Minha conta
    Zack Snyder pode ter ganhado votação popular do Oscar com ajuda de robôs; entenda o caso
    Por Lucas Leone — 14 de mai. de 2022 às 23:00

    Na cerimônia de 2022, o diretor foi premiado em duas novas categorias: Filme Favorito dos Fãs e Momento Mais Empolgante.

    Além da controversa vitória de No Ritmo do Coração e do tapa completamente imprevisto de Will Smith em Chris Rock, o Oscar 2022 teve sua cerimônia marcada por uma novidade: as categorias Filme Favorito dos Fãs e Momento Mais Empolgante, criadas para que a público pudesse escolher seus preferidos por meio do Twitter. Em ambas as disputas, quem saiu vitorioso foi Zack Snyder, pois Army of the Dead levou a primeira, enquanto uma cena de Liga da Justiça – mais especificamente de Flash (Ezra Miller) na Força de Aceleração – ganhou a segunda.

    Entretanto, segundo reportagem publicada pelo The Wrap nesta semana, as duas votações teriam sido manipuladas por robôs, logo sua validade estaria em xeque. A ferramenta Tweet Binder, que rastreia e analisa hashtags, apontou que a maior parte dos milhares de votos computados é falsa e provém de contas online automatizadas (os chamados bots).

    Isso teria proporcionado a surpreendente consagração de Snyder, que desbancou o então queridinho Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Na ocasião, o diretor americano usou as redes sociais para comemorar não só sua dupla vitória, como sua primeira vez ganhando um Oscar.

    Liga da Justiça - Snyder Cut: Por que Flash é o personagem que mais mudou na versão de Zack Snyder?

    A fim de entender o caso, o The Wrap conversou com um professor da Universidade de Maryland, David Kirsch, que estuda bots utilizados por fãs. De acordo com ele, as contas pró-Snyder “certamente não parecem ter sido criadas por usuários humanos”. Porém, estariam na fronteira entre o que é legítimo e o que não é, assim dificultando sua classificação como programas autônomos da web.

    Para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o resultado do dia 27 de março ainda está de pé. Uma fonte ouvida pelo site lembra que a campanha do Oscar tinha regras para impedir a ação de robôs: os fãs podiam escrever tweets com seu longa preferido no máximo 20 vezes por dia, e contas criadas há menos de 24 horas não podiam participar. Além disso, a contagem final incluía os votos no site da Academia, que também indicou Army of the Dead como vencedor.

    Army of the Dead na Netflix e outras produções sobre zumbis inteligente

    Até agora, a organização do evento não informou se pretende seguir com as categorias em 2023. Se o relatório do The Wrap estiver correto, é de se imaginar que o Oscar vai estabelecer mudanças no sistema de votação.

    Vale notar que, antes da cerimônia deste ano, foi provado que o fandom da cantora Camila Cabello votou em massa para que o musical Cinderela levasse a melhor em Filme Favorito dos Fãs. Assim como Minamata, drama estrelado por Johnny Depp e lançado em fevereiro de 2022, mas que garantiu o terceiro lugar no pódio.

    Army of the Dead: Invasão em Las Vegas
    Army of the Dead: Invasão em Las Vegas
    Data de lançamento 21 de maio de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Zack Snyder
    Com Dave Bautista, Ella Purnell, Omari Hardwick, Ana de la Reguera, Theo Rossi
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top