Minha conta
    Peaky Blinders: Veja como eram na vida real os personagens que aparecem na série
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Diversos personagens que aparecem nas seis temporadas de Peaky Blinders são inspirados em personalidades da vida real.

    A história que o criador Steven Knight nos contou ao longo das seis temporadas de Peaky Blinders, que estão disponíveis no catálogo da Netflix – e cujo final será contado na forma de um longa-metragem –, foi bastante inspirada em acontecimentos reais, inclusive com diversos personagens que aparecem ao longo da produção sendo baseados em personalidades importantes que existiram na vida real.

    Peaky Blinders: Conheça a história real por trás da série e as principais diferenças para a produção

    Alguns, como Winston Churchill ou Charlie Chaplin, são pessoas reais mais conhecida pelo público, mas existem outros personagens que os espectadores podem não saber que são baseados em personalidades reais. Até mesmo a gangue liderada por Tommy Shelby (Cillian Murphy) é inspirada em uma gangue real.

    Knight teve sua ideia para Peaky Blinders a partir das histórias que seus pais, crescidos em uma área do sudeste de Birmingham, o contaram quando criança: "Meus pais tinham conexões com casas de apostas ilegais, tantas pessoas naquela época". Então, a partir disso, o criador construiu a história para a séries misturando lendas familiares e fatos históricos. "É uma ficção tecida em um cenário real de grande beleza dramática e cinematográfica, mas que, por razões muito inglesas, foi consignada aos livros de história".

    Ao longo das seis temporadas da série, aparecem alguns desses personagens que estão documentados como tendo existido na vida real. Separamos eles representados na série e a pessoa na vida real:

    Oswald Mosley

    Interpretado por: Sam Claflin Na 5ª temporada, Peaky Blinders apresentou Oswald Mosley, um membro do parlamento que queria a ajuda de Tommy para lançar um novo partido na Grã-Bretanha, mas tornou-se um de seus maiores inimigos. Na vida real, Mosley foi um político britânico igualmente controverso que, frustrado com a política partidária tradicional, tornou-se o fundador e líder de um partido de extrema-direita conhecido como União Britânica de Fascistas, que ficou conhecido por apoiar o regime nazista alemão de Adolf Hitler.

    Alfie Solomons

    Interpretado por: Tom Hardy Alfie Solomons apareceu pela primeira vez na 2ª temporada de Peaky Blinders como um líder de gangue judeu, dono de uma destilaria ilegal e parceiro de negócios de Tommy Shelby, mesmo não confiável. Na vida real, Solomon – sem um "s" como em sua versão fictícia – fazia parte de uma gangue da máfia italiana Sabini, que atuava no mundo das corridas e jogos de azar e era conhecida por ter sido presa em ocasiões de violência armada, incluindo atirar em Billy Kimber. Ele acabaria se tornando um informante da polícia.

    Winston Churchill

    Interpretado por: Neil Maskell Neil Maskell interpretou o famoso político Winston Churchill que foi primeiro-ministro britânico na 5ª temporada de Peaky Blinders, quando é um membro de alto escalão do governo. Secretário de Estado para as colônias, Churchill trabalha com Tommy Shelby, encarregando-o de realizar assassinatos para o governo e, ao mesmo tempo, conceder-lhe licenças de exportação.

    Jessie Eden

    Interpretada por: Charlie Murphy Jessie Eden foi uma personagem recorrente na quarta e quinta temporadas de Peaky Blinders. Comunista e coordenadora sindical em meio à luta pela igualdade salarial para as mulheres, ela apareceu na vida de Tommy quando ele ameaçou fazer uma greve em uma de suas fábricas. Essa personagem é baseada na verdadeira ativista e líder sindical britânica também conhecida como Jessie Eden, que ficou famosa por liderar a greve de aluguel de 1939 em Birmingham, entre outros protestos ao longo dos anos, e que entrou para a história como uma forte defensora para as mulheres e justiça social.

    Billy Kimber

    Interpretado por: Charlie Creed-Miles Um dos primeiros inimigos de Tommy na série foi Billy Kimber, quando os Peaky Blinders entraram para os negócios das corridas de cavalos. Kimber realmente existiu e foi o chefe de uma gangue conhecida como Birmingham Boys, na qual se inspira a própria gangue principal da série, e que eram famosos no norte da Inglaterra nas décadas de 1910 e 1930 pelo controle de várias pistas de corrida. Diferente de sua versão fictícia na série, Kimber morreu de doença em 1942 e não de um tiro do líder de sua gangue rival.

    Billy Chang

    Interpretado por: Andrew Koji  Billy Chang tem um papel fundamental na 5ª temporada de Peaky Blinders como o fornecedor de ópio de Tommy Shelby. O verdadeiro Chang era um imigrante carismático que dirigia um restaurante cantonês em Birmingham antes de se voltar para o tráfico de drogas e foi apelidado de "rei das drogas" pela imprensa.

    Arthur Bigge

    Interpretado por: Donald Sumpter  Em Peaky Blinders, o 1º Barão Stamfordham, atuando como secretário particular do rei, trabalha para permitir que Tommy se torne o deputado trabalhista para o distrito eleitoral de South Birmingham e, assim, faça dele um membro do governo. Na vida real, ele foi oficial do exército britânico e secretário particular da rainha Vitória durante os últimos anos de seu reinado e de Jorge V durante a maior parte de seu reinado.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top