Minha conta
    A Órfã 2: Diretor usou truques para transformar Isabelle Furhman na pequena Esther novamente
    Por Camila Savioli — 18 de ago. de 2022 às 20:42

    Diretor de Órfã 2: A Origem revela que usou sapatos plataformas e a mesma técnica utilizada na trilogia O Senhor dos Anéis.

    No próximo mês, os fãs de terror vão poder apreciar nas telonas Órfá 2: A Origem, sequência de A Órfã (2009) estrelado por Isabelle Fuhrman que retorna ao papel principal. No entanto, uma dúvida que fica no ar é a forma como a atriz ficou mais jovem. O diretor William Brent Bell revela que ele teve um problema particular, uma vez que se passaram anos entre o lançamento dos longas e, agora, a atriz atualmente está com 25 anos, não podendo mais se passar facilmente como uma mulher aparentando ser criança.

    Para complicar ainda mais, o diretor conta que não estava disposto e não conseguiu usar uma abundância de efeitos digitais para rejuvenescê-la. Com isso, Bell seguiu o caminho mais prático ao desenvolver o longa, no qual a personagem de Fuhrman se apresenta como a filha sequestrada de um casal, interpretados por Julia Stiles e Rossif Sutherland. O diretor explica que usou “todos os truques do livro” para fazer a atriz parecer menor, até mesmo escalando pessoas mais altas para ajudar a criar o efeito.

    Metropolitan FilmExport
    Roussif Sutherland e Julia Stiles em Órfã 2: A Origem, que chega em setembro nos cinemas.

    De acordo com o site Entertainment Weekly, para muitas tomadas do filme, o diretor utilizou a técnica conhecida como perspectiva forçada, o mesmo truque que Peter Jackson usou nos filmes O Senhor dos Anéis para fazer o personagem Gandalf (Ian McKellen) parecer muito mais alto do que os hobbits interpretados por Elijah WoodSean Astin e outros. “Se temos duas pessoas no quadro e queremos que uma dela seja menor, nós a colocamos mais para trás. Então, usamos uma lente que, quando eles estão se movendo juntos, eles pareçam proporcionais um ao outro”, explica Bell.

    Como resultado, Fuhrman aparece falando com outro ator na mesma cena, mas ela não estaria olhando diretamente nos olhos da pessoa e, sim, olhando para um ponto marcado a alguma distância atrás do seu parceiro de cena. “Qualquer cena era como um truque de mágica porque, mesmo que fosse uma simples cena de duas pessoas andando por um beco, isso significa que a Julia tinha que estar dois ou três passos à frente dela”, diz o diretor.

    Já a atriz revela o quanto foi difícil fazer isso. “É difícil lembrar que você não pode olhar nos olhos da pessoa com quem está atuando ao lado, você tem que olhar diretamente para o lado”. Stiles lembra que, muitas vezes, ela era obrigada a usar todo o tipo de calçado gigante enquanto filmava as cenas com Fuhrman.

    “Eles se comprometeram a não usar CGI ou efeitos digitais, então era tudo um truque prático, e isso significava que eu estava sujeita à humilhação diária de ter que usar esses sapatos de plataforma. Eles tentaram todas essas coisas diferentes. Primeiro, foi andar em plataformas, como uma caixa real que eles construíam, mas, às vezes, não tínhamos tempo para isso. Então eu acabava usando essas botas que me davam cinco centímetros a mais de altura, então eles continuavam me deixando mais alta [...] Eu fiquei tipo, 'Eu não posso simplesmente usar salto alto ou algo da moda?' 'Não'. Eles não conseguiram encontrar nenhum salto alto que fosse grande o suficiente. Então acabou sendo essas plataformas”, diz a atriz com uma risada.

    Figurino e maquiagem também ajudaram

    Studiocanal GmbH/Paramount Pictures/Steve Ackerman
    Isabelle Fuhrman retorna no papel de Esther na sequência Órfã 2: A Origem, que estreia dia 15 de setembro nos cinemas.

    Bell também revelou que escalou duas atrizes – Kennedy Irwin e Sadie Lee – como dublês de Fuhrman para as cenas em que o espectador não verá o rosto da estrela. “Trabalhamos juntos como uma equipe todos os dias. Como Esther iria se mover, como ela andava, como deveria mover sua mão, como iria tocar em algo. Essas eram conversas que tínhamos todos os dias. e eles têm que ser uma parte ativa disso. Eu não poderia fazer essa performance sem elas”, comenta a Fuhrman.

    Os departamentos de roupa e maquiagem também desempenharam um papel importante no rejuvenescimento da atriz na tela. “Sua roupa não foi feita apenas maior para caber nela, mas também para moldá-la e ter uma aparência mais infantil. Você sabe, as crianças têm cabeças maiores e ombros menores. E então usamos muitas técnicas de beleza para torná-la mais jovem. Quando entramos na pós-produção, normalmente fazemos uma limpeza digital nos atores e os deixamos incríveis. E nós levamos isso ainda mais longe. Usamos todas as pequenas ferramentas que tínhamos”, diz Bell.

    Mas nem todo truque funcionou em cena. O diretor conta que chegou a mandar fazer uma máscara da cabeça de Fuhrman, e o resultado foi aterrorizante. “Chama-se máscara de hipercarne e foi feita a partir de um escaneamento 3D da cabeça de Isabelle. Parecia incrível, mas quando colocamos na dublê, e ela saiu para o teste da câmera, era óbvio que não ia funcionar. Foi muito estranho e assustador”.

    Quando estreia?


    Órfã 2: A Origem desvendará o passado sombrio da personagem e irá mergulhar nas sombras desta mulher que usa a identidade de Esther. Na trama, ela se torna a filha desaparecida de uma família, colocando Esther contra uma mãe que fará qualquer coisa para proteger quem ama.

    No elenco estão Isabelle Fuhrman no papel principal com Julia Stiles, Rossif Sutherland, Hiro Kanagawa, Matthew Finlan, entre outros. Órfã 2: A Origem é dirigido por William Brent Bell (Boneco do Mal) e roteirizado por David Coggeshall, David Leslie Johnson-McGoldrick e Alex Mace. O longa estreia dia 15 de setembro nos cinemas.

    Órfã 2: A Origem
    Órfã 2: A Origem
    Data de lançamento 15 de setembro de 2022 | 1h 39min
    Criador(es): William Brent Bell
    Com Isabelle Fuhrman, Julia Stiles, Rossif Sutherland, Hiro Kanagawa, Matthew Finlan
    Imprensa
    3,1
    Usuários
    2,6
    Adorocinema
    3,0
    Ver sessões
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top