabalhando.

    Impossível deixar de lado o que anda fazendo sucesso por lá. Muitas obras ainda seguem sem previsão de estreia no Brasil, ou só passaram pelas telonas. Mas, algumas produções já foram pro streaming, e o AdoroCinema preparou uma lista com filmes que você precisa conferir.

    THIS MUCH I KNOW TO BE TRUE - BERLIM

    Dirigido por Andrew Dominik, This Much I Know To Be True foi um documentário realizado durante as gravações de dois álbuns de música. O longa documental explora a relação criativa e as músicas dos dois últimos álbuns de estúdio de Nick Cave e Warren Ellis, "Ghosteen" e "Carnage".

    Disponível no Mubi

    NEST - BERLIM

    O curta-metragem conta a história de três irmãos construindo uma casa na árvore juntos ao longo de um ano. Experimentando a beleza e a brutalidade das estações, acompanhamos lutas e momentos de alegria dos personagens.

    Disponível no Mubi

    Elvis - Cannes

    A cinebiografia de Elvis, dirigida por Baz Luhrmann, acompanha décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário "Coronel" Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria.

    Disponível na HBO Max

    CRIMES OF THE FUTURE - CANNES

    Do diretor David Cronenberg, em Crimes of the Future, a Síndrome da Evolução Acelerada está se espalhando rapidamente e Saul Tenser (Viggo Mortensen) é um artista mundialmente reconhecido que realiza alterações no seu corpo de forma pública. Junto com Caprice (Léa Seydoux), Tenser transformou a remoção de seus próprios órgãos "extras" em um espetáculo para seus fiéis espectadores se maravilharem, numa espécie de performance teatral. Com uma subcultura e uma sociedade obcecada por cirurgia, Timlin (Kristen Stewart), uma investigadora do National Organ Registry, rastreia cautelosamente seus movimentos, e deseja usar a notoriedade de Saul para espalhar para o mundo as consequências desse experimento.

    Disponível no Mubi

    Deus e o Diabo na Terra do Sol - Cannes

    Restaurado em 4K, o clássico Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha conta a saga de Manuel (Geraldo Del Rey), um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Antonio Pinto) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

    Disponível na Globoplay

    Blonde - Veneza

    Em Blonde, após uma infância traumática, Norma Jeane Mortenson (Ana de Armas) tornou-se atriz, na Hollywood dos anos 1950 e início dos anos 1960. Ela se transformou em uma figura mundialmente famosa, sob o nome artístico de Marilyn Monroe. Blonde reimagina corajosamente a vida de um dos símbolos mais duradouros de Hollywood, de sua infância volátil como Norma Jeane, até sua ascensão ao estrelato e envolvimentos românticos, o longa se apresenta como uma especulação da vida da sex symbol, atriz e modelo. 

    Disponível na Netflix

    LETTER TO MY MOTHER FOR MY SON - Veneza

    O curta-metragem apresenta uma jovem que viaja dos anos 60 até os dias atuais, passando pelos anos 80, cruzando os limiares da feminilidade e da história.

    Disponível no Mubi

    HOUSE COMES WITH A BIRD - VENEZA

    No curta, uma impressionante vila modernista é o cenário, onde Penn amarra seus saltos, veste seus óculos escuros e deixa instruções para Jean cuidar da casa. Assim, Jean ajeita as almofadas, toca violoncelo e recebe potenciais compradores para a vila, enquanto um esplêndido papagaio fica em uma gaiola e uma tartaruga vagueia no quintal.

    Disponível no Mubi

    Duas estreias importantes também estão previstas para os próximos meses: Ruído Branco, de Noah Baumbach e Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades, de Alejandro González Iñárritu. Os filmes também foram apresentados em Veneza, e chegam ao catálogo da Netflix em breve. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top