Minha conta
    O Senhor dos Anéis: A vez em que Tolkien começou a escrever os episódios de uma adaptação
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Nos anos 50, a BBC transformou a trilogia da Terra Média em um programa de rádio, contando com a ajuda especial do próprio autor.

    Em 1955, o britânico J.R.R. Tolkien, autor da trilogia "O Senhor dos Anéis", foi procurado por um certo Terence Tiller, poeta e produtor de rádio que queria adaptar o primeiro volume para a BBC Radio. Surpreso com a proposta – já que "A Sociedade do Anel" tem mais de 450 páginas –, Tolkien questionou a viabilidade do projeto em uma carta ao produtor, datada de 1956: "Aqui está um livro inadequado para uma portagem dramática ou semi-dramática. Se uma [adaptação] for tentada, deve ter espaço, muito espaço."

    O processo de adaptação de fato começa, com episódios bastante curtos e apenas com o som para descrever tudo. Tolkien não gosta nem um pouco da representação puramente oral de sua obra: "Pessoalmente, acho que requer mais uma forma de arte antiga como 'mime', em vez de algo mais dramático, o que resulta em muita ênfase no diálogo (e elimina a maior parte da decoração). Acho que o seu trabalho vai ser muito difícil".

    J.R.R. Tolkien detestava filmes da Disney, revela carta publicada em livro: "Alguns me davam náuseas"

    Porém, uma vez lançado o projeto, o escritor se tornou consultor também na adaptação de "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei", respondendo perguntas de Tiller sobre os sotaques, o traje e a atitude dos Nazgûl, por exemplo.

    E não para por aí: em maio de 2022, Stuart Lee, arquivista em Oxford e especialista em "O Senhor dos Anéis", encontrou os roteiros para a tal adaptação radiofônica e descobriu que foram redigidos pelo próprio Tolkien!

    BBC Written Archives Centre / The Tolkien Estate Limited

    Esses roteiros são uma verdadeira relíquia na história da Terra Média, porque a versão original não foi preservada nos arquivos da BBC. Dado o sucesso mundial da saga literária hoje, isso pode parecer inconcebível, mas é preciso lembrar que, na época, os livros tinham acabado de ser lançados (1954-1955). Os roteiros encontrados por Stuart Lee são, portanto, nosso único vestígio dessa adaptação, narrada por Derek Hart.

    Apesar de seu envolvimento na empreitada, Tolkien nunca digeriu muito bem o produto final: 12 episódios de 30 a 45 minutos. Entre os erros cometidos por Tiller (em particular tornando o Velho Salgueiro um "aliado de Mordor") e um resultado que ele classificou como "idiota" em uma de suas cartas, Tolkien recusa várias propostas de adaptação posteriores, especialmente em desenhos animados.

    O Senhor dos Anéis: Ian McKellen confessa que inspiração para voz de Gandalf estava mais perto do que imaginava

    Outra versão de rádio mais conhecida apareceu em 1981, oito anos após a morte de Tolkien. Ao contrário do programa de 1955, o mais recente foi guardado e ainda pode ser ouvido em 13 episódios de uma hora. Detalhe: Frodo é interpretado por Ian Holm, que deu vida a Bilbo na trilogia de Peter Jackson!

    Os roteiros que saíram do punho de Tolkien agora são visíveis no livro "The Great Tales Never End: Essays in Memory of Christopher Tolkien". Infelizmente, ainda não há tradução em português.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top